Publicidade

domingo, 30 de junho de 2013

Da marchinha ao funk: torcida vê novo baile e provoca Espanha


“Quer jogar? Quer jogar? O Brasil vai te ensinar.” Foi com esse grito, de quem já comemorou cinco títulos mundiais e não vivia uma boa fase desde 2009, que os mais de 70 mil torcedores que compareceram ao Maracanã extravasaram o sentimento de que a seleção brasileira voltou ao topo do futebol mundial. Desta vez, a marchinha “Touradas de Madri”, entoada na última goleada sobre a Fúria, na Copa de 1950 (6 a 1), no mesmo “Maior do Mundo”, deu lugar ao ritmo do funk (na versão de o “Bonde do Tigrão”), que embalou os gritos dos brasileiros que comemoraram o tetracampeonato da Copa das Confederações.

Mas não foram apenas os gritos após o Brasil impor o placar de 3 a 0 que chamaram a atenção no Maracanã. O torcedor “jogou” junto o tempo todo. E já era de se esperar que a pressão sobre a Fúria seria grande. Antes mesmo do apito inicial, as vaias não paravam quando qualquer menção ao time espanhol surgia no telão ou na arquibancada do estádio.

Os atletas da equipe comandada por Vicente del Bosque até tentaram conquistar os torcedores ao acompanhar a cerimônia de encerramento do torneio do banco de reservas. Mas foi em vão. Vaias, vaias e mais vaias. Era a resposta das arquibancadas do Maracanã. Ninguém queria saber do melhor futebol do mundo.

Jogadores fazem a saudação no fim: torcida joga junto com a Seleção rumo ao título (Foto: Agência Reuters)

No hino nacional da Fúria, respeito. Mas bastou o alto-falante cessar para o apupo surgir em todo o estádio. E no Hino Nacional Brasileiro? “Ouviram do Ipiranga...” a plenos pulmões. A cada frase, a entonação era ainda mais alta, e tudo com o consentimento dos jogadores que, abraçados, pareciam buscar ainda mais fôlego para mostrar que todos estavam prontos para jogar juntos.

E, logo nos primeiros minutos, 11 espanhóis pareciam estar encarando mais de 70 mil brasileiros. Aos dois, Fred abriu o marcador e incendiou o estádio. A partir daí, os torcedores passaram a mostrar ainda mais confiança na conquista do título: “O campeão voltou! O campeão voltou!.”

Os torcedores seguiram jogando junto com os 11 de Felipão. Chamavam a Espanha de “timinho” a cada falta e vaiavam o árbitro holandês Bjorn Kuipers após as marcações contra o time canarinho. No fim do primeiro tempo, Pedro recebeu de frente para Julio César e tocou para o gol. David Luiz apareceu de carrinho para cortar. Parecia o segundo gol do Brasil.

- David Luiz! David Luiz – gritavam os torcedores.

Neymar vai comemorar nos braços da torcida o segundo gol da vitória brasileira sobre a Espanha (Foto: EFE)

Mas não poderia faltar o gol do camisa 10. O gol do principal jogador da seleção brasileira na Copa das Confederações. E ele apareceu. Aos 44, Neymar recebeu pelo lado esquerdo e soltou a bomba: 2 a 0. Foi aí que o estádio entrou em êxtase: “Olê, olê, olê, olê, olá, Neymar, Neymar!”.

Foi o clima mais do que favorável para o time descer ao vestiário e ouvir novas instruções de Felipão. Bate-papo que não mudou o estilo de jogo. Marcação forte e contra-ataques rápidos. E, aos dois minutos da etapa final, Fred marcou mais um em lance rápido. O que antes do apito inicial poderia ser uma dúvida, um triunfo sobre a poderosa Espanha, tornou-se realidade. E novos gritos surgiram no estádio. Desta vez, para tripudiar os rivais: “É chocolate!”

Até mesmo a cantora colombiana Shakira foi lembrada pelos torcedores brasileiros. Piqué fez falta dura em Neymar e levou o cartão vermelho. E ele jamais esperou ouvir os gritos da torcida por sua amada na saída do gramado. Mas não era para vangloriar uma boa atuação. E sim para comemorar a expulsão, que facilitou ainda mais a vida da seleção brasileira. A partir daí, o que se viu no Maracanã foi uma grande festa. De funk a sambas-enredos. Tudo era motivo para vibração. E os ecos no estádio no fim não poderiam ser diferentes.

- É campeão! É campeão!


Fonte: Globo Esporte

Caminhoneiro para em posto na BR-376 para ver jogo e leva tiro na cabeça mesmo entregando carteira


Parar em um posto de combustível na BR-376, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, para ver o jogo entre Uruguai x Itália da Copa das Confederações, na tarde deste domingo (30), pode ter custado a vida de um caminheiro de 51 anos. José Renato da Silva Carneiro levou um tiro na cabeça durante um assalto ao posto. Mesmo depois de ter entregado dinheiro aos bandidos, ele foi ferido e morreu no local. Não há informações sobre o paradeiro do grupo.

Quatro homens invadiram o Auto Posto Tio Zico II, na localidade de Contenda, por volta das 15 horas. O grupo estava com um Vectra de cor escura, que foi roubado na noite deste sábado no bairro Afonso Pena, mesmo município. Eles anunciaram o assalto, renderam várias pessoas que estavam dentro da loja de conveniência e roubaram o dinheiro do caixa. O caminhoneiro estava, nesse momento, sentado em um espaço dentro da loja de conveniência assistindo ao jogo de futebol. Um dos assaltantes foi até ele e pediu dinheiro. O trabalhador, segundo testemunhas, tirou a carteira do bolso e entregou ao assaltante, que, mesmo assim, disparou um tiro na cabeça do homem.


Os assaltantes se apavoraram depois do disparo e fugiram. Algumas pessoas afirmam que a arma do assaltante que estava em frente ao trabalhador disparou sozinha, já que no momento do disparo, ele esboçou reação inesperada. O grupo fugiu e a polícia ainda não sabe o paradeiro deles.

A vítima estava com um caminhão carga Iveco com placas de São Bernardo do Campo (SP). O corpo dele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.

Fonte: Banda B

Choque entre veículos



Chuva, velocidade ou imprudência são fatores que colaboram para ocorrências, no mínimo de transtornos. Foi o que verificamos na noite deste sábado dia 29, no cruzamento das ruas Tenente Djalma Dutra e Isabel Redentora, por volta das 19h. Um veículo da secretaria de Esporte e Lazer foi "fechada" por um veículo Kombi que cruzou a preferencial e foi colhida pelo carro da prefeitura de SJP. Com o impacto, a destruição do Fiesta da secretaria ficou bastante danificado, enquanto que a Kombi, mesmo tombando ficou com avarias menores. Felizmente, nenhum dos condutores tiveram ferimento.





Fotos: Niwton Geraldo
Fonte: Jornal Nosso Jornal

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Danny Glover faz política sindical em São José dos Pinhais

Danny Glover: de máquina mortífera a militante sindical

Não, Danny Glover não está velho demais para lutar pelas causas em que acredita. Ao contrário do detetive Roger Murtaugh, personagem que o ator norte-americano interpretou nos quatro filmes da franquia Máquina Mortífera, nos quais vivia a reclamar ao seu parceiro, o também policial Martin Riggs (Mel Gibson), que já tinha passado da idade de enfrentar as agruras de agente da lei, Glover não abre mão da militância. E um dos seus maiores focos no momento é a precária situação dos trabalhadores da indústria automotiva no estado do Mississippi, sul dos Estados Unidos. Mais precisamente dos funcionários da montadora Nissan, instalada no município de Kenton, na região metropolitana deJackson, capital e maior cidade do estado.


Glover, hoje com quase 66 anos, esteve nesta sexta-feira (28) em São José dos Pinhais, onde participou de uma assembleia promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, em frente à fábrica da Renault, que mantém com a montadora japonesa Nissan uma aliança. O ator, cujos pais eram sindicalistas, veio ao Brasil acompanhando uma comitiva formada por trabalhadores da fábrica americana e de sindicalistas da United Auto Workers (UAW), entidade que representa os trabalhadores do setor automotivo nos Estados Unidos e que mantém um intercâmbio com o sindicato curitibano. O motivo da viagem: "aprender" a fazer sindicalismo com os brasileiros.


Em entrevista informal à imprensa antes da assembleia, Glover contou que a situação dos trabalhadores da Nissan é muito grave. "As montadoras se instalaram nos estados do sul dos EUA, mais pobres e rurais, com uma população mais dócil, e, por conta da rígida legislação estadual do Mississippi, que desestimula a atividade sindical, exploram a mão de obra local. Aqui no Brasil o sindicalismo, os metalúrgicos, têm um histórico de militância, lutas e conquistas. Tanto que um deles se tornou presidente da República", disse, referindo-se a Luiz Inácio Lula da Silva.


Fonte: Gazeta do Povo

Rosilete dos Santos se despede do boxe com vitória e homenagens

A boxeadora paranaense Rosilete dos Santos fechou a carreira profissional com chave de ouro durante a noite desta sexta-feira. Em um evento rodeado de homenagens e emoções, a lutadora conseguiu superar a argentina Silvia Beatriz Lescano, de 33 anos. Com 38 anos, Rosilete conquistou a sua 29ª vitória profissional na carreira e recebeu o cinturão emérito da Wiba (Women´s International Boxing Association).

A despedida da boxeadora foi no Ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais. Apesar do local não ficar lotado, Rosilete foi cercada de carinho pelos seus fãs e amigos, além de receber homenagens de vários políticos, como a Prefeitura de Curitiba e Governo do Paraná.

Rosilete dos Santos teve dificuldades para nocautear Silvia Lescano 

No ringue, a paranaense conseguiu superar a adversária, que tem um currículo regular no boxe feminino. Após cinco rounds equilibrados, mas com uma superioridade maior para a brasileira, a luta foi decidida no sexto round, quando o técnico da argentina pediu o término do duelo. Foi a 15ª vitória de Rosilete por nocaute técnico na carreira.

- Foi uma luta que esperava uma facilidade maior e acabou sendo mais complicada. Ficou como última lição, que sempre passo que não pode menosprezar o adversário. Ao mesmo tempo foi rápida, pois quando estava me aquecendo, a luta já terminou. Foi a última, agora acabou.

A data escolhida foi simbólica pois nesta sexta-feira Rosilete fez aniversário e recebeu de presente a última vitória a carreira. O próximo passo da ex-lutadora é seguir no caminho do boxe, ajudando crianças carentes a seguir na modalidade, além de administrar a academia que tem juntamente com o seu marido - também ex-lutador Macaris do Livramento.

- Saio com a sensação de dever cumprido, feliz pela luta, pela vitória e com uma alegria imensa. Entrei no ringue sorrindo e saio sorrindo. A vontade de chorar existe, mas não quero fazer isso no meio de tantos fãs maravilhosos - completou.

Roseilete dos Santos fechou uma carreira de 12 anos de dedicação ao esporte, 50 lutas – 34 como profissional e 16 como amadora –, 43 vitórias e um cinturão emérito da WIBA (Women´s International Boxing Association).

Fonte: Globo Esporte

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Atriz mirim faz doação na campanha “A Loja Vazia” do Shopping São José


A atriz mirim Jesuela Moro fez uma doação para a campanha A Loja Vazia, do Shopping São José, que tem o objetivo de recolher agasalhos neste inverno. O Shopping está replicando a ação, realizada pelo shopping VillaLobos, em São Paulo, e criada pela agência Loducca. A campanha consiste na montagem de uma loja vazia no shopping, onde, ao invés de comprar, os clientes podem colocar roupas nas prateleiras e cabides vazios. A cada dia, a loja vai se preenchendo, com as doações recebidas. As roupas serão recolhidas pelos quatro Rotary Clubs de São José dos Pinhais e doadas para a APAE do município e para o Patronato Santo Antônio. A loja Vazia ficará disponível para doações até o dia 14 de julho.

Fonte: Excom

Incendiário saca arma, manda todos saírem e coloca fogo dentro de ônibus em São José dos Pinhais

Um ônibus da empresa Guamirim foi destruído pelas chamas em um possível ato de vandalismo que aconteceu no final da noite desta quarta-feira (26), em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O veículo ficou completamente destruído, mas ninguém ficou ferido.

O coletivo estava próximo do ponto final do Jardim Libanópolis, na Rua João de Oliveira Filho, no Bairro Borda do Campo, quando um passageiro embarcou. Depois de alguns pontos, ele sacou uma arma, mandou todos que estavam dentro sair e ateou fogo.

“Dentro do ônibus estavam um passageiro, o motorista e o cobrador. Eles contaram que o homem tirou vários produtos incendiários de dentro de uma mochila e disse que era para todo mundo sair porque ele iria queimar tudo. Ele não pediu dinheiro nem nada, segundo os relatos. Em pouco tempo o ônibus ficou completamente destruído”, relatou o Tenente Cason, do 17° Batalhão da Polícia Militar.

A principal hipótese da polícia é de que tenha sido um ato isolado de vandalismo, ainda sem explicação. “Havia uma caminhonete branca que, ao que parece, estaria dando cobertura ao incendiário. A Polícia Civil esteve no local e vai abrir um inquérito para investigar o que aconteceu. Por enquanto, não há explicação para o incêndio, a não ser puro vandalismo”, completou o tenente.

A polícia pede ajuda da população. Quem tiver alguma informação sobre o atentado deve procurar a delegacia local ou ligar de forma anônima para o telefone 197.

Último caso

Em abril, um ônibus de transporte coletivo de São José dos Pinhais foi incendiado na Rua Pedrina Costa Vinski, no bairro Jardim Itália. Três homens que estavam em um carro branco barraram a passagem do veículo, mandaram os passageiros e o motorista descerem e atearam fogo no ônibus. Ninguém ficou ferido.

Dias depois, Claudinei Miranda Brites, 30 anos, foi detido no Hospital Evangélico, em Curitiba, com a perna queimada. Ele foi apontado como suspeito de ter ateado fogo no ônibus com o auxílio de dois parceiros.

Fonte: Banda B

Vereadores reúnem-se com secretário de esporte e lazer


O Vereador Leandro da Nifer, compareceu para a reunião com os vereadores, na manhã dessa terça-feira (25). A reunião teve como convidado principal o secretário municipal de esporte a lazer, Thiago Buhrer, onde a pauta do encontro foi os gastos realizados com a Festa do Pinhão.

A festividade, que volta para o calendário do município este ano, será realizada nos próximos dias 5, 6 e 7 de julho, no Caminho do Vinho e contará com a presença de artistas renomados. Segundo o secretário, o terreno, de 44 mil m², é de propriedade da prefeitura e toda renda será revertida para a Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. “Além disso, temos todas as autorizações exigidas pelos bombeiros, um forte esquema de segurança e teremos transporte coletivo saindo dos principais bairros da cidade”, explicou Thiago.


O vereador Leandro da Nifer elogia o secretário Thiago e diz que ele foi feliz ao escolher os artistas, uma vez que as bandas e duplas que irão se apresentar encontram-se em um momento especial na mídia, exemplo disso é o grupo Só para Contrariar que volta com sua formação original após tantos anos longe dos palcos. Com relação ao valores da Festa do Pinhão, o vereador Leandro da Nifer relata confiar na APAE pelo fato dos valores serem auditados e apresentados em audiência pública as despesas e as receitas. 

A maior preocupação dos vereadores era a polêmica surgida nas redes sociais a respeito dos gastos realizados pela prefeitura, principalmente porque os termos de cooperação técnica não passaram, ainda, por análise e aprovação da Câmara. “Os contratos já estão na comissão de constituição e justiça e, o mais rápido possível, passaremos para as comissões de lazer e finanças para seus pareceres, mas acredito que está tudo correto”, disse o vereador professor Assis, presidente da CCJ.

Em relação às prestações de contas, o vereador Luiz Paulo sugeriu que a Apae faça um pronunciamento na imprensa para mostrar a situação da entidade e o plano de aplicação dos recursos obtidos com a festa. Para Alberto Setnarsky, com aprovação dos demais vereadores, as informações deveriam ter chegado a Câmara com mais antecedência. “Temos que ter mais afinidade com o executivo, pois só agora estamos sendo informados sobre os gastos e demais detalhes que a população nos questiona”, afirmou.

Os presentes também demonstraram apoio a realização da festa, que era uma das reivindicações da comunidade na última eleição municipal. O presidente Sylvio Monteiro agradeceu a presença e os esclarecimentos prestados por Thiago Buhrer. “Desde que assumi a presidência tenho convidado os secretários para que possamos saber o que cada um está fazendo e, neste caso em especial, em relação à Festa do Pinhão”, finalizou o vereador.

Fonte: Blog do Vereador Leandro da Nifer

Quadrilha é detida com armas e cargas roubadas em São José dos Pinhais


Os suspeitos foram flagrados com armas e, em uma residência, na Planta São Marcos, os policiais encontraram diversos objetos roubados. Foram presos o Erinelson Assunção, Eliandro Assunção, Ismael Rolf, Luiz Fernando da Silva e Jean Marcos Cardoso.

Clique para assistir os videos

Fonte: Na Tela do 190 

Preso suspeito de matar por encomenda em SJP

José Luiz de Souza, 29 anos, foi preso na manhã de ontem, em São José dos Pinhais, suspeito do assassinato de Jonatan Carlos Swiech, 18 anos, morto a pedradas numa chácara da Rua Alda Didi Baptista, em Borda do Campo. O jovem teve a orelha arrancada. Ele foi encontrado na casa de José, na Estrada da Roseira. Ele nega o assassinato, mas, segundo a polícia, várias testemunhas afirmaram que ele esteve na cena do crime.

Coxinha

De acordo com as investigações, o crime ocorreu por ciúmes. Em uma festa, Jonatan deu uma coxinha na boca de sua tia,namorada de Valmir de Souza Garret, 26 anos, o “Feinho”. Ele não teria gostado da atitude de Jonatan e teria encomendado a morte do rapaz. A polícia prendeu “Feinho” e, de acordo com o superintendente da delegacia local na época, Clóvis Pinheiro, o detido confessou o crime.

“Feinho” contou à polícia que ofereceu 15 gramas de cocaína a José e outros três rapazes para matarem Jonatan. Caso eles trouxessem a orelha da vítima, ganhariam uma corrente de prata. O nome dos outros três suspeitos não foi divulgado.

Fonte: Paraná Online

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Vereador Leandro da Nifer na 37ª Sessão Ordinária fala sobre o descaso sofrido pela população de São José dos Pinhais.

Vereador Leandro da Nifer fala sobre o descaso sofrido pela população de São José dos Pinhais.
Veja o vídeo abaixo.


Fonte: Blog do Vereador Leandro da Nifer

Corpos carbonizados dentro de carro incendiado

Os dois corpos, provavelmente, são do sexo masculino.

Dois corpos carbonizados foram encontrados dentro do porta-malas de uma Parati, em um matagal na Avenida das Indústrias, Jardim Santana, em São José dos Pinhais, por volta das 23h de terça-feira (25).

Os cadáveres ainda estavam em chamas quando uma pessoa passou pelo local e avisou os Bombeiros e a Polícia Militar. Os bombeiros apagaram o fogo, que já tinha consumido parcialmente a Parati placa BMN-9174, e quase que completamente os dois corpos, provavelmente do sexo masculino.

O veículo está registrado em um endereço do município de Pinhais, mas o proprietário garante que já vendeu esse carro no ano passado e o novo dono não transferiu.

O novo dono ainda não foi identificado. O veículo não tinha nenhuma dívida administrativa, nem alerta de furto ou roubo. Nas delegacias de Pinhais e São José dos Pinhais não foi registrado nenhum boletim de ocorrência de pessoa desaparecida que tenha alguma característica dos corpos encontrados.

Fonte: Paraná Online

SETRAB em parceria com a Tigre oferece curso de sistema hidráulico



A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB) da Prefeitura de São José dos Pinhais está realizando, no Ginásio Ney Braga, um curso profissionalizante gratuito de instalação hidráulica, em parceria com a Tigre. e é abordado

O curso aborda todo o sistema hidráulico – água quente, água fria, esgoto e pluvial -, tem duração de quatro dias e é dividido em dois turnos: tarde – das 13 horas às 16 horas – e à noite – das 18 horas as 21 horas. Cerca de 50 pessoas estão participando da qualificação – entre esses, 10 são servidores públicos – que preencheram uma ficha de inscrição na sede da SETRAB.

As aulas – teóricas e práticas – acontecem dentro de uma carreta da própria Tigre, e que percorre o Brasil todo em busca de parceria com órgãos públicos e espaço para ofertar o curso e divulgar seus produtos. O município foi agraciado com o curso, e a Prefeitura cedeu o espaço para a realização do mesmo.

O encerramento do curso acontece nesta quinta-feira (27) e os participantes receberão da SETRAB o certificado de conclusão do curso.

Serviço

Na Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais o cidadão encontra cursos profissionalizantes gratuitos o ano inteiro, além do serviço de busca de emprego, o serviço de seguro desemprego e o Programa de Economia Solidária

Confira: toda a semana é publicado um boletim com a relação de vagas e cursos disponíveis na Agência do Trabalhador.

SETRAB – Endereço:

Agência do Trabalhador (SINE) – São José dos Pinhais

Avenida Rui Barbosa, nº 9244 – Centro – Telefone: (41) – 3283-6800

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Vereadores pedem solução imediata para enchentes


A chuva constante que tem atingido todo o estado e, consequentemente, várias regiões de São José dos Pinhais, foi motivo de debate na sessão ordinária da Câmara Municipal dessa terça-feira (25). Os vereadores cobraram soluções imediatas e definitivas para o problema.

Abriu a discussão o vereador Onildo, que lembrou das enchentes ocorridas em 2009 e defendeu a prevenção a esses desastres. “A situação se repete porque as medidas são paliativas, temos que nos organizar para prevenir os alagamentos, pois no momento do ocorrido não há muita coisa que se possa fazer”. O vereador pediu a retirada imediata de famílias residentes em áreas de risco nos jardins Carmen e Fabíola, região do São Marcos. Ainda, segundo Onildo, é necessária a construção de novo canal extravasor na localidade. Ele citou como exemplo o bairro Cidade Jardim, que sofreu durante anos com enchentes e teve o problema resolvido definitivamente com a construção desses canais.

O vereador Gilberto Mello, que atua na mesma região de Onildo, também demonstrou preocupação com a situação das famílias. “Dependemos muito da ajuda das secretarias e da vigilância sanitária, pois a comunidade tem sofrido muito. Nós, vereadores, conhecemos o problema de perto, pois estamos mais próximos ao povo”, disse.

A população do Guatupê e Ipê também foi bastante atingida pela chuva e o vereador professor Abelino visitou várias famílias em situação de risco. Segundo ele, algumas casas que nunca haviam sido atingidas estavam alagadas e, de acordo com moradores, o motivo é o lixo jogado por empresas de Piraquara nas margens do rio Itaqui. “Vamos visitar a prefeitura desse município e pedir a limpeza das margens do rio”, disse. Abelino também comentou que já havia apontado necessidade de solução para enchentes em seu primeiro mês de mandato e não foi atendido.

Ainda fizeram uso da palavra o vereador Leandro da Nifer, para cobrar efetividade dos secretários municipais, e a vereadora Nina Singer que pediu ações solidárias por parte da população para ajudar as famílias atingidas. Por fim, a vereadora Mari Temperasso comentou o protesto realizado na Borda do Campo para exigir solução aos alagamentos que atingem a região todos os anos.

Fonte: Câmara Municipal de São José dos Pinhais

CONFIRMADO: PEC 37 é rejeitada pela Câmara


A Câmara dos Deputados derrubou nesta terça-feira (25), por 430 votos a nove (e duas abstenções), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impedia o Ministério Público de promover investigações criminais por conta própria. O texto da chamada PEC 37 (entenda) previa competência exclusiva da polícia nessas apurações. Com a decisão da Câmara, a proposta será arquivada.

Pela proposta de alteração na carta constitucional, promotores e procuradores não poderiam mais executar diligências e investigações próprias – apenas solicitar ações no curso do inquérito policial e supervisionar a atuação da polícia. A rejeição da proposta era uma das reivindicações dos protestos de rua que se espalharam em todo o país.

Antes de iniciar a votação nominal, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), fez um apelo para que a proposta que limita o MP fosse derrotada por unanimidade.

“Tenho o dever e a sensibilidade de dizer a esta casa que todo o Brasil está acompanhando a votação desta matéria, nesta noite, no plenário. E por isso tenho o dever e a sensibilidade de declarar, me perdoe a ousadia, que seria um gesto importante, por unanimidade, derrotar essa PEC”, disse.

A votação foi acompanhada por procuradores e policiais, que ocupavam cadeiras na galeria do plenário da Câmara. Conduzidos pelo líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), promotor de Justiça licenciado, parlamentares tucanos ergueram cartazes no plenário contra a PEC 37. As cartolinas estampavam “Eu sou contra a PEC 37. Porque não devo e não tenho medo da investigação. A quem interessa calar o MP?”, indagava o manifesto.

Ao abrir a sessão extraordinária, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que era necessário votar a PEC 37, mesmo sem acordo.
“Lamentavelmente chegamos a 95% de acordo. Faltaram 5% para concluirmos um texto. Esta Casa demonstrou sua vontade de estabelecer um perfeito entendimento entre o Ministério Público e os delegados. Mas na hora que não foi possível, isso não poderia ser pretexto para não votar a PEC. Ela não poderia ficar pairando”, disse.

Henrique Alves disse ainda “ter certeza” de que os parlamentares voltariam a proposta pensando no que seria melhor para o país.“ Tenho certeza de que cada parlamentar estará votando de acordo com a sua consciência, para o combate à corrupção, o combate à impunidade”, disse

Em discurso no plenário, o líder do PSOL na Câmara, Ivan Valente (RJ), destacou o papel das manifestações populares na derrubada da PEC 37. “Lá na CCJ da Câmara a maioria dos deputados era a favor da PEC 37. A maioria desse plenário era a favor da PEC 37. [...] Essa PEC vai ser derrubada pelo povo nas ruas”, afirmou.

A maioria dos partidos orientou as bancadas para rejeitar a proposta. “A bancada do Democratas vai votar em sua ampla maioria, senão na sua totalidade, para derrotar a PEC 37. Mas aos colegas que votarem favoravelmente a ela, o meu respeito, porque eu respeito qualquer parlamentar no momento da sua decisão e votação”, disse o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO).

Ao defender a rejeição da PEC 37, o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), afirmou que o partido quer dar uma reposta às manifestações.

“Ninguém quer acabar com o poder de investigar. Todos nós queremos que todos investiguem. Queremos dar uma resposta à sociedade, uma resposta às ruas. Não queremos que nenhuma criminalidade fique sem investigação”, afirmou.
Autor da PEC lamenta 'rótulo'

O autor da proposta, deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), foi o único a defender o texto no plenário. Ele afirmou que a PEC 37 foi rotulada de forma “indevida” como sinônimo de “impunidade”.

“Essa PEC tramitou nesta Casa com 207 assinaturas, foi aprovada na CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], foi aprovada na comissão especial. Lamentavelmente, num acidente de percurso, a PEC foi rotulada e alcançada por um movimento que nada tem a ver com sua propositura. Não é verdadeiro o rótulo de impunidade da PEC”, afirmou.

Fonte: Nação Jurídica

terça-feira, 25 de junho de 2013

Número de desalojados pela chuva passa dos 15 mil na Grande Curitiba

14 mil pessoas estão desalojadas em SJP

As chuvas que caem no Paraná desde a semana passada já deixam 15.181 pessoas desalojadas na Grande Curitiba, segundo o último boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, no final da tarde desta terça-feira (25). Deste número, 14 mil são moradores em São José dos Pinhais, sendo eles 10 mil estão desalojados e 100 desabrigados. 

Até as 18h de hoje, 64.504, em 34 municípios, já haviam sido afetadas pelas chuvas. 

As principais causas apontadas pela Defesa Civil nos problemas são alagamentos, inundações e deslizamentos. Para conferir o boletim completo clique aqui.

Doações:

- Sede da Guarda Municipal: Rua Veríssimo Marques, 500.

- Bombeiros Centro: Visconde do Rio Branco, esquina Alcídio Vianna, próximo ao Supermercado Muffato.



- Bombeiros Afonso Pena: Av. Rui Barbosa, nº. 4995 ao lado do Terminal Afonso

Foto: Antônio Nascimento 
Fonte: Banda B

Comerciante é baleada em tentativa de assalto


Comerciante foi baleada dentro de sua panificadora.
Tentativa de assalto a um estabelecimento comercial, em São José dos Pinhais resultou em uma mulher ferida, por volta das 15h desta segunda-feira (24). O crime aconteceu na Panificadora e Confeitaria Fênix, na Rua Anneliese Gellert Krigsner, na Vila Iná, quando dois homens chegaram ao estabelecimento em um Gol Preto.

Um deles, que aparentava se adolescente, invadiu o comércio empunhando um revólver calibre 22. Verônica Weidgerannt, 50 anos, que estava atrás do balcão, jogou uma calculadora na direção do rapaz, que atirou e acertou a barriga da vítima.

Em seguida, ele fugiu sem levar nada. Verônica, esposa de um policial civil, foi socorrida pelo Siate e encaminhada em estado grave ao Hospital Cajuru.

Fraco

Rapidamente, policiais militares do 17.º Batalhão e guardas municipais chegaram ao local, conversaram com testemunhas, mas tinham poucas informações sobre os assaltantes. “O revólver usado no crime quebrou depois do disparo”, disse o guarda municipal Everton.

A delegacia do município está atrás de imagens do sistema de monitoramento de residências e empresas da região, para tentar identificar o carro e os bandidos.

Fonte: Paraná Online

SJP possui apenas 7 km de ciclovias

Projeto em obras na Rua Rocha Pombo / Av. das Torres terá ciclovia

São José dos Pinhais possui apenas sete quilômetros de ciclovias e tem uma frota de mais de 150 mil veículos, sem contar o número circulante que vem de outras cidades diariamente, como de Curitiba. A alternativa de transporte considerada mais eficiente é a bicicleta, que alia mobilidade e exercício físico de baixo impacto. Em grandes capitais pelo mundo, como Amsterdã na Holanda, e Paris na França, os governos dispõem aluguel de bikes a um custo muito baixo onde se encontram milhares de quilômetros de ciclovias. A mobilidade será tema de palestra do coordenador do Programa Ciclo Vida, José Carlos Belotto, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizada amanhã (26), às 19h, na Subseção São José dos Pinhais da OAB-PR.

O pequeno trecho de ciclovia da cidade contempla o Parque Linear do Ressaca entre a Avenida Rui Barbosa e o Parque São José dos Pinhais. Com as obras das trincheiras da Avenida das Américas e a segunda parte da obra do Parque Linear do Ressaca, em direção ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, o número de ciclovias vai aumentar.

Apoio
Sanjo Bikers
Subseção SJP/OAB-PR – Rua Paulino Siqueira Cortes, 1289,
centro de São José dos Pinhais. Informações 3035-1800.

Divulgação
PautaSJP.com

Contato
Jornalista Marcos Rosa Filho (41) 9641-9674 / 3058-4192
www.pautasjp.com / e-mail - pauta@pautasjp.com

Fonte: PautaSJP

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Alagamento vs Muita Lama

Desabrigados no Jardim Independência devido as fortes chuvas pedem ajuda:















A lama tomou conta do Jardim Fátima devido as fortes chuvas e moradores indignados usam placas de candidatos a vereadores para fechar rua cheia de lama:




Fotos: Amigos do Facebook da Moninha Piovezan

Chuva afeta 42 mil pessoas no Paraná

As fortes chuvas dos últimos dias afetaram mais de 42 mil paranaenses desde a quarta-feira (19) da semana passada, segundo o boletim divulgado pela Secretaria da Defesa Civil, com dados atualizados ao meio-dia desta segunda-feira (24). Esse número corresponde a todos os que foram afetados de alguma maneira, incluindo as que ficaram sem energia elétrica.

Há previsão de chuva até esta quarta-feira. Nesse período, a Defesa Civil vai permanecer em alerta, segundo o tenente Marcos Vidal da Silva Junior. Mais de 6 mil pessoas permanecem desalojadas em todo o estado até esta segunda-feira, sendo que 5 mil são moradores de São José dos Pinhais. De acordo com o tenente Vidal, as pessoas estão retornando aos poucos às suas casas, mas a previsão de chuva para os próximos dias faz com que muitos esperem o clima normalizar para voltar pra casa.

Fonte: PasseiAki

Secretaria Municipal de Trabalho divulga mais de 900 vagas


A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB), divulga toda semana a relação de vagas e cursos disponíveis na Agência do Trabalhador. Confira o informativo para o período que vai de 25 a 30 de junho, com 991 vagas disponíveis, além de inscrições gratuitas para cursos profissionalizantes.

A SETRAB lembra que é possível ver as vagas disponíveis para cada perfil pela internet, bastando fazer a atualização e habilitação do cadastro na Agência do Trabalhador, que atende aproximadamente 500 pessoas por dia.

Menor Aprendiz – 14 e 15 anos – Masculino / Feminino

40 vagas (Atendente de Lanchonete)

Pessoas Portadoras de Deficiência (PPD)– 120 vagas

Vagas Especiais:
Médico Pediatra
Advogado
Professor
Nutricionista
Analista Contábil
Técnico Eletromecânico
Técnico de Manutenção de Equipamentos de Informática
Programador de Internet
Engenheiro de Alimentos
Impressor Flexográfico
Auxiliar Técnico em Controle de Qualidade
Assistente de Controladoria
Mestre de Obras
Ferramenteiro
Fresador
Corretor de Imóveis

Outras Vagas:
Pintor de Automóveis
Polidor de Autos
Ajudante de Carga e Descarga
Lavador de Veículos
Motorista Carreteiro
Motoboy.
Pintor de Obras
Pedreiro
Servente de Obras
Encanador
Carpinteiro
Marceneiro
Eletricista
Armador de Ferros.
Operador de Telemarketing
Atendente de lanchonete
Vendedor Interno
Operador de Caixa
Repositor de Mercadoria.
Frentista
Vigia
Coveiro
Padeiro
Jardineiro
Auxiliar de Linha de Produção

Na Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais o cidadão encontra além do serviço de busca de emprego, o serviço de seguro desemprego, cursos de qualificação e Programa de Economia Solidária.

SETRAB – Endereço:

Agência do Trabalhador (SINE) – São José dos Pinhais

Avenida Rui Barbosa, nº 9244 – Centro – Telefone: (41) – 3283-6800

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Comissão de educação, cultura, esporte e lazer da Câmara pede informações sobre Festa do Pinhão


A comissão de educação, cultura, esporte e lazer da Câmara Municipal reuniu-se, a convite do seu presidente, vereador professor Abelino, na manhã dessa segunda-feira (24), com o secretário da pasta Thiago Buhrer. A pauta do encontro foi o esclarecimento de dúvidas sobre gastos públicos efetivados para realização da Festa do Pinhão.

A principal dúvida da comissão, também composta pelos vereadores Luiz Paulo e Lucia Stoco, era sobre os gastos com as bandas que, segundo informações de redes sociais, serão contratadas pela Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do município. “Queremos saber se a prefeitura deu cheque-calção às bandas ou se foi a Apae, queremos ter acesso aos documentos e termos de cooperação técnica”, disse o vereador Abelino. Segundo Thiago Buhrer, a prefeitura não deu cheques-calção como garantia, pois a Apae assinou contrato com a empresa Disk Ingresso, responsável por toda logística dos ingressos e garantia aos artistas.

O vereador também questionou a respeito dos materiais de divulgação e locação do local onde será realizada a festa. “Toda divulgação será paga pelos patrocinadores, entre eles, a Coca Cola. Já o terreno, no caminho do vinho, é de propriedade do executivo e a comida vendida no evento será de responsabilidade de 10 entidades do município”, explicou o secretário, que providenciará todos os documentos relativos à festa para apreciação dos vereadores. Thiago afirmou que com os shows, que serão pagos com o valor arrecadado pela festa, serão gastos cerca de 200 mil com cada uma das três atrações principais e mais 25 mil com as demais bandas, no total. Apenas se a renda da festa não atingir o esperado é que a prefeitura cobrirá o excedente.

“Convocamos esta reunião porque a festa acontece daqui a duas semanas, já há divulgação e venda de ingressos, no entanto, as comissões de lazer e de finanças não receberam os termos técnicos de cooperação para devida avaliação e aprovação, por isso ficamos preocupados. Não queremos impedir sua realização, mas devemos dar uma satisfação aos cidadãos que nos questionam a respeito”, finalizou Abelino. Além dos já citados, também estavam presentes o vereador Luiz Monteiro e os representantes da APAE, Hélio Nascimento, Rori Mendes Correa e Nelson Sottomaior.

Fonte: Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Defesa Civil arrecada donativos para as vítimas dos alagamentos



A Defesa Civil de São José dos Pinhais está arrecadando donativos para as vítimas dos alagamentos que atingiram diversos bairros o município. Desde sexta-feira (21) a equipe de Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e demais secretarias municipais da Prefeitura de São José dos Pinhais estão trabalhando em socorro e auxilio às vítimas dos alagamentos decorridos das fortes chuvas dos últimos dias.

Diante dos alagamentos muitas famílias atingidas preferiram ir para a casa de parentes e amigos até poder retornar as suas residências, e receberam apoio da Prefeitura para o deslocamento.

Como a água já baixou na maior parte dos locais atingidos (Borda do Campo, Guatupê, São Judas Tadeu, Miringuava e Independência), aos poucos as pessoas estão voltando para suas casas. Com o retorno das chuvas a Defesa Civil continua monitorando estas regiões.

Agora o trabalho da Prefeitura está sendo o de prestar apoio aos atingidos, através de fornecimento de alimentação pronta, além da identificação de necessidades e encaminhamentos de donativos.

Para otimizar o atendimento da Defesa Civil de São José dos Pinhais e comunicar situação de alagamentos basta ligar 153, informando a situação e localidade que as equipes irão prestar todo o atendimento necessário.

Quem quiser ajudar os atingidos com alimentos não perecíveis, colchões, cobertores, roupas de cama, material de limpeza, roupas, móveis e eletrodomésticos, basta deixá-los nos três pontos de arrecadação em São José dos Pinhais:

- Sede da Guarda Municipal: Rua Veríssimo Marques, 500.

- Bombeiros Centro: Visconde do Rio Branco, esquina Alcídio Vianna, próximo ao Supermercado Muffato.

- Bombeiros Afonso Pena: Av. Rui Barbosa, nº. 4995 ao lado do Terminal Afonso

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Tijoladas contra bombas de gás lacrimogêneo no Portal de SJP

 
Manifestantes negociam bloqueio com a Polícia Militar

A Polícia Militar foi paciente durante mais de cinco horas de protestos dos manifestantes de São José dos Pinhais ontem (22), até o segundo bloqueio da Avenida das Torres que causou um enorme congestionamento nos dois sentidos da via. Quando a tropa de choque chegou acabou o protesto.

Manifestantes correram para o Parque São José dos Pinhais e foram embora pela margem do Parque Iguaçu em direção a Avenida das Américas. Eles chegaram a jogar pedaços de tijolos nos policiais frente as bombas com gás lacrimogêneo.

Fonte: PautaSJP

XI Noite da Polenta Regada a Vodka

Clique na imagem para ampliar
 

São José dos Pinhais garante a vaga na fase final no futebol

Não faltaram gols na grande final do futebol da fase regional dos 56º Jogos Abertos do Paraná (JAPs), divisão B, que estão sendo disputados em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Campo Largo e São José dos Pinhais fizeram um jogo com nove gols e muita emoção, nem o frio foi capaz de esfriar a partida, e em meio a tanto gols, São José dos Pinhais conseguiu segurar a vantagem mínima e venceu por 5 a 4. Com vitória, além da medalha de ouro foi também foi garantida a vaga na fase final dos JAPs, divisão B, que será realizada entre os dias 23 e 29 de agosto em Arapongas.

Na decisão do terceiro lugar Campo Magro venceu Matinhos por 2 a 1.

Confiram quais são foram deste domingo (23) e a classificação final do futebol em Campo Largo

Domingo – 23/06/2013

Estádio Municipal Alexandre Lanik

Decisão do 3º lugar

Campo Magro 2 x 1 Matinhos – MB

Final

Campo Largo 4 x 5 São José dos Pinhais – MB

Classificação Final

1º - São José dos Pinhais - Classificado para a fase final
2º - Campo Largo
3º - Campo Magro

A fase regional dos Jogos Abertos do Paraná, é realizada pela Secretaria de Estado do Esporte, conta com a parceria das prefeituras municipais e Escritórios Regionais do Esporte.


Fonte: Secretaria Estadual do Esporte