Secretaria Municipal de Agricultura entrega doses da vacina contra aftosa para produtores, em meados do mês de maio
A campanha contemplou bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade. Todos os animais deveriam ser vacinados e aqueles produtores que possuem animais com mais de dois anos de idade também deveriam comprovar a vacinação ocorrida anteriormente.
Durante a campanha de vacinação, alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Tuiuti do Paraná vacinaram animais no Rio da Una e Contenda, através de uma parceria entre a instituição e a Prefeitura. Além disso, cerca de vinte pontos da área rural de São José dos Pinhais também foram visitados por funcionários da Secretaria, com o objetivo de realizar a prevenção contra a doença.
A vacinação é obrigatória em todo o Estado e a multa aplicada aos produtores que não comprovarem a vacinação é de, aproximadamente, R$ 90 por animal não vacinado. “Hoje temos 160 produtores que já estão com seus cadastros desatualizados junto à Secretaria, por não haverem comprovado a vacinação”, afirma a médica veterinária Ana Barbosa. De acordo com ela, quem ainda não vacinou terá que comprar as doses em lojas agropecuárias – retirando autorização para compra na Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB) – e, após vacinar o animal, retornar à SEAB, levando o comprovante de vacinação, para regularizar seu cadastro.
A veterinária alerta também para a importância da imunização. “A vacina é a única prevenção. A febre aftosa é uma zoonose, ou seja, é um vírus comum a seres humanos e animais. E os animais podem ser facilmente infectados através da água, do ar e até mesmo do vento, pois é um vírus muito pequeno”, destaca.
Campanha no Paraná
A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Paraná começou no dia 1º de maio e terminou nesta terça (31). Desde 2000, o Estado é considerado área livre da doença com vacinação, status reconhecido pelo Ministério da Agricultura e pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).
A ocorrência da doença, ou o não reconhecimento do Estado como área livre de febre aftosa sem vacinação, limita o acesso da produção paranaense aos mercados mundiais, com a perda de grandes oportunidades comerciais.
Serviço:
Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB)
Rua Colombo, 830 – São José dos Pinhais (ao lado da “Clac”)
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: Silvio Ramos
0 comentários:
Postar um comentário