Publicidade

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Prefeitura orienta e esclarece dúvidas de taxistas em São José dos Pinhais

Especialista em trânsito esclarece dúvidas de taxistas sobre o trânsito

Os próximos sábados serão diferentes para os taxistas de São José dos Pinhais. Os dois primeiros de seis grupos de aproximadamente 70 taxistas cada começaram neste sábado (11) uma série de encontros de tira-dúvidas com a Prefeitura de São José dos Pinhais. Os encontros surgiram após uma solicitação dos próprios profissionais para receberem suporte e evitar equívocos nas abordagens feitas pela Guarda Municipal.

Taxista há dois anos e meio, Edson Ferreira dos Santos saiu mais esclarecido do encontro na Prefeitura. “Achei excelente, pudemos entender melhor o trabalho da Guarda Municipal. Os taxistas têm suas regras internas e precisamos entender as regras da Guarda para evitar problemas”, explica.

O taxista Acemar Aparecido já havia participado do Workshop de Mobilidade Urbana promovido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e também gostou do encontro. “Este tipo de evento é muito importante para resolver problemas com a participação popular”, afirma. Ademar também está animado para participar do próximo Workshop, que será voltado para os taxistas e deve ocorrer em breve.

Edson dos Santos, taxista há 2 anos e meio, saiu esclarecido da reunião

O coordenador de trânsito da GM e especialista em Engenharia de Trânsito e Gestão de Direito no Trânsito, Davi Alves Pereira, foi o responsável pela conversa com os taxistas. “Hoje mostramos aos taxistas que os táxis na são considerados veículos de urgência e nem de utilidade pública pela legislação de trânsito, como são as ambulâncias e carros fortes, por exemplo, portanto, estão sujeitos às prerrogativas da lei, como todos os outros veículos”, detalhou.

Davi explica que os taxistas solicitaram a conversa através de um grupo de lideranças junto aos Comunsegs, os Conselhos Municipais de Segurança Cidadã. “Nós sabemos que é um grupo que possui um bom conhecimento prático, mas pouco conhecimento teórico, falta um entendimento mais específico da legislação, para unirmos a teoria e prática na garantia do trânsitoseguro, que é direito de todos. Também queremos desmistificar que o GM só autua não utiliza bom senso, basta que todos os cidadãos cumpram com seus deveres e direitos, cumprindo assim a lei. Isso é bom senso”, explica.

Os encontros continuam nos dias 18 e 25 de agosto, com turmas das 8h às 12h e das 13h às 17h. Todas os taxistas filiados às cooperativas do município podem participar.

Foto: Giulianna Santos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário