Publicidade

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cuidados no trânsito foi tema de caminhada com crianças em SJP

Alunos do CMEI O Reino das Delícias e da Escola Municipal Professora Júlia Wanderley participam de caminhada educativa


Oitenta crianças deram lições de segurança no trânsito aos adultos nesta quarta-feira (29), durante Caminhada Educativa pelas ruas do bairro Barro Preto, em São José dos Pinhais. A ação faz parte do Programa Municipal de Educação para o Trânsito, desenvolvido pelo Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Faixas, cartazes e placas com sinais de trânsito, levados pelos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil O Reino das Delícias e da Escola Municipal Professora Júlia Wanderley, chamavam a atenção dos moradores para os cuidados que se deve ter no trânsito, seja como pedestre ou motorista.



 “Os alunos aprendem e levam as informações até os pais. O trabalho é bastante gratificante” - Analu Consoelo Alves dos Santos, coordenadora do projeto “Bi Bi Fom Fom... Tô Passando!”, desenvolvido pelo CMEI O Reino das Delícias

Para a educadora Analu Consoelo Alves dos Santos, coordenadora do projeto “Bi Bi Fom Fom... Tô Passando!”, desenvolvido pelo CMEI O Reino das Delícias, pequenas ações como essa fazem toda a diferença. “Os alunos aprendem e levam as informações até os pais. O trabalho é bastante gratificante”, comemora.
A importância do uso do cinto de segurança e do capacete, a obrigatoriedade de colocar crianças no banco de trás, a gentileza e o respeito no trânsito e a importância de atravessar pela faixa de pedestres foram alguns dos temas trabalhados com as crianças, que personalizaram suas camisetas usando as cores do semáforo (verde, amarelo e vermelho). O pequeno Bruno da Silva, de apenas 5 anos, tem as respostas na ponta língua. Indagado sobre qual o local correto de uma criança dentro do carro e logo responde: “Criança é só no banco de trás, criança na frente não pode”, ensina.



Crianças recebem informações sobre segurança no trânsito.


“Hoje essas crianças são pedestres, mas amanhã serão motoristas conscientes. Além disso, cobram dos pais o respeito à sinalização e a velocidade permitida”, comenta a professora Elza Gbur Santi, da Escola Municipal Júlia Wanderley. “Os pais não podem correr com o carro e a gente não pode brincar na rua porque é perigoso”, lembra  o estudante do 4º ano, Washington Luiz Pedrine Junior, que participou da caminhada.


“O objetivo do Programa Municipal de Educação para o Trânsito não é formar futuros motoristas, mas desenvolver nas crianças noções de segurança individual e coletiva, proporcionando a elas exercer a plena cidadania”, explica a coordenadora do programa, Josiane Inácio Arruda.



Placas com sinais de trânsito, levados por estudantes, chamam a atenção dos moradores para os cuidados que se deve ter no trânsito, seja como pedestre ou motorista

Agentes de trânsito do Demutran realizam nas escolas municipais palestras que contemplam os temas: o que é trânsito e a importância da sinalização; o pedestre; o ciclista; locais apropriados para brincadeiras; dispositivos de segurança e cidadania no trânsito. O último tema é trabalhado com os pais e alunos. Além disso, pedagogas da Educação para o Trânsito vão até os CMEIs com a palestra “Criança Segura”, que trata sobre prevenção de acidentes no trânsito, com crianças de idade escolar.

Com ajuda das educadoras, as crianças personalizaram suas camisetas

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: João Fernandes 

0 comentários:

Postar um comentário