O Aeroporto Internacional Afonso Pena poderá ter um finger – passarela de embarque e desembarque que sai direto das aeronaves – provisório durante a Copa do Mundo. A estrutura de armação metálica, madeira e lona plástica permitirá a operação de uma das seis pontes que ligam o aeroporto às aeronaves enquanto a obra do terminal de passageiros não for concluída.
Segundo a Infraero, ainda não é possível afirmar se essa estrutura paliativa será utilizada durante a Copa. A empresa diz, porém, que ela servirá de passagem para passageiros até que a reforma do terminal esteja concluída. Quando isso ocorrer, uma ponte deverá ser integrada definitivamente ao aeroporto, nas mesmas linhas arquitetônicas hoje existentes e similares às estações-tubo de Curitiba.
Obras
A reforma do terminal de passageiros do Afonso Pena foi dividida em três etapas. A primeira delas será entregue antes da Copa do Mundo e elevará a capacidade do aeroporto dos atuais 7,9 milhões de passageiros/ano para 8,5 milhões – atendendo à demanda prevista para 2014. Mas a obra completa, orçada em R$ 239 milhões, será entregue apenas em 2016.
Ao custo de R$ 27 milhões, o pátio de aeronaves foi outra área do Afonso Pena renovada. O espaço, porém, também dependerá da conclusão do novo terminal de passageiros para ser concluído. O espaço foi ampliado de 84 mil metros quadrados para 143 mil metros quadrados, o que possibilitou acrescentar dez novas posições para aeronaves – totalizando 26. Com a conclusão do terminal, oito dessas dez novas posições serão servidas de pontes. Mas apenas duas delas deverão ser entregues até o mundial.
Nem tudo, porém, está incompleto no Afonso Pena. A pista de pouso já foi reformada com investimentos de R$ 19 milhões. São 2.215 metros recapeados, que ganharam ranhuras e nova iluminação. Em Curitiba, a Copa do Mundo começa no próximo dia 16 de junho.
Fonte: Gazeta do Povo
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