Publicidade

domingo, 25 de novembro de 2012

Crianças visitam Mirante do Rio Ressaca

Alunos do 3º da Escola Municipal Maria Robertina Shaffer aprendem a importância do projeto do Parque Linear do Rio Ressaca

Os alunos da Escola Municipal Maria Robertina Schaffer, de São José dos Pinhais, visitaram na manhã desta sexta-feira (23) o Mirante do Rio Ressaca, onde conheceram a importância do projeto do Parque Linear do Rio Ressaca, desenvolvido pela Prefeitura, com a ajuda da Companhia de Teatro Essencial.

Segundo Karminy Butzen, chefe da Divisão de Educação Ambiental de Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os alunos vieram em comemoração ao dia do rio e para aprender sobre a importância do projeto do Rio Ressaca. “Foi explicado para as crianças a importância do projeto do Parque Linear, a importância da mata ciliar para o rio. Eles puderam ver a situação do rio hoje, a limpeza e a iluminação” explica Karminy.

O Parque Linear do Rio Ressaca conta com seis quilômetros de ciclovia, que começa próximo ao Portal de São José dos Pinhais, passando pela Rua Harry Feeken até a Avenida Rui Barbosa. A ciclovia foi projetada para se conectar a outras projetadas na cidade.

Um levantamento da Secretaria de Urbanismo apurou quais as vias mais utilizadas pelos ciclistas em São José dos Pinhais para a criação de um sistema cicloviário interligado. De acordo com Lorreine Vaccari, diretora de Planejamento Territorial e Urbano, os projetos de parques lineares, como o do Rio Ressaca, e das ciclovias e ciclofaixas, são executados contemplando as ligações do sistema. No projeto estão previstos paisagismo, reestruturação do entorno, iluminação adequada e segurança.

A obra de revitalização do Rio Ressaca teve início no segundo semestre de 2010. O projeto da Prefeitura compreende os 13 km² da bacia hidrográfica do rio e tem como objetivo controlar os problemas de enchente e poluição e proporcionar moradia digna às 211 famílias que estavam morando em áreas de risco ao longo dos três trechos. Nos locais onde moravam as famílias, a cidade ganha um parque linear urbano, com a oferta de espaços ajardinados e equipamentos de lazer e recreação.

Para a professora Patrícia Vargas, esse tipo de atividade deve ser feito com as crianças dentro e fora da escola, com a participação da família. “Acho muito importante desde pequenos isso ser desenvolvido, não só na escola, mas fora dela também, junto com a família. Assim eles vão crescendo e percebendo a importância da preservação, dos cuidados que é preciso ter com o Meio Ambiente”, destaca Patrícia.

Foto: Thais Olinek
Fonte:Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais 

0 comentários:

Postar um comentário