Publicidade

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Obras de restauro da Catedral são entregues oficialmente à comunidade

Comunidade prestigia entrega oficial das obras de melhorias e restauro na Catedral de São José dos Pinhais

Na manhã deste domingo (11), data em que se comemorou o Dia da Arquitetura, a comunidade católica de São José dos Pinhais acompanhou a entrega oficial das obras de melhorias e restauro na Catedral Metropolitana. As obras contemplam rampa de acessibilidade para pessoas com deficiência, paisagismo, restauro (telhado, elétrica e paredes), calçamentos, pintura, esquadrias, vitrais, sacristias, imaginária e espaço celebrativo. 

Bispo Dom Ladislau Bienarski fez a inaguração oficial da rampa de acessibilidade para pessoas com deficiência

As obras foram realizadas por meio de doações feitas por colaboradores e empresários, bem como pelos fiéis, através do dízimo e ofertas, e com a ajuda da comunidade.“Que nós todos mutuamente nos parabenizemos e nos cumprimentemos”, destacou o pároco padre Aleixo Wardzinski de Souza Aleixo, ao agradecer o apoio da comunidade. “Nosso reconhecimento também à Secretaria de Urbanismo que acatou a ideia ousada de fazer uma ampliação urbanística”, disse o religioso. Com a adequação promovida pela Prefeitura, a área no entorno da igreja ficou maior e a praça ganhou nova iluminação. 

Painel decorativo resgata a memória da Praça 8 de Janeiro

A solenidade aconteceu por volta das 8h30 e reuniu religiosos, comunidade e autoridades em frente à Catedral. A entrega oficial das obras contou com benção do bispo Dom Ladislau Bienarski, descerramento da placa inaugural e do painel decorativo, que resgata a memória da Praça 8 de Janeiro, local onde está instalada a igreja, e conserva a história do legado dos antepassados. O painel foi assinado pelo artista plástico Marcelo Weber, que reside na cidade há 12 anos. Já o texto denominado “Do Missionário ao Campanário” foi feito pelo pároco padre Aleixo Wardzinski de Souza. Após a solenidade houve missa na radiante e bela Catedral. 

“Os edifícios são livros que falam sem precisar lê-los”, destacou o vigário paroquial, Fábio Junior Meira.

Catedral de São José dos Pinhais - prédio centenário

Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário