%20II.jpg)
Artesãos do Grupo Ninho da Arte com técnicos da secretaria municipal do Trabalho e Emprego de SJP
Artesãos que fazem parte do Grupo Ninho da Arte, em sua maioria moradores do Jardim Cristal e Guatupê, conseguiram na última sexta-feira (09) o selo de certificação para integrarem o programa de Economia Solidária de São José dos Pinhais.
A certificação, através do selo fornecido pelo Conselho Municipal de Economia Solidária, permitirá a exposição dos produtos no Centro Público de Economia Solidária, que terá três pontos permanentes de vendas, a partir de janeiro de 2012, sendo dois fixos e um móvel
Os pontos fixos serão na Rua XV de Novembro e na própria Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego. Já o ponto móvel estará dentro de um ônibus que circulará pelos diferentes bairros do município. Os expositores farão revezamento, de modo que todos tenham oportunidade de comercializar sua produção.
De acordo com Durce Figueiredo, assessora da Secretaria de Trabalho e Emprego no programa de Economia Solidária, o modelo existente em São José dos Pinhais é o mais completo que se tem notícia no Brasil. “Seguimos todos os requisitos para que os grupos obtenham a certificação e a prefeitura apóia a iniciativa, oferecendo formação e espaços para pontos de venda”, destaca.
Luiz Alberto França Costa, membro do Grupo Ninho da Arte, trabalha com alumínio reciclável e madeira. Ele acredita que a partir da certificação todos os membros do grupo são beneficiados. “Na economia solidária, o importante é ganharmos juntos”, observa o artesão. Atualmente o grupo se reveza com barracas de artesanatos no Parque da Fonte, onde está a Casa do Papai Noel.
Conforme explica a presidente do Grupo Ninho da Arte, Eli Maria Mendes, o trabalho do artesão é voltado para a preservação do meio ambiente e por isso a maioria trabalha com recicláveis. “Pelo menos um item de cada pessoa do grupo é feito com material reciclável”, afirma Eli, lembrando que os produtos variam de acordo com a época do ano. “Agora estamos trabalhando com decoração para o Natal. Na Páscoa também produzimos decorações típicas, e para o ano todo, temos os produtos que têm procura permanente como artigos em crochê, em tecidos e bijuterias”, completa.
Economia Solidária - É uma forma alternativa de desenvolvimento, por meio de atividade conjunta, para fortalecimento de um determinado grupo. Seus princípios estão baseados na autogestão, democracia, cooperação, solidariedade e respeito aos ecossistemas. O programa acolhe pessoas que estão à margem do mercado formal de trabalho por falta de oportunidades e fornece a capacitação e as ferramentas necessárias para possibilitar seu sustento e de sua família. É uma chance de melhorar a vida das pessoas através da inclusão em uma atividade produtiva.
Foto: Renata Sciammarella
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário