Publicidade

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ciclovia do Rio Ressaca será a primeira de SJP

Primeiro trecho, de 2 km, está quase pronto 

Em breve, ao longo do Parque Linear do Rio Ressaca, entre a Av. Rui Barbosa e o portal da cidade, ficará pronta a primeira ciclovia da cidade com 2 km de extensão, de um total de 6 km a serem construídos, segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo. O Parque São José dos Pinhais possui uma ciclovia interna. Existem outros trechos, como na Rua Murici, mas são adaptações em que as calçadas também fazem o papel de ciclovias. 

William Cesar Rocha, morador do centro da cidade, no último sábado (26) estava acompanhado da amiga Melissa Simões Piekarski. Ambos aproveitam a folga das manhãs que antecedem o domingo para pedalar.

“Ciclovias não são apenas para quem se utiliza da bicicleta como esporte, para treinar e competir, pois servem a todos os usuários”, diz William Rocha, que pedala há mais de dez anos em São José dos Pinhais e considera as vias de bicicleta uma proposta importante para a conexão entre os bairros.

Melissa Piekarski lembra de casos de empresas que dão benefícios aos funcionários que vão ao trabalho pedalando. “Eu ouvi algumas notícias de empregados que recebem este incentivo e considero uma ótima ideia”, fala Melissa Piekarski. 

João Carlos Maschi, que mora no Bairro São Pedro, passou o gosto de andar de bicicleta para os filhos. “Eles me acompanham. Geralmente pedalamos no fim de semana na parte da manhã, pois existem menos carros nas ruas”, conta João Naschi.

O proprietário de uma bicicletaria, Eugênio Monaco Junior, aponta as vantagens em se contribuir com a sustentabilidade. “Mesmo em São José dos Pinhais o trânsito está complicado e não haverá mais espaço para tanto carro. Usar bicicleta em alguns horários chega a ser mais rápido. Os países com maior número de ciclovias, como a Holanda e Alemanha, são as grandes concentrações de usuários de bicicleta. Trata-se de um veículo que não gera resíduo, não polui e faz bem à saúde”, destaca Eugênio Junior.

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário