Publicidade

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Ação na Campina do Taquaral marca Semana do Turismo em SJP

Comunidade e alunos interagem com brinquedos antigos na Escola Rural Lílian Viana 


Alunos e professores da Escola Rural Municipal Lílian Viana, na Campina do Taquaral, em São José dos Pinhais, fizeram uma ação de integração com a comunidade de estímulo ao resgate dos brinquedos antigos na tarde da última quinta-feira (27). Mas quem mais brincou e se divertiu foram os adultos.

O evento, em comemoração ao Dia Mundial do Turismo – com a temática “resgate das brincadeiras e brinquedos antigos”, faz parte da Semana Municipal do Turismo, que acontece em uma parceria da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) com outras seis secretarias municipais e mais a Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural). Desde 2011, a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais faz um trabalho de planejamento participativo para a criação do Circuito de Ecoturismo Taquaral.

De acordo com Aurora Girardi, da Divisão de Apoio ao Turismo, a pesquisa elaborada por professores da Escola proporcionou interação dos alunos com seus familiares. “O trabalho fortalece os pilares da sustentabilidade social, cultural e ambiental, gerando dados, saudosismo e troca de informações, muitas vezes evidenciando dificuldades da época – gerando também uma exposição dos brinquedos e brincadeiras antigas, muitos produzidos com reaproveitamento de resíduos”, relembra. 

Crianças e adultos se divertiram juntos com os brinquedos e brincadeiras antigos

Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, José Roberto de Oliveira Alves, o turismo de São José dos Pinhais plantou uma semente. “Essas brincadeiras podem tornar-se atividades a serem desenvolvidas em propriedades rurais envolvidas no desenvolvimento de uma região, as vivências, práticas que atraem cada vez mais a atenção dos turistas e visitantes”. A ação realizada, prevista no Plano de Desenvolvimento do Circuito Ecoturístico Taquaral, elaborado de forma participativa, prevê que o tema seja tornado um diferencial para a Campina do Taquaral e arredores, afirma o secretário.

Diversas atividades já foram desenvolvidas na Semana Municipal do Turismo, entre elas a visita de 180 alunos de diversas escolas municipais para conhecer o roteiro de turismo rural Caminho do Vinho, uma visita técnica com artesãos são-joseenses a São Bento, Rio Negro e Piên, e o apoio ao jantar em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, realizado pela Câmara Setorial de Turismo da ACIAP. No final de semana estão programadas atividades radicais no Parque São José dos Pinhais, divulgando o turismo de aventura, no sábado (29), e a Semana Municipal de Turismo encerra no dia 30 (domingo) com a 1ª Caminhada Internacional na Natureza-Circuito Ecoturístico Taquaral, na Campina do Taquaral.

Participaram do evento “Exposição de Brinquedos e Brincadeiras Antigas” o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Roberto Alves, Cultura, Christian Bundt, Edilaine Vieira, do Meio Ambienta, Claudia Aversa, coordenadora do Programa Mais Educação, José Augusto Zanchetta, presidente da Associação de Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores de Turismo da Campina do Taquaral e Região (ACAMP), Silmara dos Santos, diretora da Escola Lilian Viana, auxiliada na ação pela pedagoga Simone Dalla Vale e pela professora Fátima S. Nogozzeky. Manoel Estevão Pacheco representou a Associação de Pais e Mestres, e Josemeri de Mello Bernardelli, representou o Instituto Emater.

Fotos: Sictur
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário