Publicidade

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Chuva de granizo cai na Região de Curitiba e deixa 40 mil sem luz

São José dos Pinhais foi a cidade mais afetada; 27 mil estão sem energia.

Uma chuva de granizo, que caiu no fim da tarde desta segunda-feira (22), em Curitiba e na Região Metropolitana afetou o sistema de distribuição da Companhia de Energia do Paraná (Copel). De acordo com a empresa, às 19h30, cerca de 40 mil pessoas estavam sem energia elétrica, na capital e em São José dos Pinhais.

Conforme a Copel, a cidade mais afetada foi São José dos Pinhais, onde 27.558 unidades consumidoras ficaram sem energia. Já em Curitiba, a queda no fornecimento afetou 12.623 unidades. Às 21h. cerca de 1,6 mil pessoas ainda estavam sem energia em Curitiba e outras 18 mil em São José dos Pinhais.

A Copel informou que outras cidades da Região Metropolitana não foram afetadas. Segundo a empresa, o granizo afetou, principalmente, as linhas de transmissão ao sul de Curitiba e do litoral do Paraná.

Conforme o Instituto Simepar, a chuva que caiu em Curitiba foi ocasionada em decorrência da passagem de uma frente fria pela região. Devido ao calor que houve ao longo do dia, as condições ficaram propícias para a formação da chuva de granizo.

Fonte: G1PR

SJP aprova Programa de Inseminação Artificial

Inseminação Artificial para gado leiteiro - 2011 

Com objetivo principal de desenvolver a atividade leiteira em São José dos Pinhais, a Prefeitura Municipal regulamentou a criação do Programa Municipal de Inseminação Artificial.

Ligado à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o programa pretende aprimorar geneticamente o rebanho bovino da cidade e assim melhorar a produtividade para os criadores de gado leiteiro.

Em 2011, durante reuniões promovidas com os produtores de gado leiteiro, a Prefeitura observou uma aprovação de mais de 80% para a instalação do Programa de Inseminação Artificial. Na época havia 200 produtores cadastrados na secretaria.

Para participar os produtores, deverão se cadastrar junto à secretaria e atender uma série de normas para utilizar o serviço de inseminação, uma vez que o programa se baseia também na questão da nutrição e manejo dos animais. Hoje a Prefeitura banca 80% do custo de cada inseminação - com isso o custo para o produtor sai R$19,60 cada vez que utilizar o serviço. O cadastro é válido por um ano e pode ser renovado renovável. Neste período os produtores têm direito a 30 inseminações na propriedade, sendo até duas por animal.

Animal com melhorias genéticas através da inseminação artificial - 2011

Hoje a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento conta com 1.077 produtores cadastrados nas mais diversas atividades como pecuária, orgânicos, piscicultura e outras. O Programa de Inseminação Artificial conta com 103 produtores de gado leiteiro cadastrados desde o início de junho. Nesse período até o último dia de outubro, já foram feitas 417 inseminações.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, João Teixeira, o programa é um facilitador e um estímulo aos produtores de São José dos Pinhais. “Queremos a valorização e o cuidado com o gado, desde seu manejo, sanidade e produtividade”, afirmou o secretário. 

Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Fim de semana será de chuva em todo o Paraná, segundo o Simepar


A manhã desta sexta-feira (26) foi marcada pelas fortes instabilidades na região sul do estado, na divisa com Santa Catarina, segundo o Instituto Tecnológico Simepar. No litoral, chuvas fortes e temporais resultaram da tempestade que se formou em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e dissipou-se para as praias.

A chuva deve atingir a maior parte das regiões do estado ao longo desta sexta-feira, segundo o meteorologista Tarcísio Valentim da Costa. Em Curitiba, as temperaturas variam entre 16ºC e 22ºC. Já Londrina e Maringá, na região norte, a máxima pode chegar a 29ºC.

A condição de tempo chuvoso deve continuar durante o sábado (27) e domingo (28) em grande parte do estado. "As instabilidades permanecem e devem ocorrer, principalmente, no período da tarde", explica o meteorologista.

Em Guarapuava, na região central, as temperaturas oscilam entre 15ºC e 28ºC no fim de semana. Os municípios do oeste terão máximas em torno de 33ºC.

Ainda segundo Tarcísio, o tempo começa a melhorar a partir de segunda-feira (29) em praticamente todo o Paraná

Fonte: G1PR

Feira fomenta a inserção de profissionais com deficiência em empresas de diversos ramos

4ª Feira Metropolitana de Emprego e Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência 

A 4ª Feira Metropolitana de Emprego e Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência, realizada nesta quarta-feira (31) pela Prefeitura de São José dos Pinhais, atendeu e encaminhou interessados para o preenchimento de mais de 650 vagas de emprego, em Curitiba e SJP. As 22 empresas participantes preencheram imediatamente as vagas, a partir dos currículos recebidos e cadastrados durante a feira.

Conforme explica o responsável pelo Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vilson Marques, empresas das áreas de telefonia, automobilística, industrial, supermercados e outras chegaram pela manhã, com número de vagas ampliado. “As pessoas estão comparecendo, o tempo está bom e até o final do dia, esperamos cumprir com a expectativa de mais de 5 mil atendimentos”, adianta Vilson.

Rita de Cássia Barros, 40, trabalha há mais de 10 anos como auxiliar administrativa e estava buscando uma nova oportunidade. Ela conta que tem muita disposição para o trabalho e gosta do que faz, mas reclama que o mercado de trabalho ainda precisa compreender melhor a condição do deficiente. “Dar oportunidade a uma pessoa com deficiência não é tudo. É preciso adequar o ambiente para isso e principalmente, conscientizar os colegas para que aprendam a trabalhar com aquele que é diferente, dentro de algumas limitações. Só assim, isso se transforma num ganho para todos”, comenta Rita, que tem dificuldade de locomoção, devido a uma poliomielite que a atingiu aos três anos de idade.

Giovanni foi encaminhado para uma vaga como operacional da indústria automotobilística

Já o ajudante operacional, Giovanni Enrico Piacentini, 30, que é deficiente auditivo desde o nascimento, devido a sua mãe ter contraído rubéola, tem uma opinião muito positiva da sua situação. Ele buscou uma vaga como operacional no setor automotivo, e através de intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras) explicou que a feira é muito importante para dar acesso às pessoas que sozinhas teriam mais dificuldades. Também diz que já trabalhou em três empresas, na função operacional, e nunca teve grandes dificuldades. “Toda a vez que chego numa empresa nova, tenho um aparente conflito. Mas a partir da convivência, tudo se ajusta. Eu aprendo com eles e também ensino a minha linguagem, o que resulta sempre numa troca interessante e até rica”, ressalta.

O secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de São José dos Pinhais, Adilson Stuzata, explica que a feira é um facilitador para que as empresas cumpram com a lei 8.213/91, que destina 2 a 5% das vagas (dependendo do total de empregados) das empresas a pessoas com deficiência. “Outro aspecto importante é que com uma boa amostra de empresas e pessoas as chances de melhor seleção e bons resultados são maiores", ressalta o secretário.

Fotos - Thaís Olinek
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Katia Velo no "Morar mais por menos"

A artista plástica, Katia Velo, estreia na 6ª. Edição Morar Mais por Menos, que acontece entre os dias 1.º de novembro a 9 de dezembro. A convite da arquiteta Calina Mussi que assina o ambiente Sala da Lareira, a artista elaborou um trabalho exclusivo. A arquiteta sempre esteve em contato com a Arte, na adolescência fez teatro, pintura, modelagem e esta vivência reflete-se em seus projetos.

Katia Velo - artista plástica

A escolha pela artista, de acordo com Calina Mussi “Escolhi porque sou completamente encantada pela alegria que as cores e as formas do seu trabalho se conectam com a minha natureza, vibrante e ao mesmo tempo, suave. Busquei traduzir exatamente esta sensação e a Sala da Lareira ficou perfeita com a sua participação”. 

Sobre o trabalho, Katia Velo destaca “O projeto da Calina é inspirador. Escolhi criteriosamente as cores, utilizando figuras que as poucos foram abstraindo-se através de uma composição conceitual de forma espontânea e decorativa, buscando o prazer estético.”. 

O local desta edição da mostra Morar Mais por Menos é uma casa que fica em um bairro residencial e tranquilo no Alto da Rua XV, onde serão exibidos 42 ambientes, elaborados especialmente por aproximadamente 60 profissionais: arquitetos, designers e paisagistas.

Serviço: 

Mostra Morar Mais por Menos – O chique que cabe no bolso
1.º de novembro a 9 de dezembro de 2012
R. Reinaldino S. de Quadros, 1.590, Alto da Rua XV, Curitiba 

Fonte: GuiaSJP

Natal Social de São José dos Pinhais começa com objetivo de atender 10 mil


A Prefeitura de São José dos Pinhais lançou na tarde desta quarta-feira (31) o Projeto Natal Social 2012, que tem o objetivo de atender crianças, adolescentes e idosos abrigados e acolhidos no município através de arrecadação com entidades parceiras.

O Projeto Natal Social visa proporcionar um final de ano solidário e diferente aos jovens e idosos acolhidos. Com o auxílio da árvore de Natal Solidária, as empresas “adotam” uma entidade e ficam responsáveis por arrecadar artigos de vestuários e brinquedos, e se responsabilizam também pela organização do evento para a entrega dos presentes.

As árvores de Natal Solidárias terão o nome da criança, adolescente ou idoso, idade, número do vestuário e a entidade em que estão abrigados, para possibilitar o apadrinhamento pelos seus funcionários. Essas árvores ficarão instaladas nas empresas participantes do projeto.

Entre 2009 a 2011 foram atendidas mais de 15 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos através do Projeto Natal Social. Este ano serão 46 entidades atendidas.

Durante a cerimônia de abertura do Natal Social, no teatro da PUC – câmous São José dos Pinhais, o diretor da Secretaria Municipal de Assistência Social, Fernando Firmino, declarou que o objetivo neste ano é bater o recorde de 2011, quando 7 mil pessoas foram atendidas. "Queremos atender acima de 10 mil pessoas, incluindo as comunidades carentes", informou.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

São José dos Pinhais debate política de proteção a crianças e adolescentes

Secretario Leone do Rocio Leal parabenizou a organização e em nome da Prefeitura

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São José dos Pinhais, em parceria com o Instituto Votorantim, Pratein Consultoria e PUC-PR, realizaram o primeiro diagnóstico municipal do panorama das violações de direitos de crianças e adolescentes na manhã desta quarta-feira (31), na Universidade Católica do Paraná (PUCPR) de São José dos Pinhais.

O principal objetivo do diagnóstico é apresentar o perfil das crianças e adolescentes com direitos violados, bem como quantificar a incidência de violação existente no município e sua relação com as medidas aplicadas. O resultado do diagnóstico subsidiará o Conselho e a Prefeitura no desenvolvimento da política municipal de atendimento à criança e ao adolescente de São José dos Pinhais.

Segundo Luciana Juliatto, Secretaria Executiva do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), como porta de entrada para esse trabalho, foram usados dados do Conselho Tutelar, Ministério Público, Delegacias do Adolescente e da Mulher e Delegacia de Polícia Civil. “Esses dados foram usados para verificar a situação hoje, iremos dar continuidade a este trabalho com a participação das redes locais”, relata Luciana.

A construção do diagnóstico foi iniciada no Conselho Tutelar e em seguida nos demais segmentos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD). O processo consiste em uma prática contínua, cuja atualização é essencial para o aprimoramento das demais atividades que visam à garantia de direitos da população infanto-juvenil. O documento mostra a importância cooperação entre órgãos públicos do sistema de segurança e de justiça, Conselhos de Direito e Tutelar, Sociedade Civil organizada e políticas públicas como Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Lazer, entre outras.

De acordo com a palestrante Jimena Djauara Nunes da Costa Grugnani, conselheira estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, o projeto “Conhecer para Transformar” surgiu a partir do reconhecimento da insuficiência de dados oficiais. A parceria foi formalizada em dezembro de 2010, e suas atividades foram iniciadas em fevereiro de 2011, por meio do repasse de recurso específico ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Dentre as autoridades presentes, o secretário municipal da Assistência Social Leone do Rocio Leal parabenizou a organização e em nome da Prefeitura e do prefeito Ivan Rodrigues, agradeceu pela parceria neste trabalho.

Foto: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Copa 2014: Beto Richa aprova investimentos de R$ 21 milhões para São José dos Pinhais

Avenida das Américas terá canaleta para ônibus.

O trecho de 3,4 quilômetros da Avenida das Américas, desde a divisa com Curitiba até o terminal central, receberá a implantação de uma canaleta exclusiva para ônibus. O terminal de São José dos Pinhais também terá uma linha de ônibus até o aeroporto. O objetivo é facilitar a integração entre o Aeroporto Afonso Pena com o centro de Curitiba. 

O projeto já foi aprovado e homologado pelo governador Beto Richa, na licitação também consta a construção de trincheiras nas ruas Joaquim Nabuco e Claudino dos Santos, ampliação da ponte sobre o Rio Iguaçu, restauração de pavimento, pavimentação, iluminação, calçamento, ciclovia e paisagismo, além do alargamento da trincheira existente na rua Comandante Aviador José Lepinski (sob a Avenida das Torres) e a implantação de uma passarela subterrânea para pedestres sob a Avenida das Torres, na altura da Avenida Rocha Pombo. A passagem deve ter três metros de largura e terá câmeras para monitoramento de segurança e iluminação especial. 

O investimento total previsto é de R$ 21,1 milhões. O prazo de execução é de 18 meses, a partir da assinatura do contrato, que deve ocorrer na primeira quinzena de novembro. Os recursos são do PAC Mobilidade – Copa. “A implantação do Corredor Marechal Floriano representa um legado permanente da realização da Copa do Mundo no Paraná. A população de São José dos Pinhais será a grande beneficiada, porque ganhará um acesso novo e muito melhor à capital”, afirma o governador Beto Richa. 

Fonte: GuiaSJP

Gestão 2013/2016 de Setim “começa” dia 06 de novembro

Luiz Carlos Setim compareceu semana passada à Prefeitura como prefeito eleito 

O prefeito eleito de São José dos Pinhais, o deputado federal Luiz Carlos Setim, tem marcado para 06 de novembro o início da transição de governo com o grupo do prefeito Ivan Rodrigues. A data representa o começo dos trabalhos de alguns nomes já escolhidos, porém, ainda não divulgados, que participarão deste primeiro encontro entre as diferentes gestões.

Semana passada, Setim esteve na Prefeitura pela primeira vez como prefeito eleito. Segundo a assessoria política de Setim, foi definida a data da primeira reunião entre as partes. O prefeito Ivan Rodrigues ficou encarregado de indicar uma equipe que será a responsável por transmitir as informações solicitadas pela equipe nomeada por Luiz Carlos Setim.

Sobre a formação do novo secretariado, o futuro prefeito comenta que vem formatando o quadro, com alguns nomes já definidos e outros em conversação, e salienta que todos os indicados são de pessoas com grande identidade e vivência com São José dos Pinhais.

Ainda de acordo com a assessoria, Setim tem conciliado os trabalhos parlamentares em Brasília com uma extensa agenda de reuniões em São José dos Pinhais.

Fonte: PautaSJP

Academicos do curso de Nutrição de Francisco Beltrão fazem viagem de estudos a São José dos Pinhais

Acadêmicas de Nutrição aprendem técnicas de culinária brincando
Acadêmicas de Nutrição aprendem técnicas de culinária brincando

Promover conhecimento sistêmico e despertar a criatividade na ação profissional. Esses são pilares de ensino que regem a educação na Universidade Paranaense – Unipar, que propôs uma aula diferenciada às acadêmicas do curso de Nutrição, da Unidade de Francisco Beltrão.

Acompanhadas da coordenadora do curso, professora Vivian França, as alunas participaram de viagem de estudo ao Centro de Educação Nutricional Cantinho do Tomate, em São José dos Pinhais, próximo a Curitiba.


Ao participarem de atividades lúdicas, voltadas à Educação Nutricional de Crianças, a turma pôde visualizar diferentes possibilidades de trabalhar o tema alimentação de forma agradável e descontraída com os menores.

No Centro, ainda visitaram o pomar e horta, tiveram aula de culinária para crianças, aprenderam com teatro, jogos e brincadeiras. As atividades do dia foram concretizadas com esportes radicais, como tirolesa, Kaiak, escalada de paredão e arvorismo.

Acadêmicas de Nutrição aprendem técnicas de culinária brincando

O aprendizado foi na prática. Conforme afirma a coordenadora, “encontros como esse fornecem informações relevantes e atuais sobre o que há de mais novo na Educação Nutricional, colaborando para a qualificação das acadêmicas frente ao mercado”.

Fonte: UNIPAR

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Alunos do Colégio Adventista visitam a Câmara de São José dos Pinhais


A Câmara Municipal recebeu, na manhã desta terça-feira (30), a visita dos alunos do 4º ano do Colégio Adventista de São José dos Pinhais. Após assistirem a sessão ordinária do dia, os alunos fizeram perguntas, aos vereadores, pertinentes as atividades legislativas. Para a professora Marinês Souza, que acompanhou a visita, conhecer a sede da Câmara Municipal é uma forma de os alunos vivenciarem as atividades legislativas. Os grupos que quiserem realizar a visita orientada podem entrar em contato com a Escola de Cidadania pelo telefone (41) 3299-6595.

Foto: Divulgação
Fonte: Agora Paraná

Feira deve preencher mais de 500 vagas para deficientes em SJP


A 4ª Feira Metropolitana de Emprego e Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência,promovida pela Prefeitura de São José dos Pinhais, acontece nesta quarta-feira (31), das 9h às 17h,no calçadão da Rua XV, Centro da cidade. Os encaminhamentos para as vagas de trabalho são imediatos.

A feira deste ano terá a participação de 22 empresas, que ofertarão mais de 522 oportunidades de empregos para as pessoas com deficiência. De acordo com o responsável pelo Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vilson Marques, só uma empresa da área de telefonia pretende preencher 150 vagas. Existem ainda 130 vagas na área industrial, 40 de uma rede de supermercados, 62 de uma empresa do ramo automobilístico (sendo 50 da área operacional e outras 12 nas funções administrativas, de engenharia e logística), entre outras.

"As vagas são predominantemente em São José dos Pinhais e Curitiba, mas desde a primeira edição da feira participam pessoas de todos os municípios da região metropolitana. Neste ano esperamos superar os recordes de atendimentos dos anos anteriores, que vêm sendo progressivos", destaca Vilson Marques, adiantando que a expectativa é de atender mais de 5 mil pessoas. Em 2011, mais de 3 mil pessoas foram encaminhadas para as vagas.

Vilson Marques explica ainda que a escolha do calçadão da Rua XV para a realização da feira é pelo fato de facilitar o acesso das pessoas. O local será coberto e os atendimentos serão feitos mesmo com tempo chuvoso. Também haverá pessoas treinadas para dar apoio aos candidatos às vagas, tanto de locomoção como intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras, para auxiliar os deficientes auditivos.

"A realização da feira é um facilitador para que as empresas cumpram com a lei 8.213/91, que estabelece que um percentual de 2 a 5% das vagas, dependendo do total de empregados, sejam preenchidas por pessoas com deficiência. Outro aspecto importante é que com uma boa amostra de empresas e pessoas as chances de melhor seleção e bons resultados são maiores", ressalta o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de São José dos Pinhais, Adilson Stuzata.

Também estão abertas inscrições para novas turmas dos cursos de informática, que começam em novembro, e de Mecânica Básica Industrial, que começam na 2ª quinzena de janeiro. Ambos são gratuitos.

Para realizar o cadastro e ser encaminhado à vaga, assim como para se inscrever para os cursos, o interessados precisa apresentar documentos pessoais (carteira de trabalho, RG e CPF) e, se possível, trazer também o laudo médico, comprovando a deficiência.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Incêndio atinge barracão e uma pessoa fica ferida

Um incêndio atingiu um barracão na cidade de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O fogo começou por volta das 14 horas desta terça-feira (30) em um barracão localizado na Rua São Salvador, perto da esquina com a Alameda Arpo, no bairro Ouro Fino. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma pessoa teve queimaduras por causa do incêndio. Não havia, até as 15h45, informações se a vítima foi levada para algum hospital. Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas para o local para conter as chamas.

Fonte:Bonde

Desfile e Baile - Clube Aliança

Clique na imagem para ampliar

Prefeitura de SJP já formou 8 mil alunos desde 2009


A Prefeitura de São José dos Pinhais vai fechar até o final do ano a marca de 9 mil vagas oferecidas à população em cursos profissionalizantes. Desde 2009, já foram formados aproximadamente 8 mil alunos, em cursos nas áreas de mecânica básica industrial, soldador, técnico em vendas, inspetor de qualidade, garcom, barman, condutor de produtos perigosos (MOPP), condutor de transporte de passageiros, empilhadeira e de inclusão digital, entre outros.

“Hoje podemos afirmar que temos trabalhadores em São José dos Pinhais capacitados para o mercado. Procuramos proporcionar formação que atendam às reais necessidades dos empregadores, e a gestão do prefeito Ivan Rodrigues investiu pesadamente para que esse processo fosse possível”, destacou o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Adílson Stuzata.

Novas turmas de cursos profissionalizantes serão abertas entre os meses de novembro e dezembro. Os interessados que já fizeram a pré-inscrição em algum curso e atenderam os pré-requisitos para realizar o curso em questão devem se dirigir ou ligar para a Secretaria de Trabalho para efetuar a inscrição no curso solicitado. Lembrando que é fundamental que essas pessoas entrem em contato com a Secretaria, pois muitos cadastros estão desatualizados. Quem ainda não fez a pré-inscrição e quer fazer algum curso nas áreas mencionadas, pode deixar o seu nome na Secretaria e ficar na lista de espera.

Serviço:

Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária
Av. Rui Barbosa, 9244 – Centro - São José dos Pinhais
3283-6800

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

São José dos Pinhais entrega 2,5 km de ciclovia

Ciclovia passa ao lado do Rio Ressaca: mobilidade

Uma ciclovia com dois quilômetros e meio foi inaugurada neste mês no Parque Linear do Rio Ressaca, em São José dos Pinhais (Grande Curitiba). A previsão é de que até o início do próximo ano outros quatro quilômetros previstos sejam concluídos e completem a obra. “A ideia é que essa ciclovia se integre a outras que estão sendo projetadas em toda a cidade”, explica Fabiana Wutrich, arquiteta da Secretaria de Urbanismo do município, citando que, futuramente, a faixa exclusiva para bicicletas será interligada ao Parque de São José dos Pinhais por meio de trincheiras para pedestres e ciclistas nas avenidas Rocha Pombo e das Américas.

As trincheiras serão feitas com investimentos do PAC da Copa do Mundo, além de todo o corredor rodoviário que dá acesso ao Aeroporto Afonso Pena, que também está passando por modificações. Esses projetos são de responsabilidade do governo federal, juntamente com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

A prefeitura informa que o planejamento cicloviário para a região central de São José dos Pinhais prevê, no total, aproximadamente 14 quilômetros de ciclovias, atendendo um desejo antigo da população. “Existe uma tendência de usar a bicicleta como meio de transporte no município. Apesar de estar perto da capital, temos características de cidade do interior, o que aumenta a preferência por esse modal”, diz Débora Follador, também arquiteta da Secretaria de Urbanismo.

O projeto de São José dos Pinhais é uma exceção na região metropolitana. São poucas as cidades que têm ciclovias ou estão com planejamentos em andamento. De acordo com Antonio Miranda, especialista em projetos cicloviários, a baixa adesão à construção de vias para bicicletas é mais uma questão cultural do que financeira. “Recursos há, basta boa vontade”, diz.

Fonte: Gazeta do Povo

Amanhã (31), SJP terá 4ª Feira Metropolitana de Emprego para pessoas com deficiência

Telefones para uso de colaboradores deficientes auditivos instalados no complexo industrial da Renault do Brasil, em São José dos Pinhais

A Secretaria Municipal do Trabalho de São José dos Pinhais organiza amanhã (31) a 4ª Feira Metropolitana de Emprego e Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência (PcD), na Rua XV de Novembro, das 9h às 17h. A expectativa dos organizadores é que o evento reúna cerca de quatro mil pessoas durante todo o dia. Ao total serão 700 vagas disponíveis e 20 empresas participantes, dentre consultorias, indústrias, montadoras automotivas e fornecedores.

Uma das empresas será a NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços com 80 vagas para pessoas com deficiência nas áreas administrativa, operacional, de atendimento e de produção. “Mantemos em nossa equipe profissionais treinados para o atendimento, cadastramento e seleção de pessoas com deficiência, atendendo as solicitações de nossos clientes. Após a Lei 7853, os profissionais PcDs foram percebidos e valorizados de forma singular, o que é muito positivo, fazendo com que a maioria esteja reinserida no mercado”, diz Emílio Morschel, diretor da NOSSA. 

Para Emílio, apesar das empresas estarem abertas e preparadas para receber esses profissionais, elas ainda precisam investir em treinamentos. “Os contratantes devem atuar com formação, capacitação e inserção desses profissionais em seus quadros e não procurar buscá-los prontos. Muitas vezes, isso dificulta a inserção”, finaliza Emílio Morschel.

Indústria acessível

A Renault do Brasil possui no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, vários projetos voltados aos trabalhadores com necessidades como aparelhos de telefone para funcionários com deficiência auditiva. Os telefones são disponibilizados nas entradas dos restaurantes das fábricas de veículos de passeio, de utilitários e de motores.

A iniciativa faz parte do Programa de Contratação de Pessoas com Deficiência, implantado pela área de Recursos Humanos em 2004. Os telefones destinam-se a um quadro de mais de 100 colaboradores deficientes auditivos. Os aparelhos estão à disposição 24 horas por dia, todos os dias da semana, e permitem a comunicação por meio de um teclado, onde a mensagem é digitada pelo usuário.

Fonte: PautaSJP

Teatro de bonecos gigantes de SJP se destaca no estado

A Cia dos Ventos é o destaque do Teatro de São José dos Pinhais. Com os bonecos gigantes, o grupo abriu a 27ª edição do Festival de Teatro e a 7ª Mostra Estudantil, eventos realizados em Cascavel, entre os dias 20 a 27 de outubro. No local, a Cia dos Ventos apresentou a peça “O Jacaré”, um musical infantil com os personagens gigantescos produzidos por diversos materiais. 

Peça "O Jacaré", fez sucesso em Cascavel.

No oeste, o grupo são-joseense também ensinou as técnicas de produção e o manejo necessário para dar vida aos personagens. “As pessoas querem aprender, porque, além de ser fácil, essa técnica também causa certo fascínio por conta dos bonecos. E isso envolve crianças, adultos e idosos, afinal, todos tiveram um brinquedo como esse na infância”, explica o diretor da companhia, Joelson Cruz.

Grupo está com agenda lotada até o carnaval

A companhia está com a agenda lotada até o carnaval, com ações no Paraná e também em Santa Catarina. 

Confira o calendário de novembro: 

03 e 04 – Apresentação do Espetáculo ‘A CASA DOS CONTADORES DE HISTÓRIAS’, no Teatro Dr. Botica/Shopping Estação, Curitiba-PR.

05 a 29 – Apresentação do Espetáculo ‘O JARDIM DAS VIRTUDES’ em 20 municípios do Estado do Paraná. Espetáculo contemplado no Edital Conta Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Nesse projeto a Cia dos Ventos é representada por Joelson Cruz que trabalha como Ator e como Produtor Executivo. Nessa participação serão realizadas 40 apresentações.

11 – Apresentação do Espetáculo ‘O JACARÉ – UM MUSICAL INFANTIL COM BONECOS GIGANTES, na Virada Cultural de Curitiba. 

Fonte: GuiaSJP

Ex-presidiário é preso em flagrante com revólver e 60 pedras de crack

Um homem foi preso com 60 pedras de crack e por porte ilegal de arma na madrugada desta terça-feira (30) no Jardim Carmen, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Ele havia saído da prisão há apenas três meses.

Davi Pantaleão Graad, 32 anos foi abordado por guardas municipais que faziam patrulhamento na região que é conhecida por ser frequentada por usuários e traficantes de drogas. Com ele, os guardas apreenderam um revólver calibre 32, 60 pedras de crack, R$ 70 em dinheiro e um colete balístico.

Após três meses de liberdade, Davi voltou a cadeia. Ele foi autuado em flagrante e encaminhado para a Delegacia de São José dos Pinhais. 

Fonte: Banda B

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Jovem Cruz


O Jubec está com ingressos do evento Jovem+Cruz, este evento é da diocese de São José dos pinhais .


Neste evento irá tocar:
Rosa de Saron • 22h 
The Flanders • 20h 
A.U.B. • 18h

Esse evento é o Encerramento da Caminhada da Cruz (réplica) da Jornada Mundial da Juventude, que está passando por todas as paroquias da diocese.

O ingresso inteiro é 60 reais para quem comprar nos pontos de venda. 

Para quem comprar com algum grupo de jovens de SJP É 30 reais seja meia ou inteiro;

O primeiro lote é até dia 21 de dezembro. 

Data:
16 de fevereiro de 2013 (Abertura dos portões às 16h)
Local:
São José Eco-Paintball (Rua Eugênio Moro, 2000, Barro Preto | SJP/PR)

O Jubec tem ingressos a 30 reais ! 

Fonte: JUBEC

Internet por fibra ótica moderniza escolas rurais em São José dos Pinhais

Acesso à internet é utilizado por professores para dinamizar as aulas 

A simples tarefa de pesquisar uma informação na rede mundial de computadores não era possível para muitos alunos de São José dos Pinhais. Mas esta realidade vem mudando desde outubro, quando a Prefeitura de São José dos Pinhais começou a instalar conexão de internet através de fibra ótica em 21 unidades escolares anteriormente isoladas do mundo virtual.

Na Escola Rural Municipal Alfredo José Eichel, que fica na Colônia Malhada, a 23 km do centro de São José dos Pinhais, a possibilidade de usar a internet foi uma surpresa para todos os alunos e um alívio para a equipe pedagógica. “Antes utilizávamos internet emprestada de uma escola estadual ou do posto de saúde. Mas eles acabavam desligando o sinal de vez em quando e não podíamos contar com a internet para nenhuma atividade”, lembra a diretora Nilse Regina Sare. Para enviar materiais à Secretaria Municipal de Educação era necessário o uso de malotes ou o de computadores emprestados para o acesso aos e-mails. “Agora estamos sempre atualizados, sabendo de tudo o que acontece na Secretaria, pois recebemos os ofícios por e-mail”, afirma.

Jean Eduardo Oliveira, de 8 anos, aluno do 3º ano, já sabe o que gosta de fazer ao usar os computadores com acesso à internet. “Eu gosto de pesquisar sobre animais, ver fotos e vídeos, e também gosto de jogos”, confirma. Ana Priscila Valaski, 8 anos, colega de Jean no 3º ano, usa também o acesso para pesquisa, mas o que ela gosta mesmo é de se divertir. “Entro na internet para procurar sites que tenham joguinhos”, conta.

Ana Priscila e Jean, alunos do 3º ano, utilizam a internet para realizar pesquisas

A pedagoga Karina Ryndack revela que com a chegada do acesso exclusivo à internet, a escola decidiu investir em computadores, e comprou 15 unidades com verba da Associação de Pais e Mestres e recursos federais. “Pedagogicamente é um recurso muito bom para os professores e alunos da escola. Por ser região rural, poucos alunos têm acesso à internet em casa, então eles ficam realmente animados com essa nova possibilidade”, comemora a pedagoga.

De acordo com Mario Mello, diretor de Suporte Operacional da Secretaria Municipal de Educação, mais de 25 escolas e CMEIs não tinham acesso à internet no início da gestão do prefeito Ivan Rodrigues - entre elas 6 escolas sequer possuíam linhas telefônicas, pois as operadoras não conseguiam chegar a até elas. “A solução encontrada pela administração municipal foi lançar uma licitação, vencida pela Copel. Todas as unidades escolares que não eram atendidas vão receber internet com um link de 4 megabits, através de fibra ótica”, detalha. Mario afirma que o problema da telefonia também foi resolvido, com a contratação de telefones celulares rurais.

A responsável técnica pela instalação é a Copel, empresa vencedora da licitação promovida pela Prefeitura de São José dos Pinhais. O investimento totaliza 540 mil reais.

Com a licitação, agora todas as unidades escolares de São José dos Pinhais terão acesso à internet. “Isto abre perspectivas para o futuro, para trabalhar com novos projetos com os alunos, pois a estrutura já está pronta”, afirma Mario. Todas as unidades escolares estão ligadas ao Sistema de Gestão da Educação, o GIER Online, que possui dados sobre os funcionários da escola, frequência e cadastro de todos os alunos.

Das 21 unidades escolares que devem ser atendidas pela internet de fibra ótica, oito já estão em pleno funcionamento, após terem passado por avaliação de técnicos da Copel, instalação de material e adequação para acesso feita pelo setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura. As unidades escolares restantes estão com a instalação em andamento, e a Copel tem 90 dias para concluir o serviço.

Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Bom papo + boa comida = Momentos especiais

Aconteceu neste último sábado, 27 de outubro, na sede da Nova Acrópole em São José dos Pinhais, a palestra “A Importância de Visitar Museus” com Katia Velo.

Katia Velo, Alice, Nova Acrópole e participantes da palestra “A importância de visitar museus”.

A palestra que já foi realizada durante as comemorações dos 35 anos do Museu Atílio Rocco, no final de setembro, foi apresentada especialmente para os frequentadores dos cursos realizados na Nova Acrópole.

A palestra tem como principal objetivo mudar o foco das pessoas que pensam que museu é lugar de coisa antiga. O evento também fez parte do lançamento do Círculo dos Amigos da Nova Acrópole.

Sobre a Palestra, a artista Katia Velo destaca “Adorei participar deste momento especial. Todos os participantes demonstraram muita sensibilidade e interesse ao tema abordado. Ao final, tiraram dúvidas, conversaram comigo. Agradeço ao convite da Mika (Alice Utsunomya ) e a colaboração de Zelinda Fialla (diretora do Museu Atílio Rocco). Sábado ensolarado, bom papo, boa comida, momentos especiais!”

Katia Velo e Zelinda Fialla degustam a deliciosa feijoada

Serviço

 Nova Acrópole
Rua XV de Novembro, 2175, 8º. Andar
Fone: (41) 3283-5142 / 8811-6011 sjpinhais@nova-acropole.org.br
CEP: 83005-410 / São José dos Pinhais – PR

Fonte: Katia Velo

Baile de Halloween da melhor idade reúne centenas em SJP


A Secretaria de Assistência Social de São José dos Pinhais organizou mais um baile para a Melhor Idade, na última sexta-feira (26). O baile com o tema “Halloween” reuniu centenas de pessoas, na Colônia Malhada.

Da esquerda para a direita: Ivone de Carvalho - coordenadora dos grupos de convivência da terceira idade;Ozório João Delmonego - o Mais Belo Idoso; Léa Rodrigues - primeira-dama e Carmelina Barbagallo Vion - a Mais Bela Idosa

A integrante do grupo Recanto dos Pássaros, Marli Boscatto, falou sobre o quanto se diverte nesses bailes. “Não parei de dançar o tempo todo, pois gosto bastante de aproveitar os momentos para a diversão e conversa com os amigos”.


A agenda de eventos dos idosos está bastante agitada. Em 23 de novembro acontece a abertura dos Jogos dos Idosos. E o baile de confraternização, o último de 2012, acontece em 30 de novembro, na Colônia Murici. “Vamos dançar, conversar, dar boas risadas e aproveitar muito todos os eventos, pois estar reunida com estas pessoas é garantia de diversão”, afirmou a primeira-dama, Léa Rodrigues.

Fotos: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Homem rouba pastor e recebe o perdão dentro da Delegacia de São José dos Pinhais

Na manhã de segunda-feira (29), um homem foi preso em flagrante após roubar um veículo no bairro Afonso Pena. Na delegacia, ao saber que o veículo era de uma pastor evangélico, o criminoso entrou em desespero por ter roubado “um homem de Deus”. De joelhos o ladrão clamava: “me perdoe pelo amor de Deus”. O pastor colocou a mão sobre a cabeça e o perdoou. Logo após, o criminoso foi para a cela.

O veículo foi roubado por volta das 8h30, em frente a casa do religioso. A vítima comunicou a Guarda Municipal, instantes depois os guardas encontraram um casal com o carro. Uma mulher xingou os guardas e também foi detida por desacato a autoridade. 

Fonte: GuiaSJP

Seis ladrões rendem vigilante e explodem caixa eletrônico

Seis homens armados explodiram um caixa eletrônico de uma agência bancária em uma empresa de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, durante a madrugada desta segunda-feira (29). De acordo com a Polícia Militar (PM), os assaltantes renderam o vigilante antes de explodir o equipamento. Após a explosão, eles fugiram com o dinheiro e com as armas e o colete balístico do funcionário. Ele não ficou ferido. A quantia roubada não foi divulgada.

Ainda segundo a PM, até as 7h nenhum dos ladrões tinha sido encontrado.

Fonte: G1PR

Corpo de jovem é encontrado dentro de rio na zona rural de São José dos Pinhais

O corpo foi encontrado por homens que faziam a limpeza no rio Meringuava

O corpo de um jovem foi encontrado dentro do rio Meringuava, próximo a Estrada do Agaraú, na localidade do Agaraú, na zona rural de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba , na manhã desta segunda-feira (29).

Moradores das proximidades ouviram tiros durante a madrugada e hoje pela manhã, funcionários de uma empresa terceirizada que faziam a limpeza do rio, encontraram o corpo preso em alguns galhos.

Na beira do rio havia rastros de sangue, o que aparenta que a vítima tenha sido assassinada e depois arrastada para dentro do rio. O jovem que aparentava ter de 20 a 25 anos estava ferido com um tiro na nuca e como não portava documentos, ainda não pode ser identificado. O rapaz estava vestindo uma calça branca, uma blusa de moleton vermelho e um tênis preto.

A Delegacia de São José dos Pinhais investiga o caso.

Fonte: Banda B

PMDB municipal realiza convenção em São José dos Pinhais



O PMDB municipal de São José dos Pinhais até então presidido por Nedson Karam, realizou sua tradicional convenção municipal na Câmara Municipal, no centro de São José dos Pinhais no último sábado (27), elegendo, a sua nova executiva municipal do partido no município.

A convenção contou com a participação da velha guarda do partido e também com seus novos filiados.

Os dois vereadores eleitos pelo partido em 2012, Dr. Ido e Alberto Setnarsky - Tico, participaram da convenção com seus aliados políticos, os vereadores terão a missão de representar os ideais peemedebistas na Câmara Municipal de São José dos Pinhais a partir de 1º de Janeiro de 2013.

Rocha Loures, ladeado pelos vereadores Dr. Ido e "Tico" Setnarski

Na última eleição em 2008, o PMDB não conseguiu eleger nenhum vereador e não tinha lançado candidato a prefeito, tinha o nome de Karam como candidato a Vice-Prefeito na chapa do PSDB com Leopoldo Meyer concorrendo a Prefeitura, ficaram em segundo lugar, perdendo para Ivan, que se elegeu prefeito. Agora em 2012, o PMDB municipal lançou candidatura própria com Rocha Loures, o candidato conquistou o 2º lugar, na eleição que elegeu Setim prefeito, porém, o partido atingiu um mérito, estar a frente em número de votos do atual prefeito Ivan Rodrigues nestas eleições municipais de 2012.

PMDB é o maior partido do país em número de filiados, é o mesmo partido do vice-presidente da República, Michel Temer, e no Paraná, sua principal liderança é o senador Roberto Requião, ex-governador do Estado, Requião tem cumprido seu papel no senado federal em defender a tão necessária reforma econômica para o Brasil. 

Confira como ficou a nova executiva do PMDB municipal que colocou na presidência Rodrigo Costa da Rocha Loures:

Presidente: Rodrigo Costa da Rocha Loures

Vice: Iwerson Chiuratto

Segundo vice: Ema Maria Zen Karam

Secretário Geral: Luiz Sérgio Gonçalves Cordeiro

Secretário Adjunto: Janete Maria Stocco

Tesoureiro: Joelcio Anísio Milhoret

Segundo Tesoureiro: Rouderlei de Jesus Pereira

Primeiro Vogal: Marcial dos Santos Neto

Segundo Vogal: Luiz Sergio Valle

Foto: Blog do Bronca
Fonte: Jornal Registra

domingo, 28 de outubro de 2012

Concerto didático da Banda Marcial encerra semana pedagógica na área rural

Crianças assistiram concerto da Banda Marcial e conversaram com o contramestre 

A 2ª Mostra Pedagógica da Escola Rural Municipal Lilian Viana, na Campina do Taquaral, área rural de São José dos Pinhais, foi encerrada com um concerto didático da Banda Marcial da cidade. Crianças da escola e comunidade tiveram a oportunidade de conhecer cada instrumento da banda e prestigiaram a apresentação do grupo.

Jeferson Mauda, contramestre da Banda Marcial de São José dos Pinhais, explica que o concerto didático tem o objetivo de divulgar as atividades culturais da cidade e da própria banda. “É importante este tipo de momento, pois queremos despertar a curiosidade das crianças, para que se interessem pela música instrumental. Muitas dessas crianças podem ser nossos futuros músicos”, afirma.

Denise e o marido Geraldo vieram ver os trabalhos do filho Lucas, do 1º ano

A Mostra Pedagógica foi um momento de exposição de todos os trabalhos realizados pelas turmas durante o ano, e contou, além do concerto da Banda Marcial, com uma minifeira do livro. “Essa mostra trouxe os trabalhos que realizamos com o projeto Escola Integral, e foi aberta à comunidade. Tanto que um show da dupla Luiz Guilherme e Eduardo abriu o evento”, conta a diretora da escola, Silmara dos Santos.

Denise Martins e o marido Geraldo da Silva vieram conferir os trabalhos do filho Lucas Martins Gago, aluno do 1º ano, e adoraram a festa. “Viemos ver o trabalho que Lucas fez em grupo e adoramos o show da Banda Marcial, foi ótimo, muito interessante”, afirma. Lucas gostou da festa pela pequena feira do livro, da qual levou um para ler. “Quero ler assim que chegar em casa, parece bem legal”, contou.

Fotos: Diego Dubiginski
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais