Publicidade

quarta-feira, 30 de março de 2011

Parceria garante emprego a autônomos em SJP


A Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais está facilitando a vida de empregadores e prestadores de serviços temporários. A Central do Profissional Autônomo e Pequenos Serviços (CPA), órgão da Secretaria Municipal de Trabalho, encaminha o contato entre profissionais como diarista, pedreiro, jardineiro, marceneiro, entre outros, e quem precisa de trabalhador sem vínculo empregatício.

A central cadastra pessoas que buscam uma oportunidade de trabalho e têm experiência na área pretendida – que deve ser comprovada através da carteira de trabalho ou carta de referência.

Quando o empregador – que pode ser pessoa física ou jurídica - entra em contato com a agência, pessoalmente ou por telefone, o sistema busca as pessoas que possuem a qualificação desejada e estão disponíveis.

Mais de 350 pessoas estão cadastradas na CPA. Há também pintores, eletricistas, serventes de obras, auxiliares de produção, garçons, auxiliares de cozinha, entre outros profissionais, que realizam serviços tanto em residências quanto em empresas.

Após a realização do trabalho, a central solicita do empregador uma avaliação. Os profissionais que recebem uma baixa qualificação deixam de ser indicados ao serviço, o que traz mais segurança ao processo. Segundo o coordenador da central, Luis Guilherme Mazziotti, 83% das execuções de serviços estão avaliadas entre bom, ótimo e excelente.

Tatiane de Moraes Nascimento trabalha há mais de quatro anos como diarista. Ela conta que antes precisava ir até a Agência do Trabalhador de Curitiba em busca de serviços. “Muitas vezes perdia o tempo indo até lá e não encontrava nada”. Logo que iniciaram os trabalhos da central em São José dos Pinhais, em maio de 2010, fez seu cadastro. “Não fico mais sem serviço, estou sempre trabalhando”, afirma.

Há cinco meses Emerson Carlos de Moraes, proprietário de um bar, procurou a agência atrás de uma diarista. A CPA encaminhou Tatiane para a vaga e desde então ela trabalha no local todas as terças-feiras. “Estou muito satisfeito com o serviço. Ela é pontual, nunca falha”, comentou. Ele ressalta a questão da segurança que o sistema proporciona. “A agência já possui a referência das pessoas. Hoje em dia chamar alguém por indicação é mais difícil”.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário