Publicidade

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Investigadores já sabem quem matou menina com estaca cravada na boca

Os investigadores da Delegacia de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, já tem os nomes dos responsáveis pela morte brutal da adolescente Ana Carolina Mioto, de 17 anos, no último dia 14. Falta apenas o Judiciário do município decretar a prisão preventiva dos suspeitos, para que eles, que ainda tem as identidades mantidas em sigilo para não atrapalhar as investigações, sejam encaminhados à cadeia.


Em entrevista nesta quarta-feira (31), o superintendente Clóvis Pinheiros, da regional de São José, destacou que a motivação para o crime é mesmo uma briga entre gangues rivais. “A adolescente havia mudado recentemente ao Jardim Carmem, antes disso, morava na Planta São Marcos. Ela fez amizades na São Marcos e construiu laços por lá. Então, recentemente se mudou para o lado rival e acabou sendo morta com uma estaca na boca, porque ela seria uma informante”, destacou o policial.

A expectativa da polícia é que nos próximos dias os acusados sejam colocados atrás das grades.

A Rivalidade
Quem vai sentido Santa Catarina pela BR-376 encontra em São José dos Pinhais, ao seu lado esquerdo, a Planta São Marcos, já do direito, o Jardim Carmem. Uma rivalidade antiga entre as gangues opostas, que comandam o tráfico de drogas na região, já vitimou várias pessoas.

No dia 03 de junho deste ano, por exemplo, um homem foi executado na frente dum bar. Já no dia 17 de fevereiro, um rapaz levou a namorada para a aula e acabou sendo morto. Em quase todas as ocasiões os assassinos saíram comemorando pelas ruas. 

Fonte: Banda B

Dupla presa por roubo era investigada por triplo homicídio

Altair Rocha, o “Pezão”, 33 anos, e Carlos da Silva, o “Graxa”, de 25, foram presos por roubo, mas já eram investigados por um triplo homicídio.


De acordo com as investigações da Delegacia de São José dos Pinhais, eles estavam acompanhados de outras duas pessoas quando invadiram uma oficina mecânica no bairro Guatupê e mataram Carlos Eduardo Beraldo da Rosa, 18 anos, Jeferson Eduardo Tavera, 17, e João Paulo Ferreira da Rosa, 33. As vítimas estavam reunidas em um churrasco. O corpo de João Paulo foi deixado em Piraquara.

Segundo o delegado Gil Tesseroli, o crime foi motivado por uma disputa por pontos de tráfico de droga. Autores e vítimas eram de grupos rivais. Outros dois integrantes da quadrilha permanecem foragidos.

Fonte: CGN Notícias

Usuário é pego fumando crack e para se livrar entrega o paradeiro do traficante

Durante a manhã desta quarta-feira (31), policiais militares faziam o patrulhamento nas ruas de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, quando avistaram um homem consumindo crack. O usuário estava com algumas pedras da droga, mas antes de ser levada a delegacia, disse que poderia informar aos policiais o paradeiro do traficante.





“Era perto das 5h30 da manhã quando encontramos este dependente químico. Para não ser autuado por tráfico, ele disse que entregaria o traficante”, contou o cabo Alexandre Muller do 17º Batalhão da PM.

Em posse do endereço, a equipe seguiu para o bairro Cidade Jardim e na rua Juiz Danilo Bertolim Brecona encontrou a residência indicada pelo usuário. Dentro da casa, foi preso Sebastião Everaldo da Silva, 28 anos, conhecido como “Bastião”.

Com ele a polícia apreendeu mais pedras de crack e R$ 500,00 em notas miúdas, caracterizando ainda mais a situação de tráfico. O detalhe é que Bastião havia deixado a cadeia no último dia 16 de agosto e já estava vendendo drogas novamente. Ele foi encaminhado para a Delegacia da cidade.

Fonte: Banda B

Os extraterrestres vão invadir o Shopping São José

O Shopping São José recebe amanhã (31) um evento cheio de suspense e mistério. Personagens de arrepiar, baseados em mitos e no imaginário popular, vão fazer parte de um cenário curioso e espantador, o Invasão Alienígena, que acontece até dia 02 de outubro. 


O espaço temático, localizado no piso L2, traz um labirinto com inúmeros corredores que reservam aos participantes muitas surpresas como luzes, passagens secretas e músicas de fundo com efeitos especiais. Para percorrer o caminho, é preciso deixar o medo de lado e ter coragem para enfrentar a invasão dos extraterrestres. Os desbravadores do desafio alienígena podem formar grupos de até sete pessoas e escolher quatro modalidades para entrar no labirinto: “Coragem”, “Noturno”, “Perdidão” e “Corredor”.


As modalidades
O “Coragem” é destinado especialmente para crianças abaixo de sete anos, acompanhadas do responsável, também é indicado para aqueles que não gostam de grandes sustos. Já o “Perdidão” exige fortes emoções, pois é feito de sons, luzes e perseguição. A modalidade “Noturno” é para grupos de desbravadores que, com apenas uma lanterna e muita coragem, conseguem enfrentar o terror dos alienígenas. Para os que estão dispostos a vivenciar pura adrenalina em um caminho misterioso, o “Corredor” é frio na espinha garantido.Por ser uma aventura misteriosa e repleta de surpresas, o labirinto alienígena não é recomendado para gestantes, hipertensos e crianças até sete anos desacompanhadas dos responsáveis.

Serviço
O que: Invasão AlienígenaOnde: Piso L2 - Shopping São José (Rua Izabel A. Redentora, 1434, Centro)
Quando: de 31 de agosto a 02 de outubro




Horário: de segunda a sexta das 14h às 22h, sábados das 11h às 22h, domingos e feriados das 11h às 20h


Ingressos no local


Informações www.shoppingsaojose.com.br


Fonte: PautaSJP e Shopping São José

Prefeitura adquire alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar

A Secretaria de Educação de São José dos Pinhais passará a adquirir gêneros alimentícios por intermédio de cooperativas sediadas no município. Os produtos da Agricultura Familiar serão destinados à merenda escolar.


Representantes das cooperativas COOPASOL, COOCASTEL E COOPER São José estiveram reunidos nesta terça-feira (29) com a secretária de Educação, Tânia Galvão e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Persegona, para ajustar os últimos detalhes para o fornecimento dos gêneros alimentícios.

“Além de garantir produtos frescos e saudáveis para os nossos alunos, a aquisição dos produtos oriundos da agricultura familiar garante também a valorização das pequenas propriedades, incentivando o crescimento desses produtores”, destaca a secretária de Educação Tânia Galvão. 


Representantes de cooperativas de São José dos Pinhais se reúnem com secretários e Educação e Agricultura para ajustar o fornecimento de gêneros alimentícios para a merenda escolar


A compra será realizada através do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Ministério da Educação (PNAE) que garante a alimentação dos alunos da rede básica de educação através da transferência de recursos financeiros oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com a Lei n° 11.947/2009, pelo menos 30% dos recursos financeiros repassados pelo FNDE devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar.

O secretário de Agricultura Pedro Persegona enfatiza que o município de São José dos Pinhais é pioneiro na comercialização de produtos destinados à merenda escolar através das cooperativas. “As cooperativas da cidade já fornecem gêneros alimentícios para merenda escolar para vários municípios da Região Metropolitana, como Colombo e Piraquara, assim como produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos, conhecido como PAA”, explica ele, que destaca que as cooperativas são uma forma de estímulo aos pequenos produtores, uma vez que a definição dos preços é praticada dentro de uma tabela de política de preço mínimo.

O diretor geral da Secretaria de Educação, Willian Guilherme Galvão, destaca que será realizado novo chamamento público para agregar mais produtores e ampliar o número de produtos oferecidos.

O agricultor familiar é aquele que dispõe de mão-de-obra familiar, sua propriedade tem até 48 hectares e a maior parte da sua renda é proveniente da agricultura.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Foto: Sérgio Sabino

Quatro baleados de uma só vez em São José dos Pinhais; jovem de 16 anos levou tiro na cabeça

Dois homens e duas mulheres foram baleados por volta das 2h desta madrugada desta quarta-feira (31), em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. As vítimas estavam em um Gol quando dois homens armados começaram a atirar. Os autores trafegavam em uma pick-up Montana preta. Segundo a polícia, houve um desentendimento em um bar da região e o grupo foi perseguido pelos frequentadores que ficaram no estabelecimento.



Marcelo Borges/Banda B


Os disparos ocorreram na Rua São Francisco, no entanto o motorista do Gol ainda conseguiu dirigir por algumas quadras até o posto de gasolina Paris, na marginal da BR-277, bairro Borda do Campo. Lá, as vítimas foram atendidas por socorristas do Siate e da Ecovia, concessionária que administra a rodovia.

Uma adolescente de 16 anos foi socorrida em estado grave e encaminhada ao Hospital São José com um tiro na cabeça. Uma outra mulher, de 25 anos, foi levada ao Hospital do Trabalhador e passa bem, mesmo destino da terceira vítima, de nome Jéferson. Alex, o condutor do Gol, levou um disparo de raspão.

"Foi um desentendimento com a galera, agora vamos ter que deixar a polícia resolver. Fomos remendar o pneu lá no Santa Ana e quando a gente voltava pela Estrada da Roseira, passou uma Montana, freiou e o pessoal desceu atirando. Foi tiro pra tudo que é lado. Sou um sobrevivente, com certeza e quero que meus amigos sobrevivam", disse uma das vítimas identificada apenas como Alex.


Marcelo Borges/Banda B


Segundo a tenente Tamires Silva Pereira, do Corpo de Bombeiros, o estado de saúde da garota de 16 anos é o mais grave. "A adolescente levou um tiro na cabeça e corre rsico de morte. Os outros dois três foram baleados com menor gravidade. Pelo que levantamos, houve um desentendimento em um bar e a briga seguiu aqui fora", disse a tenente.

A polícia também apura o envolvimento dos autores do crime em um outro assassinato registrado na região. Na noite do último sábado (27), Anderson Rodrigo de Lima, 30 anos, conhecido como "Batatinha", foi executado na marginal da rodovia. Quem matou "Batatinha" estaria por trás dos disparos que atingiram as quatro vítimas.

Fonte: Banda B

Programa de Sanidade Animal visa controlar zoonoses em São José dos Pinhais

Prevenir e organizar o combate às enfermidades dos animais são os principais objetivos do Programa de Sanidade Animal, que virou lei em São José dos Pinhais. De responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a Lei 1.816/2011, que cria o Programa, busca também controlar as zoonoses e epizootias (doenças contagiosas que atingem um grande número de animais), além de tentar diminuir os casos de tuberculose e brucelose.


O meio de reduzir a incidência de doenças nos animais será principalmente a prevenção, através das vacinas e realização de exames na área rural do município. O controle de doenças como raiva e febre aftosa são os principais focos do Programa. Esses cuidados na criação são fundamentais para o controle sanitário em São José dos Pinhais, evitando também a transmissão para seres humanos.

“É importante que o produtor entenda sua responsabilidade, para a maior eficiência da lei. Existem vacinas obrigatórias como a febre aftosa e a brucelose, mas só saberemos da existência dos animais se informados pelo produtor”, afirma a médica veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura, Ana Maria Araújo Barbosa. 


Produtores têm grande importância no combate às doenças animais, auxiliando nas vacinas preventivas


Os produtores do município podem adquirir gratuitamente as vacinas contra a raiva e febre aftosa na própria Secretaria, ou nos pontos de distribuição durante as campanhas de vacinação na área rural. A vacina contra a febre aftosa é distribuída nos meses de maio e novembro, e é obrigatória. Já a vacina contra a raiva é distribuída durante o mês de agosto e deve ser aplicada em sete espécies de mamíferos (bovinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos, caninos e felinos).

Para o Secretário Municipal de Agricultura, Pedro Persegona, esta lei representa um avanço sanitário para o município, seja do ponto de vista econômico, com o controle da febre aftosa, ou como o controle de doenças graves, como a raiva, brucelose e tuberculose, presentes em inúmeros municípios.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Foto: João Fernandes

Quadrilha que fez "arrastão" é presa com tudo que roubou; menores foram apreendidos

Uma quadrilha acusada de fazer um arrastão em alguns bairros de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, foi presa pela polícia na noite desta terça-feira (30). Entre os cinco detidos está um foragido da justiça e dois menores de idade. Eles são acusados de aterrorizar vários moradores e comerciantes. Segundo a polícia, pelo menos três casas e três estabelecimentos comerciais foram atacados pelos jovens.


Tudo começou por volta das 18h. Armados com um revólver calibre 32, os cinco rapazes invadiram uma casa, renderam a família e fugiram com o carro e com objetos eletrônicos pertencentes as vítimas. Com o veículo, o bando seguiu para realizar os demais assaltos.

A movimentação chamou a atenção da polícia que enviou uma equipe para monitorar os movimentos dos assaltantes.

“Começamos a segui-los e conseguimos fazer a prisão numa residência do bairro Riacho Doce. Na casa encontramos todo o material roubado, a arma e também drogas”, relatou o tenente Milton Fadel da Rotam do 17º Batalhão da Polícia Militar.

Presos



Foram presos Fabiano de Andrade, 25 anos, Ercil Cardoso Filho, 20, que fugiu da delegacia do município, Juliano Alves, da mesma idade, além de dois adolescentes, um de 15 e outro de 16 anos.

Com o bando, a polícia apreendeu um quilo de maconha, 200 gramas de cocaína, um revólver calibre 32 e objetos roubados em estabelecimento comerciais e residências (três TVs LCD, um Home Theather, um Playstation 2, uma maquina fotográfica digital, um receptor digital, vários aparelhos celulares, além de dinheiro e documentos roubados).

Todos foram levados para a delegacia e os adolescentes foram encaminhados a Delegacia especializada em Curitiba.

Fonte: Banda B

Em setembro, SJP terá a primeira feira do setor de Educação


No mês de setembro, São José dos Pinhais terá a primeira grande mostra voltada à Educação. A ExpoSaber - Feira de Ensino será realizada de 16 a 18 de setembro no Shopping São José. A iniciativa é da Vetor Marketing e Eventos, que organiza o Feirão Imobiliário também no shopping. 

O evento é voltado aos profissionais de área, estudantes e pais, que terão exposição de empresas de formação educacional em geral, além de editoras, cursos de línguas, entre outros segmentos. 

Pesquisa rápida na internet mostra a força do mercado em São José dos Pinhais, pois o Google apresenta sete Escolas de Educação Infantil de médio a grande porte e outras sete grandes unidades de Ensino Fundamental e Médio. Quanto às faculdades, são quatro nomes, sendo a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR - Campus II), Faculdade FAE, Faculdade Famec e Grupo Uninter. 

Apoio
SINEPE - Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná; Shopping São José; Jornal Correio de Notícias; Portal Guia São José (www.guiasjp.com). Informações www.exposaber.com.br



Fonte: PautaSJP

Municípios se unem para desenvolver turismo na RMC


São José dos Pinhais participou da reunião da Assomec buscando a criação de uma instância de governança.

São José dos Pinhais está incentivando os demais municípios que fazem parte da Associação Municipal da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) a criarem uma instância de governança para atender ao Ministério do Turismo e garantir apoio e estímulo à atividade na região. O prefeito Ivan Rodrigues; o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo e vice-presidente do Fórum Metropolitano de Turismo, Christian Bundt; e a chefe de divisão de turismo da secretaria, Aurora Girardi representaram o município na reunião da Assomec nessa segunda-feira (29) em Pinhais. 

A Assomec é formada por 29 municípios paranaenses, sendo que três foram oficialmente adicionados à associação ontem: Rio Negro, Lapa e Campo do Tenente. O secretário estadual do Turismo, Faisal Saleh, presenciou a reunião e falou sobre a importância das instâncias de governança como cumprimento da lei do Plano Nacional de Turismo. Essas instâncias são organizações sociais da qual participam representantes do poder público, da sociedade civil e de entidades empresariais vinculadas ao turismo, com o objetivo de planejar, desenvolver e implementar ações do setor turístico.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo e vice-presidente do Fórum Metropolitano de Turismo, Christian Bundt, explicou que por enquanto um trabalho semelhante à instância de governança é feito pelo Fórum, que pretende montar uma e está buscando o apoio dos prefeitos dos municípios que participam da Assomec. “Estamos tentando sensibilizar os prefeitos a liberarem os comandados que atuam no setor turístico a participarem desse órgão”, explica Bundt.

As instâncias de governança podem assumir estrutura e caráter jurídico diferenciados, sob a forma de fóruns, conselhos, associações, comitês, consórcio ou outro tipo de colegiado. “Precisamos ter essa instância de governança na região para melhorar o acesso aos recursos estaduais e federais do turismo. Qualquer projeto lançado na região que não possui a instância sofre limitações de recursos”, esclareceu Christian.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Informatização da gestão já alcança 60 unidades de ensino em SJP

De acordo com a secretária de educação Tânia Galvão, o sistema será um instrumento de gestão escolar  

Sessenta unidades da rede pública de ensino de São José dos Pinhais já começaram a utilizar o sistema de gestão informatizada, que permite a comunicação em tempo real entre as instituições e a Secretaria de Educação.

De acordo com a secretária de educação Tânia Galvão, o sistema será um instrumento de gestão escolar. “Diretores, professores, pedagogos e secretários das unidades de ensino poderão acessar dados sobre a sua instituição com rapidez e comodidade. Além disso, atividades administrativas, como as realizadas nas secretarias escolares, e que hoje são efetuadas manualmente, poderão ser substituídas por outros mecanismos, diminuindo o uso de papéis”, destaca.

O sistema permitirá também que a Secretaria de Educação obtenha dados cadastrais de todas as unidades em tempo real, contribuindo com o desenvolvimento do trabalho e o avanço da educação no município.

Dados sobre o número exato de alunos matriculados em cada turma de uma determinada instituição; quantos professores estão lotados em outra; número de vagas disponíveis; metragem correta de cada uma das 97 unidades da rede; ou então, dados estatísticos e/ou de comparação, entre muitas outras informações, poderão ser acessadas de imediato, garantido assim mais qualidade nos serviços prestados à população.Para a diretora da Escola Municipal Santa Rita, Regina Lorenço, o sistema irá otimizar os processos administrativos e proporcionar ainda mais organização e ganho de tempo no trabalho 

Na Escola Municipal Santa Rita, localizada na Cidade Jardim, por exemplo, vários módulos do sistema já estão operando on-line. Além disso, a frequência diária dos servidores deixou de ser computada manualmente e passou a ser realizada por meio de um terminal biométrico (ponto eletrônico).

Para a diretora da escola, Regina Sueli Lorenço, essa facilidade na troca de informações entre as escolas e a Secretaria de Educação irá otimizar os processos administrativos e proporcionar ainda mais organização e ganho de tempo no trabalho. “Hoje a cada final de mês encaminhamos o boletim de frequência dos nossos servidores via malote para a Secretaria. Com o novo sistema, esses dados e muitos outros estarão disponíveis online, de maneira segura e restrita.”, destaca.Mais de 80 instituições já possuem a instalação do ponto eletrônico

Atualmente 87 instituições já possuem a instalação do ponto digital. A previsão é que até o final do ano 90% das unidades que fazem parte da rede municipal de ensino estejam com acesso à internet e interligadas com a Secretaria de Educação. Para isso, a Secretaria de Educação realizou upgrade (melhorias) em cem computadores e já adquiriu 103 novas máquinas. A entrega dos novos computadores será finalizada no início de setembro. Todas as unidades serão contempladas.

Fonte: Agora Paraná

Prefeitura entrega 265 certificados de capacitação de servidores


A Prefeitura de São José dos Pinhais entregou nesta terça-feira (30), no auditório do Paço Municipal, 256 certificados de capacitação a 70 servidores públicos que já concluíram os cursos oferecidos por meio do Projeto Mais Conhecimento, resultado da parceria com a DTCOM, especializada em educação corporativa à distância

“Nossa gestão é caracterizada pela preocupação em oferecer oportunidades aos servidores públicos, pois mais servidores capacitados resulta em atendimento mais adequado à população. Municípios vizinhos já usam São José dos Pinhais como exemplo em alguns serviços prestados pelos nossos servidores”, destacou o prefeito de São José dos Pinhais Ivan Rodrigues.

Segundo dados da Central de Treinamento da Prefeitura, só no ano passado, 3.781 servidores foram capacitados, e até o mês de agosto de 2011, já fizeram algum curso 4.528 funcionários públicos. Neste índice estão contabilizados apenas os cursos que passaram pela Central. “O Projeto Mais Conhecimento tornou-se realidade. Fico orgulhoso em saber que servidores pretendem comprar computadores para aproveitarem os cursos do Projeto em casa, e também que os chefes de divisões, diretores e secretários têm incentivado os servidores de cada área para que façam cada vez mais cursos de qualificação profissional. Além de oportunizar formação aos nossos 6 mil servidores, o objetivo é alinhar os conhecimentos dos cursos com nossas necessidades específicas dentro de cada secretaria”, afirma o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos Marlo Ferrari.


Marcio Alexandre Siqueira (D) fez 36 cursos diferentes e foi um dos alunos que recebeu os certificados. “Todas as capacitações que surgem eu procuro participar, pois o conhecimento é fundamental para que possamos obter crescimento profissional e pessoal”, diz Marcio.

No relatório que foi gerado no último dia 26, foram contabilizadas 1260 inscrições em aproximadamente três meses, quando iniciou o Projeto firmado com a DTCOM. “Essa parceria é um sucesso, pois em um curto espaço de tempo, um grande número servidores aderiu aos cursos de capacitação. É um diferencial que a Prefeitura tem, com mais pessoas qualificadas tornando a cidade melhor”, afirma a diretora de marketing da DTCOM, Laila de Sol e Silva. A secretária em exercício de Governo Daniela Ferraz e o secretário municipal de Recursos Materiais e Licitações Carlos Gomes de Figueiredo também estiveram presentes no evento.

Fotos: Sílvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Enquete contra corrupção

Tem uma enquete no site do senado www.senado.gov.br/noticias/DataSenado/  (ta em cima, na direita, bem pequena) pesquisando a opinião pública sobre um projeto de lei que vai colocar a corrupção no rol dos crimes hediondos.


Ate a pouco eram 97% dos votos foram 'a favor', mas foram apenas 4.000 votos.

Que tal convocar a todos os seus amigos e internautas para uma avalanche em favor da tipificação da corrupção como crime hediondo?

A enquete termina dia 31!

Fonte: Blog do Bronca

Presos produzirão material esportivo para escolas e penitenciárias

O Governo do Paraná e o Ministério do Esporte anunciaram nesta terça-feira (30) a implantação no Estado do projeto social Pintando a Cidadania, que contará com um orçamento de R$ 2 milhões e envolverá 103 egressos do sistema penitenciário paranaense na fabricação de materiais esportivos. Os produtos confeccionados serão doados para escolas públicas, centros de socioeducação e penitenciárias.


A iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão social e o ingresso dos presos no mercado de trabalho. Participarão do programa egressos em liberdade condicional, pessoas condenadas a penas de medidas alternativas e presos do regime aberto.

Pelo convênio, que será assinado em setembro, serão produzidos 61 mil itens de material para esporte, como camisas e camisetas, agasalhos de moletom e de microfibra, jaquetas, bolsas, bolas de futebol de campo, futsal, futsal com guizo (para cegos) e de vôlei.

A unidade de produção serão instalada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, em espaço cedido pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

Além da profissionalização, os detentos que trabalham terão a pena reduzida em um dia para cada três dias trabalhados e receberão salário de acordo com a produção. O programa contará com um orçamento de R$ 1,975 milhão, sendo R$ 1,580 milhão do Ministério do Esporte e R$ 395 mil de contrapartida do Governo do Estado.

LIBERDADE E CIDADANIA – O programa Pintando a Cidadania é uma extensão do Projeto Social Pintando a Liberdade, criado em 1995, na Colônia Penal Agrícola do Paraná, em Piraquara, para promover a ressocialização de internos do sistema penitenciário por meio da fabricação de materiais esportivos. O Pintando a Liberdade envolve presos que estão em regime aberto. Hoje existem em Curitiba e Região Metropolitana 1.700 egressos em condições de atuar, dos quais 103 serão aproveitados inicialmente no Pintando a Cidadania. 

O programa da Colônia Penal, que foi implantado em diversos estados da federação, foi criado pelo psicólogo Roberto Canto, atual diretor do Patronato Penitenciário de Curitiba. Canto – que será responsável pela execução do Pintando a Cidadania – afirma que objetivo é promover a inclusão social dos presos e garantir o ingresso deles no mercado de trabalho. “Ações como esta reduzem o risco de retorno dos presos ao mundo do crime e contribuem para o desenvolvimento da prática esportiva com materiais de qualidade”, avalia Canto.

Fonte: Bem Paraná

Seis equipes de SJP garantem vaga na fase final dos Jogos da Juventude

Atuando em casa, seis equipes de São José dos Pinhais garantiram vaga na fase final da 25ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná, que acontece entre 7 e 16 de outubro, em Campo Mourão. Durante a última semana, o município da Região Metropolitana de Curitiba recebeu mais de 1.400 atletas, de 25 cidades, para a disputa de seis modalidades (futebol, basquete, vôlei, futsal, handebol e xadrez) na fase regional dos Jogos. 

As disputas em São José dos Pinhais ocorreram em quatro ginásios (Ney Braga, Borda do Campo, São Marcos e Colônia Rio Grande), três estádios (Pinhão, Atílio Bortolotti e Moacir Tomelin), além do Clube Aliança. Além das estruturas esportivas para as competições, os atletas tiveram todo o respaldo necessário para alojamentos e refeições, tudo na própria cidade. 

“O município foi muito elogiado pela infraestrutura que disponibilizamos. Os campos, que eram uma preocupação por conta das chuvas, também não tiveram problemas e conseguimos desenvolver bem todas as modalidades dos jogos”, disse o chefe da Divisão de Esportes de Rendimentos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Pedro Lucas Pinheiro. 


Fase regional dos Jogos da Juventude em São José dos Pinhais ocorreu sem complicações. Cláudio Padilha confia no sucesso das equipes que representarão o município na fase final dos jogos

O time de futsal feminino foi um dos destaques do município durante as competições. Com 100% de aproveitamento nos seis jogos disputados na fase regional, a equipe marcou 68 gols e sofreu apenas dois. Na final da competição, diante de Campo Largo, nova goleada, 13 a 1. “Esta é uma equipe que já treina junto há três anos e que tem muito entrosamento. É um grupo jovem e forte, que pode conquistar muitos títulos para o município”, ressaltou o técnico do time, Brenno Granato. 

As seis equipes classificadas nesta fase regional se juntam às equipes de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, vôlei de praia, karatê, taekwondo e tênis de mesa para representar São José dos Pinhais na fase final dos Jogos da Juventude. “Teremos boas equipes na final dos jogos e com chances de conquistar bons resultados para o município”, avalia Cláudio Padilha, secretário de Esporte e Lazer de São José dos Pinhais.

Confira as equipes que garantiram neste final de semana vaga para a disputa da fase final dos Jogos da Juventude, que será realizada dos dias 7 a 16 de outubro, em Campo Mourão:

BasqueteMasculino – São José dos Pinhais
Feminino – Curitiba

FutebolMasculino – Balsa Nova

FutsalMasculino – São José dos Pinhais
Feminino – São José dos Pinhais e Campo Largo

HandebolMasculino – São José dos Pinhais e Curitiba
Feminino – Curitiba

VôleiMasculino – Pinhais
Feminino – Lapa

Xadrez RápidoMasculino – São José dos Pinhais
Feminino – Curitiba

Xadrez RelâmpagoMasculino – São José dos Pinhais e Curitiba (empate classificou as duas equipes)
Feminino – Araucária

Xadrez ConvencionalMasculino – Araucária e Curitiba
Feminino – Curitiba e União da Vitória

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Paraná desperdiça a "eletricidade de cana"

O Paraná tem condições de erguer um parque gerador de energia de até 600 megawatts (MW) a partir da queima da biomassa (no caso, o bagaço) da cana-de-açúcar. Esse potencial, originado a partir de uma fonte renovável de energia, equivale a pouco menos da capacidade de uma turbina de Itaipu - cada uma das 20 máquinas da usina tem 700 MW - e poderia gerar eletricidade suficiente para as cidades de Curitiba e São José dos Pinhais, que juntas têm cerca de 2 milhões de habitantes.


O setor sucroalcooleiro do estado, entretanto, ainda não se preparou para aproveitar esse tipo de geração. Apenas seis das 30 usinas em operação no Paraná produzem, a partir da biomassa, mais energia elétrica do que consomem, vendendo o excedente para a rede de distribuição. Em 2010, as usinas do grupo Alto Alegre (nas cidades de Santo Inácio e Colorado) e as do Santa Terezinha (em Paranacity, Itapejara, Cidade Gaúcha e Terra Rica) geraram 1,2 mil megawatts-hora (MWh), revendendo aproximadamente um terço dessa energia para distribuidoras.

Fonte: Protefer

São José dos Pinhais deve investir 27% do orçamento na Saúde em 2012

Audiência pública discute a LOA 2012 


A Prefeitura de São José dos Pinhais apresentou à população, através de uma audiência pública, a proposta para a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o período de 2012. Do orçamento do próximo ano, cerca de 27% devem ser destinados a investimentos na área da Saúde, quase o dobro do que é exigido pela Constituição. De acordo com a Emenda Constitucional nº 29/2000 a aplicação mínima que o município deve realizar para a área é de 15%.

Segundo o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, José Antonio Guazelli, esta é uma característica da gestão atual da Prefeitura de São José dos Pinhais. “A saúde é vista como prioridade absoluta dentro da estimativa de orçamento”, explica Guazelli. A secretária municipal de Saúde, Izabel Coelho, explica deve ser investido cinco vezes mais em medicamentos do que o exigido pela lei. “Isto acontece porque nossos investimentos vão além dos medicamentos do SUS, são medicamentos especiais e outros solicitados pela população que não são oferecidos gratuitamente pela tabela de atenção básica”, explica. Izabel completa lembrando que o foco deste investimento é o atendimento à população.

Já para a área de educação em São José dos Pinhais, a LOA prevê investimento de 25% do orçamento no ano que vem, também dentro do que estabelece e Constituição. 

Mesmo com um investimento maciço nas áreas de saúde e de educação, para o secretário de Planejamento, o orçamento da Prefeitura de São José dos Pinhais é contido. “A visão que esta gestão tem é a de um orçamento enxuto e aplicado com prioridade, para termos capacidade de captar mais recursos e receber financiamentos, como por exemplo, do BNDES”. Guazelli ressalta ainda a importância do investimento em programas de resgate social, como o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), que deve receber R$ 8 milhões em 2012.


Secretários municipais de Finanças, Planejamento e Saúde explicam a LOA.


De acordo com Guazelli, a cada início de exercício anual é feita uma previsão do orçamento, e a LOA já está prevista pelo Planejamento para os quatro anos da gestão. “O orçamento parece ser um assunto um tanto complicado. Em audiências públicas, tentamos apresentá-lo da maneira mais simples”, esclarece o secretário.

Segundo o secretário municipal de Finanças, Álvaro Zukowski, cuja pasta é responsável pela estimativa de receita, a previsão total de receita para 2012 (R$ 614,9 milhões) é elaborada com base na série histórica de arrecadação com a perspectiva do crescimento vegetativo nas receitas tributárias. “As despesas por secretaria são fixadas através das necessidades de cada uma, obedecendo ao limite estimado pela receita nas fontes de recursos”, explica Zukowski. 

A LOA prove os recursos necessários para cada ação constante da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano seguinte. A LDO foi aprovada há dois meses pela Câmara Municipal de São José dos Pinhais. Durante a apresentação da LOA, na sexta-feira (29), os vereadores Lúcia Stoco e Ailton Alves de Oliveira (Fenemê) representaram a Câmara Municipal. A próxima etapa é a aprovação da LOA pelo legislativo municipal.

Fotos: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Chuva e granizo deixam saldo de 633 casas danificadas; 3.890 pessoas afetadas em oito cidades do estado

Dados da Defesa Civil revelam um saldo preocupante em decorrência de um temporal e chuvas de granizo em oito municípios do Paraná: 633 casas foram danificadas, 3.890 pessoas foram afetadas e 66 ficaram desalojadas.


Foz do Iguaçu e Mangueirinha tiveram 3.100 pessoas afetadas pelas fortes chuvas ocorridas nas últimas 24 horas.

De acordo com o chefe da Defesa Civil do Paraná, major Antônio Hiller, em 2010 foram registrados desastres em 169 municípios paranaenses, resultando em 38.309 pessoas desalojadas, 6.664 pessoas desabrigadas e 10 mortes. Ao todo foram afetadas 438.169 pessoas.

Pelo menos 527 casas foram destruídas e 24.933 ficaram danificadas. Os prejuízos foram estimados em aproximadamente R$ 433,2 milhões, além de muita dor e sofrimento. 

Simepar - O radar metereológico do Simepar, registrou às nesta terça-feira (30), raios contabilizados em um intervalo de 10 minutos (09h e 50 min às 10 h), na região Leste do Paraná. 

Destaca-se nessas informações sobre a grande concentração de descargas elétricas atmosféricas que atinge o município de São José dos Pinhais e se deslocam em direção à Guaratuba.

Fonte: Bem Paraná

Prefeitura implanta programa de incentivo aos piscicultores

A Prefeitura de São José dos Pinhais implantou uma série de medidas para incentivar o piscicultor local. Aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito, a Lei 1.817/2011, que cria o Programa de Piscicultura, tem como principais objetivos auxiliar os produtores de alevinos e também institucionalizar a Feira do Peixe Vivo, que já acontece no município. A lei será regulamentada nos próximos 90 dias.


O Programa de Piscicultura busca aumentar a produção de peixes, aproveitando o potencial hídrico que o município possui. Com a aquisição de alevinos, os produtores terão uma fonte maior de renda, podendo comercializá-los em pesque-pagues, feiras livres e outros serviços. Segundo os produtores, o escoamento da produção é o maior problema da atividade atualmente. Com a nova lei, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento poderá organizar, desenvolver e incentivar a atividade.


Neste ano, os produtores pagarão 20% do preço na aquisição de alevinos


Cada produtor com cadastro na Secretaria poderá adquirir um alevino por m² de lâmina d’água do tanque seco. Porém, o limite máximo é de 5.000 alevinos por propriedade. Poderão ser adquiridos tilápia nilótica, carpa capim, carpa cabeça grande, carpa prateada e bagre jundiá. Neste ano, o produtor pagará apenas 20% do valor dos peixes.

A verba da venda será destinada ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural. “Com esse recurso, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural poderá definir e estudar, em parceria com a Secretaria, qual a melhor forma de apoiar a área rural. Com esse amparo legal, podemos trabalhar melhor em cima destes projetos”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Pedro Persegona.

A instituição da Feira do Peixe Vivo, que já acontece em São José dos Pinhais, também está na nova lei. Ela determina que o evento seja realizado todos os anos, na quarta e quinta-feira da Semana Santa. A feira é outra forma de comercialização de peixes no município. Além destas vantagens, o Programa de Piscicultura beneficiará os seus participantes com acompanhamento técnico da Secretaria de Agricultura e também da Emater-PR.


Todos os anos a Feira do Peixe Vivo será realizada na quarta e quinta-feira da Semana Santa


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Afonso Pena receberá equipamento que permite pouso em dias de nevoeiro


Pelo menos três aeroportos do país — Cumbica, em Guarulhos, Galeão, no Rio de Janeiro, e o Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, receberão o esperado equipamento com sistema para permitir o pouso de aeronaves em condições meteorológicas adversas e com baixa visibilidade, como em dias de nevoeiro. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a aquisição dos equipamentos ILS (Instrument Landing System) Categoria III-A é um investimento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Caberá à Infraero a adequação da infraestrutura dos aeroportos para a instalação dos equipamentos.

O ILS III-A é instrumento de auxílio à navegação aérea, que permite que aeronaves pousem em condições meteorológicas adversas e com visibilidade de até 300 metros. O ILS III do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, já está instalado e em fase de homologação com previsão de funcionamento em setembro. A instalação dos equipamentos dos aeroportos de Galeão e de Curitiba estão em planejamento e ainda não há previsão de quando entrarão em funcionamento.

Segundo a Infraero, para o correto funcionamento do equipamento, as aeronaves também devem ter tal sistema e é necessário que os pilotos estejam capacitados para operá-lo. O investimento está previsto inicialmente apenas para os três aeroportos, segundo a Infraero.

O Aeroporto Internacional Afonso Pena registrou 133 horas de fechamento para operações aéreas em decorrência de nevoeiros, de janeiro a julho deste ano. Nos sete primeiros meses, foram 38 dias de incidência de fechamento do aeroporto por conta das condições climáticas e 171 voos cancelados. Somente em junho, foram cancelados 114 voos. O recorde foi em 2002, quando ocorreram 629 cancelamentos de operações aéreas.

Fonte: Bem Paraná

Prazo para adesão ao Refis de São José dos Pinhais termina na quarta

Cerca de 400 pessoas estão sendo atendidas diariamente na Secretaria Municipal de Finanças.


Falta pouco tempo para o término do Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) da Prefeitura de São José dos Pinhais. Até a próxima quarta-feira (31) os contribuintes têm a oportunidade de regularizar a situação fiscal junto ao município com a possibilidade de parcelamentos e descontos de até 100% nos juros e multas referentes a dívida.

A Secretaria Municipal de Finanças, responsável pelo REFIS, está atendendo cerca de 400 pessoas por dia interessadas em renegociar seus tributos. Desde o início de julho a Prefeitura está regularizando créditos tributários, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar, ocorridos até 31 de dezembro de 2010. Entre os tributos estão o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), taxas de coleta de lixo, limpeza pública, conservação de calçamento, de iluminação pública, de contribuição de melhorias e taxas cobradas em função do exercício do poder de polícia pelo Poder Público Municipal.

O programa oferece condições para que os contribuintes regularizem sua situação junto ao município, e objetiva ainda a recuperação de empresas que atuam em São José dos Pinhais. O secretário municipal de Finanças, Álvaro Zukowski, ressalta que os contribuintes têm a possibilidade de agendar o atendimento do REFIS pela internet. “Através do site da Prefeitura é possível fazer o agendamento e evitar filas”, afirma.




A professora Célia Menezes Miranda, de 45 anos, não quis perder a oportunidade e veio à Prefeitura nesta segunda-feira para renegociar o IPTU, atrasado há mais de um ano. Mãe de três filhos, ela conta que as despesas são tantas que às vezes acaba deixando-se de lado alguma delas. “É tanta conta para pagar, o carnê vence e vai ficando”. Ela aprovou a iniciativa do REFIS para renegociar os tributos. “Eu achei uma boa chance de quitar as dívidas e me agilizei para vir”, afirma.

Confira abaixo a tabela de descontos:


Percentual de desconto
Forma de Pagamento
Juros
Multa
À vista
100%
100%
Em 30 dias
95%
95%
Em 60 dias
90%
90%
Em 90 dias
85%
85%
Até 06 parcelas
70%
70%
De 07 a 12 parcelas
50%
50%
De 13 a 24 parcelas
30%
30%



Serviço:
Para maiores esclarecimentos sobre o REFIS basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Finanças, através dos telefones 3381-6910 ou 3381-6998.


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Silvio Ramos