Publicidade

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Prefeitura tenta viabilizar construção de campus da UTFPR em São José dos Pinhais

São José dos Pinhais voltou a defender a implantação de um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no município, durante encontro nesta terça-feira (10) entre o prefeito em exercício, Jairo Melo, e o reitor da instituição, professor Carlos Eduardo Cantarelli.


A criação de um campus da UTFPR no município é uma proposta que Jairo Melo vem defendendo há vários anos. Ex-aluno do antigo Cefet, Melo acredita que a implantação da universidade tecnológica em São José dos Pinhais pode fazer com que a cidade cresça ainda mais.


“Hoje o município é um pólo industrial, tecnológico e automotivo. Com a vinda da UTFPR para São José dos Pinhais, podemos desenvolver também um pólo educacional. Além de qualificar o pessoal da cidade, uma sede no município atenderia toda a Região Metropolitana de Curitiba”, analisa o prefeito em exercício.



Reitor da UTFPR recebeu o prefeito em exércicio, Jairo Melo

O encontro aconteceu na sede da instituição em Curitiba e contou com a presença do Assessor de Desenvolvimento Institucional da UTFPR, Vilson Ongaratto, o diretor da Codep, Elói Dallagnol e o assessor da Secretaria de Governo de São José dos Pinhais, Cláudio Menna Barreto.



“Com o crescimento populacional e o surgimento de novas atividades econômicas em função da localização da cidade, esses cursos tecnológicos atenderão as necessidades de formação dos trabalhadores”, acrescentou o vice-prefeito.


Para o reitor da UTFPR, a instalação de um campus em São José dos Pinhais é importante para descentralizar a demanda de alunos em Curitiba. “Crescemos muito nos últimos cinco anos. Nossa intenção é ampliar a atuação no Estado, criando mais cursos e novas vagas. Não temos nenhum campus na região metropolitana, então existe o interesse para que esse projeto saia do papel”, afirmou Cantarelli.


Hoje a instituição já conta com 12 unidades no Paraná. Em São José dos Pinhais, existem três terrenos que comportam a construção da unidade. Na quinta-feira, uma comissão da UTFPR visitará a cidade para analisar esses locais. “São José dos Pinhais tem um potencial muito grande e com condições de suportar um campus. Agora temos que olhar o terreno para indicar a melhor área possível para a construção”, disse o reitor.


A aprovação do campus da UTFPR em São José dos Pinhais depende de uma autorização do governo federal, que já demonstrou o interesse em ampliar o número de universidades no país.


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais 
Foto: João Fernandes 

0 comentários:

Postar um comentário