Publicidade

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Apoio do PMDB ao Prefeito Ivan Rodrigues


Em evento inaugural da estação de Transbordo de Resíduos Sólidos Domiciliares de São José dos Pinhais, na manhã desta quarta-feira (30) o Prefeito Ivan Rodrigues recebeu manifestação de apoio a sua candidatura dos membros do secretariado do governo Requião, além das declarações do ex - Ouvidor Geral do Estado Luiz Carlos Delazari (pai) e Luiz Fernando Delazari (filho) ex Secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Sergio Ricci e Duilho Pereira, membros do PMDB local. 

Fonte: Diretório Municipal do PMDB

PHS DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS FORMALIZA APOIO A REELEIÇÃO DO PREFEITO IVAN RODRIGUES

Membros da Excutiva Municipal e Estadual do PHS em reunião com o prefeito. 
Socrates, Genivar, Carlos, Élio, Pref. Ivan, Valter Viana, Ronaldo, Leandro da Ninfer e Izequiel

Agora é oficial. O PHS - Partido Humanista da Solidariedade, formaliza coligação na majoritária com o PSD do Prefeito Ivan Rodrigues. Desde o mês de março o Prefeito Ivan Rodrigues convidou o PHS para estar com ele nas próximas eleições, porém, como até então o PHS tinha uma pré candidatura, o caso foi se protelando, mas as conversações continuaram. E o que parecia não acontecer, em razão de no PHS ter nomes de pessoas declaradamente de oposição ao Prefeito, ou ligado a outras forças políticas, acabou por acontecendo. O presidente do PHS Municipal o Jornalista Élio Santos costurou o apoio ao Prefeito Ivan de tal forma que teve o apoio da maioria absoluta dos candidatos a vereadores do partido e da Executiva, onde consta que estes, inclusive, assinaram um declaração de apoio ao presidente e a deliberação da Executiva do PHS. O próximo passo era resolver junto ao comando estadual e nacional do partido. E mais uma vez o presidente Élio Santos administrou o caso a ponto de receber o apoio destas instâncias partidárias. Com isto, diz o presidente "não tinha outra coisa a fazer senão tomar as providências para deliberar a respeito desde apoio ao Prefeito Ivan".

Executiva do PHS (ao centro) Presidente Estadual Valter Viana e Presidente Municipal Élio Santos, formalizando apoio ao Prefeito Ivan Rodrigues.

Fonte: É Notícia

Membros das CPIs são designados

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais divulgou, nessa quarta-feira (30), os vereadores que farão parte das Comissões Parlamentares de Inquérito aprovadas no último dia 17 de maio. As CPIs investigarão contratos realizados pelo município com empresas de serviços terceirizados, nas áreas de merenda escolar e saúde, entre 1997 e 2012.


Estão designados para a Comissão da Merenda Escolar os vereadores professor Imar (PSB), Sylvio Monteiro (DEM), Onildo (PT), Toninho da Anderson (PSD) e Gastão Vosgerau (PSDB). Trabalharão na CPI da Saúde os vereadores professor Imar, Sylvio Monteiro, Walder Mulbak (PSD), Bira do Banco (PT) e Aílton Fenemê (PSDB).

Os membros foram escolhidos a partir de indicações de seus partidos e deverão eleger, ainda esta semana, os presidentes e relatores de cada CPI. O prazo para a apresentação do relatório conclusivo vence em vinte dias, podendo ser prorrogado por mais dez.

Fonte: Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Especialista em marketing de internet faz palestra sobre sites de busca

"Publicidade em sites de busca dão resultados, e se não derem a ação foi mal feita", diz Eder Machado 

O especialista em marketing de internet, Eder Machado, foi palestrante na Associação Comercial de São José dos Pinhais, ontem (30), com o tema “Por que e como o seu negócio deve estar no buscador mais acessado do mundo?”, realizado em café da manhã para empresários e prestadores de serviço. A explanação sobre sites de busca como o Google e o Yahoo enfatizou de que forma as empresas podem dispor da audiência dos endereços, sendo de maneira paga ou espontânea, incluindo sites de procura de São José dos Pinhais, como o GuiaSJP, considerado o “Google” da cidade.

“O conteúdo pago vai aparecer entre as primeiras listas dos sites de busca, porém, com boas informações que referenciem do que se trata um produto, é possível retorno mesmo sem a publicidade”, avalia Machado, que discorreu sobre as capacidade de interação da internet. 

“Como publicidade, e propagação das informações em geral, a web se tornou uma comunicação mais interativa do que a televisão, anúncios de guias e listas telefônicas, rádios, jornais entre outros meios de comunicação. A navegação dos internautas e a procura em endereços de busca vai se segmentando na medida em que um estudante de Direito, por exemplo, vai atrás de informações da área Jurídica. A internet é mais rápida, ágil e também traz grande retorno comercial por meio das compras em rede. E tudo isso aproximando as empresas e as pessoas e mudando a forma como elas se relacionam”, fala Eder Machado. 

Ainda segundo o especialista, a interação faz com que o público se sinta parte da informação de conteúdo, pois podem opinar diretamente onde navegam ou em canais próprios como blogs e outras redes sociais. “Os buscadores, como o Google, representam 90% de acesso de quem navega na internet e a grande maioria se diz satisfeita de encontrar o que procura nas primeiras informações. É importante controlar os resultados de publicidade para quantificar o retorno. Dá resultado e, se não der, foi uma ação mal feita. É um processo de revolução de mídia e haverá muito a mudar, se consolidar e ainda muitas novidades virão e de forma cada vez mais rápida”, conclui Eder Machado. 

Entre os participantes, estava a empresária Angelita Maier, que trabalha com buffet e decoração de festas no Bairro São Marcos. “Já fizemos muitos trabalhos que começaram na internet, inclusive para uma são-joseense que veio dos Estados Unidos. Ela disse que antes de contratar o serviço procurou nos sites de busca diferentes empresas para fazer sua festa em São José”, lembra Angelita Maier. 

Fonte: PautaSJP

Taxistas derrapam na prova de inglês

Uma das 12 sedes da Copa do Mundo 2014, Curitiba deve receber para o evento 508 mil turistas, sendo 100 mil estrangeiros, segundo estimativas do Ministério do Turismo. E os taxistas serão os primeiros a ter contato com pessoas vindas de outras partes do Brasil e do mundo. Com o objetivo de verificar se eles estão preparados para atender os visitantes, a Gazeta do Povo testou o serviço de táxi: foram oito viagens saindo do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, em direção a diferentes pontos do município e de Curitiba. Os taxistas foram aprovados nos quesitos honestidade, gentileza e preparo para dar informações, mas escorregaram na prova de inglês. 

Adilson Sá Pedroso, 38 anos, há 15 taxista: “Ho­nestidade vem de berço”

Somente um dos taxistas testados afirmou falar “um pouco” de inglês, porém não conseguiu manter um diálogo no idioma, limitando-se a responder as perguntas que entendeu com “yes” e “no”. Nas empresas, o quadro não é diferente. Edson Fernandes, presidente da Associação das Centrais de Rádio Táxi, confirma que não há atendentes que falem outro idioma, mas diz que as centrais estão se preparando para, até a Copa, ter profissionais que possam atender os turistaspor telefone.

Honestidade

Apesar de serem frequentes os relatos de experiências desagradáveis envolvendo taxistas, todos os motoristas testados pela Gazeta do Povo tiveram postura exemplar. A reportagem selecionou três destinos e fez duas viagens para cada um, em horários semelhantes, para que o trânsito e a bandeirada fossem os mesmos. Nas três viagens os valores foram praticamente iguais, com diferença de centavos.

Adilson Sá Pedroso, 38 anos, é taxista há 15 anos. Sem saber que se tratava de uma reportagem, foi muito prestativo ao orientar sobre restaurantes, lugares para sair à noite, assim como locais que devem ser evitados devido à falta de segurança. Ele não fala inglês, mas estuda sozinho para se preparar para a Copa. “A honestidade vem de berço”, diz, ao comentar o fato de a reportagem não ter identificado irregularidades no pagamento. “Se a pessoa realmente é honesta e justa no que faz, ela aplica isso a tudo”, acrescentou.

Em outra corrida, saindo do aeroporto em direção a um hotel do centro de Curitiba, o taxista era Miguel Maurício da Rocha. Ao perceber que o passageiro estava interessado na cidade e curioso para conhecê-la, ele mostrou alguns pontos que estavam no percurso e ofereceu um serviço de “táxi tour”, no qual ele leva o turista para os principais pontos turísticos da cidade e cobra R$ 250.

Passageiros querem pagar com cartão

Após realizar uma enquete com pessoas que utilizam táxis em Curitiba e São José dos Pinhais, a reportagem confirmou que, em linhas gerais, os passageiros estão satisfeitos com o serviço. Apenas duas reclamações surgiram. A primeira delas é o número reduzido de carros. Curitiba tem 2.252 táxis, o que significa um para cada 775 habitantes. Desde 1975 não é feita licitação. Um projeto que estabelece a ampliação do número (entre 200 e 1,2 mil carros) foi sancionado, mas a Urbs, empresa que gerencia o sistema, ainda avalia qual é a real necessidade de Curitiba.

Em São José dos Pinhais, a frota passou de 197 para 478 táxis no ano passado e todos os carros podem atender o aeroporto em um rodízio. O motorista fica duas semanas no terminal e uma na cidade.

Outro problema citado pelos passageiros é a baixa aceitação de cartões como forma de pagamento. A justificativa dos profissionais é que as taxas são muito altas. Uma possibilidade é pagar a corrida no guichê da Cooperativa Aerotaxi ou solicitar um carro que tenha o leitor.

Valor fixo

Quem opta por ir ao guichê da Cooperativa Aerotaxi paga um valor fixo que varia de acordo com o bairro. Também há dois preços, um para os horários de bandeira 1 (segunda à sexta-feira, das 6 às 20 horas, e sábado, das 6 às 13 horas) e outro para bandeira 2 (nos demais horários). O pagamento pode ser feito com cartão, dinheiro ou cheque. Em algumas situações o valor é mais alto, mas taxistas e alguns passageiros comentaram que em horários de pico ou para locais mais distantes, vale a pena pagar pelo táxi antes de sair do aeroporto. Uma viagem até o centro na bandeira 1 sai por R$ 61, e R$ 65 na bandeira 2. Para o Batel, fica R$ 65 e R$ 69.


Oportunidade - Programa prepara motoristas para a Copa

Para ajudar os motoristas que desejam se preparar para recepcionar melhor o turista, existe o programa Taxista Nota 10, iniciativa do Sebrae em parceria com entidades da área dos transportes. O programa inclui cursos gratuitos de inglês, espanhol e gestão de negócios. “Sabendo que este profissional dificilmente vai para a sala de aula, formatamos um material para ele aprender à distância”, explica Joelma de Freitas, técnica de formação profissional do Serviço Social do Transporte.

O motorista recebe o conteúdo de gestão, estruturado em 15 edições de jornais recebidos mensalmente e com provas presenciais. Até agora, 200 taxistas de Curitiba e região se inscreveram e a meta é que 600 profissionais façam o curso. Luiz Carvalho, da Secretaria Municipal Extraordinária da Copa 2014, diz que o “objetivo é capacitar ao menos 2 mil taxistas até o início da Copa”. Em Curitiba, há 4.869 taxistas, entre permissionários, colaboradores e empregados. Em São José dos Pinhais são 478.

Fonte: Gazeta do Povo

São José dos Pinhais implanta solução definitiva para transporte do lixo

Ao lado de autoridades, Ivan Rodrigues inaugura Estação de Transbordo

O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues inaugurou nesta quarta-feira (30) a Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos Domiciliares, localizada no bairro Barro Preto. A estação coleta materiais dos caminhões convencionais de lixo, com médio porte, para caminhões com o triplo da capacidade, para seguirem ao aterro sanitário da Região Metropolitana em Fazenda Rio Grande e liberando os caminhões convencionais para a coleta.

A estação de transbordo foi a solução encontrada pela Prefeitura de São José dos Pinhais para diminuir custos com veículos e mão-de-obra, considerando a distância entre o local da coleta e o destino final para aterragem. De acordo com o prefeito Ivan Rodrigues, a Estação de Transbordo é uma solução de caráter permanente, que deve servir como modelo. “Não podemos tratar o lixo com negligência, aplicando soluções paliativas que acabam se tornando definitivas”, explica.

Outra vantagem é evitar transtornos pelas rodovias, como mau cheiro e multas por excesso de carga (calculada por eixo) nos caminhões coletores, pois há restrição de peso de caminhões que circulam pela BR-116 até o aterro de Fazenda Rio Grande.

Ivan Rodrigues explica funcionamento da Estação de Transbordo

O prefeito explicou também a preocupação técnica de ter uma estação ambientalmente correta. “Com a área de transbordo coberta, geramos pouco chorume e todo ele vai para uma caixa de onde é retirado e vai para uma estação de tratamento”, afirma. A medida evita o aumento de custos com o transporte dos resíduos. “Em Curitiba, sabemos que o custo do transporte do lixo cresceu muito com a mudança do aterro da Caximba para a Fazenda Rio Grande”, afirma.

Bernardino Marques, representando a empresa Magiclean, uma das empresas contratadas pela prefeitura para a coleta de resíduos, afirma que é de conhecimento de todos que a implantação do aterro sanitário da Região Metropolitana em Fazenda Rio Grande é provisória. “Entretanto, com a estrutura da Estação de Transbordo, sabemos que não importa onde seja o novo aterro, isso não afetará a nossa coleta”, detalha.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Edilaine Vieira, afirma que a estrutura da Estação de Transbordo de São José dos Pinhais é a mais moderna da Região Metropolitana de Curitiba, pois a gestão do prefeito Ivan Rodrigues trata a questão do lixo com seriedade e profissionalismo. “A diferença grande está no quanto isso já agilizou a nossa coleta, pois o transbordo melhorou a frequência da coleta de lixo nas residências. Os caminhões já conseguem passar quase sempre nos mesmos horários”, completa.

Caminhão de coleta despeja resíduos no caminhão de transporte

De acordo com Edilaine, em cidades grandes, como Brasília, por exemplo, não há estrutura de aterro sanitário, apenas lixão, e no Rio de Janeiro apenas 42 ruas são atendidas por coleta seletiva. “São José dos Pinhais já possui coleta seletiva em toda a cidade, a melhor central de triagem da Região Metropolitana de Curitiba e agora a melhor central de transbordo”, finaliza.

Aterros sanitários

Desde dezembro de 2010 a destinação dos resíduos sólidos dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba deixou de ser o aterro da Caximba e passou a ser o de Fazenda Rio Grande. A mudança representou um aumento de 11 km na distância para São José dos Pinhais, que fica a 32 do local. A cidade de Curitiba, por exemplo, fica a 35 km do novo aterro e aumentou o custo da coleta em mais de 50% por não dispor de um equipamento desse tipo para otimizar a atividade. Em São José dos Pinhais, a população não paga mais pela coleta de lixo, mesmo com a alteração.

Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Funcionário é morto em frente à empresa porque estaria saindo com menina de 14 anos, diz polícia

O jovem Jhony Cristiano de Lima, de 23 anos, assassinado ontem na frente da empresa que trabalhava no Jardim Cruzeiro, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, estava, segundo a polícia, envolvido com uma menina de 14 anos e isso motivou o crime.

Em entrevista nesta quarta-feira (30) o superintendente Clóvis Pinheiro, da Delegacia de São José dos Pinhais, confirmou que a hipótese de crime passional é a mais provável.

“Foi apreendido no dia do crime um celular do rapaz na qual havia mensagens dele para esta garota. Já temos o nome do principal suspeito que é apaixonado por essa menina e por este motivo teria matado o Jhony”, disse o superintendente.

O superintendente lamentou o fato de a vítima ser uma pessoa trabalhadora. “Não tinha antecedentes criminais e era um rapaz de bem. Diferente do possível assassino. Estamos empenhados na prisão dele e em breve teremos êxito nisto”, apontou o policial civil.

Imagens das câmeras de segurança da empresa em que a vítima trabalhava, mostram o momento do assassinato e foram importantes na elucidação do caso. “Fica claro uma execução a sangue frio”, concluiu Clóvis Pinheiro.

Entenda o caso:


Fonte: Banda B

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Teste Seletivo - Guarda Mirim 2012


Inscrições
- 09/07 a 20/07/2012
- Local: CRAS Franciso Quirino dos Santos
- Rua Goiás, 236 - São Domingos - São José dos Pinhais
- Horário: das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 de segunda à sexta feira.

Condições para inscrição
- Residir em São José dos Pinhais
- Ter nascido entre 15/07/1996 e 31/07/1998
- Estar cursando no mínimo a 7ª sério do ensino fundamental
- Possuir renda familiar de até R$ 1866,00
- Possuir Cadastro Único para os Programas Sociais

Documentação
- Comprovante Original de Matrícula ou ficha individual
- Original e cópia ou protocolo e cópia do RG do candidato
- Original e cópia ou protocolo de copia do CPF do candidato
- Original e cópia ou protocolo e copia da Carteira de Trabalho do candidato
- Duas fotos 3X4 recentes
- Original e cópia do comprovante de residência atualizado
- Comprovante de renda dos responsáveis pelo candidato ou apresentar o Relatório Analítico com o nº de NIS.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Suposto traficante recebe chamado para morte e cai na frente da mulher

Por volta das 5h da manhã de hoje (30), Maicon Flávio da Silva Miranda, 28 anos, foi chamado para a morte. A casa dele fica na Rua São Paulo, Jardim São Domingos em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Maicon dormia junto coma a mulher a o filho, quando um indivíduo gritou seu nome no portão.


Ele se obrigou a levantar e quando abriu a porta, foi atingido imediatamente com um disparo, que acertou a mão e em seguida o abdômen. Maicon caiu morto. A mulher dele ficou desesperada e só se acalmou com a chegada da Polícia Militar. Ela disse que o companheiro não tinha envolvimento com ilicitudes, entretanto a polícia contestou.

Segundo informações da PM e da Guarda Municipal, Maicon vendia drogas. Ele quase foi preso com uma motocicleta roubada há poucos dias. Conseguiu escapar, mas o veículo foi apreendido. Com base nessas informações, a polícia acredita que o crime seja um acerto de contas. Buscas foram feitas para se chegar ao autor do crime, mas ninguém foi preso. O caso deve ser investigado pela delegacia da cidade.

Fonte: Banda B

Atividades na Sede e em São José dos Pinhais aconteceram de 21 a 25 de maio

O diretor regional do Senai PR, Marco Secco, na solenidade de abertura da SIPAT Sede

De 21 a 25 de maio, foi realizada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), promovida pela CIPA em parceria com o SESMT do Sistema Fiep, na Sede e na unidade Sesi de São José dos Pinhais. No edifício da Sede, o tema deste ano, "Educação e Segurança no Trânsito", foi trabalhado através de diversas palestras de conscientização e incentivado com um concurso que premiou as duas melhores frases relacionadas ao tema. A SIPAT da Sede também contou, ao longo da semana, com sessões de quick massagem e reflexologia, divulgação do lançamento do Curso de Mecânica para Mulheres, e na quarta-feira (23), com um exercício de abandono do prédio, envolvendo 369 pessoas e os brigadistas simulando o atendimento a uma "vítima". 


Durante o exercício de abandono do prédio, na Sede, brigadistas simulam atendimento a uma vítima 

A unidade do Sesi de São José dos Pinhais realizou sua SIPAT com o tema "O seu futuro depende da prevenção de hoje!". Os colaboradores da unidade participaram das palestras: "Sedentarismo e Atividade Física" e "Aposentadoria/Fator Previdenciário", com participação especial de uma profissional do INSS; "Plano Previsc", com Pedro Ponczek e Olivia do Rocio Oliveira, da Sede; e ainda palestras sobre DST e Direção Defensiva. Um dos dias da semana também foi dedicado ao relaxamento com sessões de Quick Massagem. Na sexta-feira (25) tomou posse a equipe da nova Gestão da CIPA 2012/2013, de São José dos Pinhais.

Fonte: FIEP/PR

Aniversário no Parque São José

Clique na imagem para ampliar

Serviço:
Data: 03 de julho
Local: Parque São José - Av. das Torres, Nº1000
Hora: A partir das 8h30

Vivência – Centro de Atendimento em Psicomotricidade Relacional Realiza Curso

Clique na imagem para ampliar

Serviço

Vivência – Centro de Atendimento em Psicomotricidade Relacional. 

Travessa Conúncio Carrano, 231, Centro, São José dos Pinhais. 

Informações www.vivenciarelacional.com.br, contato@vivenciarelacional.com.br, 3282-3033 

São José dos Pinhais prepara ação para o Dia Mundial sem Fumo.

Nesta quinta-feira (31), quando se comemora o Dia Mundial sem Fumo, a Prefeitura de São José dos Pinhais fará panfletagem no calçadão da Rua XV de Novembro, centro da cidade, para divulgar as ações contra o tabagismo realizadas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da Secretária Municipal de Saúde.

No CAPS, referência em tratamento de diversos tipos de dependência química, os tabagistas podem realizar consultas gratuitas semanais pelo SUS.

Uma barraca estará disponível a partir das 8h até o final da tarde na Rua XV, onde uma equipe de funcionários do CAPS orientará a população sobre o tratamento à dependência do tabaco.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Prefeitura inaugura transbordo

A Prefeitura de São José dos Pinhais inaugura hoje, às 9h30, a Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos Domiciliares localizada no bairro Barro Preto. Na estação, os materiais coletados pelos caminhões de médio porte que circulam nas ruas de São José dos Pinhais são transferidos para caminhões com o triplo da capacidade, para então seguirem ao aterro sanitário da Região Metropolitana, em Fazenda Rio Grande. 

A estação de transbordo foi a solução encontrada pela Prefeitura de São José dos Pinhais para diminuir custos com veículos e mão-de-obra, considerando a distância entre o local da coleta e o destino final para aterragem. Assim, os caminhões menores despejam detritos no Barro Preto e podem voltar aos bairros para seguir a coleta, em vez de seguirem até Fazenda Rio Grande.

Outra vantagem é evitar transtornos pelas rodovias, como mau cheiro e multas por excesso de carga (calculada por eixo) nos caminhões coletores, pois há restrição de peso de caminhões que circulam pela BR-116 até o aterro de Fazenda Rio Grande. 

Desde dezembro de 2010 a destinação dos resíduos sólidos dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba deixou de ser o aterro da Caximba e passou a ser o de Fazenda Rio Grande. A mudança representou um aumento de 11 km na distância para São José dos Pinhais, que fica a 32 do local. A cidade de Curitiba, por exemplo, fica a 35 km do novo aterro e aumentou o custo da coleta em mais de 50% por não dispor de um equipamento desse tipo para otimizar a atividade. Em São José dos Pinhais, a população não paga a mais pela coleta de lixo, mesmo com a alteração. 

No começo deste ano o prefeito Ivan Rodrigues também defendeu o uso de outras tecnologias para a destinação do lixo na RMC, como a criação e pelo menos quatro usinas de tartamento e reaproveitamento dos resíduos distribuídos pela Grande Curitiba a fim de diminuir os custos de transporte do serviço de coleta.

Fonte: Bem Paraná

Capacitação gratuita na área industrial forma novos operadores de empilhadeira

Paulo Bisewski foi um dos alunos do curso de logística com empilhadeiras organizado pela Aciap

As capacitações gratuitas da Associação Comercial (Aciap), em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, são raras oportunidades de crescimento profissional na cidade, conhecida como pólo metal mecânico e de logística. As aulas do curso Operador de Empilhadeira, que ocorreram na TQI – Centro de Treinamento, de 17 a 18 de maio, das 7h30 às 18h30, formaram 22 participantes, como Paulo Bisewski, morador do bairro Jardim Cruzeiro.

“Eu trabalho há dois anos em uma empresa de fabricação de tubulações de cimento, no Bairro Xingu, e às vezes falta mão de obra para o transporte com as empilhadeiras”, conta Paulo Bisewski.

O instrutor do curso, Luiz Novaes Filho, aponta que o conhecimento adicional é cada vez mais valorizado. “Em uma escala de produção, quanto mais os funcionários forem multi funcionais melhor para a empresa. São José dos Pinhais, devido às fábricas do ramo de metalurgia, possui milhares de barracões de armazenamento e beneficiamento de produtos”, fala Luiz Novaes.

Auxiliar de Produção em Mecânica Básica 
O curso gratuito de 120h de Auxiliar de Produção para Mecânica Básica Industrial acontece de 14 de maio a 16 de junho, das 13h às 17h, na sede da TQI. Os alunos serão capacitados em uma qualificação que no mercado custa cerca de R$ 2 mil. O conteúdo programático traz 60h de leitura e Interpretação de desenhos mecânicos; 20h de tecnologia dos materiais; e 40h de metrologia (40h).

O instrutor Marcos Alves é um dos instrutores no curso de Mecânica Básica

Mais trabalho
Segundo a Prefeitura de São José dos Pinhais, em março deste ano, o município gerou mais formalizações de trabalho do que a Capital. Foram 537 colocações registradas por meio da Agência do Trabalhador de São José, contra 503 pessoas via a Agência de Curitiba. 

Fonte: PautaSJP e informações da Aciap

Setor Industrial abre vagas de Aprendizagem em São José dos Pinhais

O Espro está com inscrições abertas para processo seletivo no Paraná, em São José dos Pinhais. São vagas de Aprendizagem para atuar no setor industrial.

Com carga horária de 4h, de segunda a domingo, a oportunidade oferece registro CLT, salário fixo e benefícios. Os candidatos precisam ter idade entre 18 a 21 anos e 11 meses e cursar o ensino médio em período noturno ou completo.

Os interessados devem encaminhar o currículo para o e-mail:evelise.curitiba@espro.com.br 

Para outras oportunidades, cadastre o seu currículo no site www.espro.org.br/aprendiz 

Na Aprendizagem, jovens de 14 a 24 anos têm carteira assinada no período de até dois anos e recebem conhecimentos teóricos e práticos, além de salário mínimo/hora e vale-transporte.

Sobre o Espro 

Fundado em 1979, o Espro Ensino Social Profissionalizante é uma organização sem fins lucrativos que atua na capacitação profissional básica e de aprendizagem para jovens, e também para pessoas portadoras de deficiência, com o objetivo de promover a sua inserção no mercado de trabalho.

Desde 2000, a instituição ajuda a unir o potencial dos jovens às necessidades do mundo corporativo. O Espro seleciona, capacita, prepara e encaminha jovens para empresas em diversas regiões do país por meio da inserção em Programas de Aprendizagem, de acordo com a chamada Lei da Aprendizagem (lei 10.097/00).

Outra ação social de grande importância é a Capacitação Básica para o Trabalho, que acontece gratuitamente em diversos Estados, de forma presencial e também via Educação a Distância (EAD). Oferece qualificação profissional básica gratuita a jovens a partir dos 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, inclusive portadores de deficiência. O curso ensina técnicas administrativas e oferece conhecimentos de rotinas organizacionais. Estão presentes ainda temas de cidadania, ética, comunicação e lógica, servindo como reforço escolar. A capacitação tem duração de um mês e meio para os maiores de 18 anos, e de três meses para os menores. 

Altamente focada em aspectos comportamentais, a Capacitação Básica para o Trabalho é um grande diferencial na formação dos jovens e auxilia significativamente seu ingresso e adaptação no mercado corporativo. Em 2010, foram 6.883 jovens beneficiados em todo o Brasil.

Os jovens podem se inscrever pelo site www.espro.org.br. Em seguida, eles passam por uma avaliação de matemática, português e conhecimentos gerais. Os aprovados nesta etapa passam por entrevista individual, em conjunto com avaliação de renda e de situação de risco. No intuito de proporcionar o bem estar integral dos jovens, o Espro oferece também camiseta, lanche, material didático exclusivo e Certificado de Conclusão.

Fonte: Agregario

Funcionário é morto com 7 tiros em emboscada na frente da empresa


Um jovem recém-contratado de uma empresa de logística foi morto com sete tiros de pistola calibre 380 na portaria da empresa, pouco antes das 8h de hoje (29), na rua Anselmo Vaccari, na Vila Margarida, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Jhony Cristiano de Lima, 23 anos, morava no bairro Boqueirão, em Curitiba, trabalhava na empresa há dois meses e não tinha nenhum envolvimento ilícito.


Jhony fazia o trajeto casa-empresa de bicicleta e nesta manhã quando chegava ao trabalho foi alvejado na portaria com disparos de pistola calibre 380. O assassino fugiu a pé e as testemunhas não souberam informar as características físicas dele.

Amigos e vizinhos da vítima que foram até o município onde Jhony trabalhava ficaram inconformados com o crime e disseram que o jovem era bastante tímido, quase não falava. “Ele não bebia, não fumava , não acreditamos no que aconteceu”, disse um conhecido da vítima que não acredita em nenhum envolvimento ilícito.

Imagens

A empresa possui esquema de segurança por meio de filmagens e câmeras que serão disponibilizadas à Polícia Civil para investigação. “Toda a ação foi filmada pela câmera que ficava bem em frente à portaria”, disse o Soldado Condageski.

Fotos: Paraná Online
Fonte: Banda B

São José dos Pinhais mobiliza população para superar Havana no Dia do Desafio

São José dos Pinhais enfrenta a capital de Cuba, Havana, nesta quarta-feira (30), no Dia do Desafio. Profissionais da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer programam ações junto à população da cidade nos Núcleos de Esporte e Lazer de São José dos Pinhais, na Praça 8 de Janeiro – em frente à Igreja Matriz - e no Auditório da Prefeitura,

Pessoas de todas as idades se mobilizam em uma competição entre cidades de mesmo porte, na tentativa de mobilizar o maior número de participantes para que se exercitem por ao menos 15 minutos. A iniciativa é um estímulo à prática regular de atividades físicas e exercício da integração social, criatividade, sociabilização, confraternização e solidariedade. O tema do Dia do Desafio de 2012 é “Você se mexe e o mundo se mexe junto”. 

A cidade que mobilizar maior percentual de pessoas em relação ao número de habitantes vence o desafio. Mas o maior prêmio para a cidade vencedora e para todas as participantes é a divulgação de um estilo de vida com saúde à sua população.

“Para que São José dos Pinhais tenha êxito e representatividade, a colaboração dos moradores e servidores da cidade é muito importante. Nestes 15 minutos de atividade física vale andar, pedalar, dançar, nadar, correr, caminhar e subir escadas. Só não vale ficar parado”, destaca Clayton Ferreira, chefe da Divisão de Eventos Populares da Secretaria de Esporte e Lazer.

Além dos locais listados, as pessoas podem fazer atividades físicas em qualquer lugar da cidade e informar o número de participantes por meio do telefone: 0800 643 6690. A partir disso, será contabilizado o número de pessoas que participaram da ação e o resultado da cidade ganhadora.

Em 2011, São José dos Pinhais registrou mais de 100 mil participações e venceu a cidade de Tuxtlan Gutiérrez, capital da província de Chiapas, no México.

Como participar:

Auditório da Prefeitura: 9h40 e 15h
Núcleos de Esporte e Lazer: das 8h às 18h
Praça 8 de Janeiro: das 9h às 17h

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

terça-feira, 29 de maio de 2012

Futuro Museu da Indústria de São José dos Pinhais recebe peças para acervo

Peças irão compor acervo de museu

São José dos Pinhais vai ganhar um Museu da Indústria, e a primeira etapa da implantação ocorreu na segunda-feira (28), com a entrega de algumas das peças que farão parte do acervo.

O material era de Lourdes Zotto, ex-funcionária da primeira indústria de São José dos Pinhais, a Senegaglia S.A. O secretário municipal de Cultura, Christian Bundt ressaltou a importância da aquisição dessas peças e da colaboração de Lourdes, que trabalhou na empresa entre os anos 50 e 60. “Estamos muito felizes com mais essa conquista para a cultura e memória de nossa cidade. Certamente essas peças ajudarão a manter parte da história de São José dos Pinhais” afirmou o secretário.

 Secretário de Cultura e convidados apreciam as novas peças

Christian relatou que o Museu da Indústria de São José dos Pinhais, que terá sua sede em um anexo do Centro de Vivência João Senegaglia, no calçadão da Rua 15 de Novembro, será ligado ao Museu da Indústria do Paraná, e contará com muita tecnologia e peças de exposição que ajudarão a contar a história da industrialização em nosso município.

O Centro João Senegaglia já está sendo revitalizado através de parceria entre a Prefeitura e o SENAI. Além do Museu, a principal atração do complexo cultural será o Teatro Senegaglia, para 102 pessoas.

Arlene Senegaglia, artista plástica e neta do pioneiro da indústria local, João Senegaglia, esteve presente no evento. “Sinto-me feliz de fazer parte do projeto que está revitalizando a antiga fábrica e a transformando em um centro cultural, é um jeito de enaltecer a memória de meu avô” afirmou Arlene.

Foto: Silvio Ramos 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Conheça seu bairro: São Domingos

Iguaçu Celulose chegou em São José dos Pinhais na década de 1980.

No cantinho de São José dos Pinhais, ao lado de Curitiba, está localizado o bairro São Domingos. Com uma área de 1.246 km², é habitado por 3.688 pessoas. Faz divisa com os bairros Cidade Jardim, Centro e Aristocrata. Pela proximidade com Curitiba e com o centro de São José dos Pinhais (apenas 1,5 km) muitas empresas se instalaram na região nas últimas décadas. Destaque para a Iguaçu Celulose, presente desde a década de 1980.

Confira outras empresas presentes no São Domingos: Acc Empresa Paranaense de Calibração, Leal Manuel A – Distribuidora, Pantera Gás Distribuidora, Lojas Dambrat, Informaxxima, Brasilmad Comercial Exportadora e Città Engenharia. 

Funcionários da prefeitura tapando buracos das ruas do São Domingos em 2009

Na área da educação, destaque para o Centro Municipal de Educação Infantil Maria Scanhusso Vidolim. No esporte, o bairro é tradicional em montar boas equipes de futebol. O time juniores do São Domingos é o atual campeão da liga são-joseense e a equipe da Lojas Dambrat, é a atual campeã do Clube Aliança.

Fonte: GuiaSJP

Vereadores Mirins do Colégio Ipê apresentam indicações


Após estudarem a respeito das funções legislativas, conhecerem as dependências da Câmara Municipal e assistirem suas sessões ordinárias, os vereadores mirins dos colégios participantes já estão apresentando suas reivindicações. Na pauta da sessão desta terça-feira (29), foi a vez dos alunos do Colégio Estadual Ipê solicitarem melhorias.

De acordo com os pedidos, as maiores necessidades da instituição de ensino estão relacionadas à segurança e infraestrutura. Os vereadores mirins sugerem, ao Executivo, o aumento da altura dos muros da escola, intensificação do patrulhamento no entorno e instalação de câmeras de segurança. Entre as solicitações de infraestrutura estão a construção de calçadas, aplicação de antipó no estacionamento e melhoria na iluminação pública na região. Os alunos pedem ainda, disponibilização de trinta computadores e ônibus escolar para estudantes do Jardim Ipê II.

Para a coordenadora Edmea Oliveira, as indicações são de extrema necessidade. “Os vereadores mirins reuniram-se com colegas, direção e professores para definirem as prioridades. Após pesquisas chegamos a oito pedidos, mas ainda há muito a ser feito. Estamos esperando a resposta do Executivo”, afirmou.

O Colégio Estadual Ipê, localizado no bairro de mesmo nome, atende cerca de 1200 alunos de ensino fundamental e médio. Também participam do programa Vereador Mirim os colégios estaduais Costa Viana, Irmã Ambrósia Sabatovich, Guatupê, Zilda Arns, Lindaura Ribeiro Lucas, Unidade Polo e Chico Mendes.

Fonte: Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Festa Junina do Colégio Milenium

Estamos quase no inverno e nessa época acontece uma das festas mais tradicionais e divertidas do ano: a Festa Junina! E nada mais gostoso do que curtir essa festa típica tudo que tem direito. O Colégio Milenium está promovendo sua Festa Junina dia 02 de junho, das 13h às 19h. Serão diversas brincadeiras como bingo, roleta, pescaria, além das apresentações dos alunos e muita música com Tony e Bryan. O ingresso custa R$ 3 e ainda seu convite concorre a prêmios! Garanta seu ingresso e venha se divertir na Festa Junina do Colégio Milenium.


Serviço

Festa Junina do Colégio Milenium.
Data: 02 de junho.
Horário: das 13h às 19h.

Fonte: Portal Vera Rosa

Prefeitura de SJP revitaliza ruas com Superantipó no bairro Santo Antônio

José Lazaro dos Santos, morador da Rua Jovino Dissenha há 20 anos

O bairro Santo Antônio recebe melhorias do programa Revitaliza São José, criado para tratar a malha viária de São José dos Pinhais. Seis ruas da região, próxima à Colônia Rio Grande, estão sendo recuperadas com o Superantipó, um tipo de pavimento com mais qualidade e durabilidade comparado com o antipó tradicional e custo bastante inferior em relação ao asfalto. No total, cerca de 1.850 metros de vias do bairro foram beneficiadas, e as obras devem ser concluídas esta semana.

Leonor Nogueira Luizari, mora na Rua Jovino Dissenha

Leonor Nogueira Luizari disse que o estado da Rua Jovino Dissenha, onde mora há 23 anos, dava desgosto - a ponto de ela planejar uma mudança. “Estavam cheias de buracos. Depois que implantaram o Superantipó podemos sair mais tranqüilos em dias de chuva e chegamos limpinhos. Tinha vontade de sair daqui, chorava. Agora estou gostando de morar no Santo Antônio”, afirma Leonor.

José Lazaro dos Santos, morador também da Rua Jovino Dissenha há 20 anos, contou como era a rua antes da revitalização. “Tinha o antipó mas os buracos continuavam. Hoje melhorou bastante, já não tem poeira, pois aqui passa muito caminhão e em dia de chuva era muito barro. Agora melhorou 90% e se continuar assim vai dar orgulho de morar aqui”, afirma.

Célio Parra Sona comerciante na Rua Leone Decimo Dalnegro, morador no bairro há 32 anos

O comerciante Célio Parra Sona, da Rua Leone Decimo Dalnegro, morador no bairro há 32 anos, é outro satisfeito com a revitalização. “Toda obra que é para beneficiar o bairro é boa. Estávamos esperando por isso há muito tempo, o movimento de carros aqui é intenso e isso piorava a situação do asfalto, hoje melhorou muito”.

Para Marcus Vinícius Jorge, diretor geral da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas, o Superantipó é de grande durabilidade. “Este pavimento é muito mais resistente e durável que o tradicional antipó. A população tem aprovado” afirma.

O programa Revitaliza já recuperou cerca de 400 km de vias em São José dos Pinhais durante a gestão do prefeito Ivan Rodrigues. “Com obras de pavimentação e também com melhorias significativas na saúde, segurança e educação e em várias outras áreas, seguimos implantando nosso objetivo de melhorar a qualidade de vida dos são-joseenses”, disse o prefeito Ivan Rodrigues.

Confira as ruas que estão sendo recuperadas no bairro Santo Antônio:

- Rua Jovino Dissenha, com 325m de extensão no trecho Francisco Dal`Negro até o final da rua.

- Rua Leone Décimo Dalnegro, com 403m de extensão, entre a Francisco Dalnegro e a Tupinambá.

- Rua Antônio Zaramela / Leone Decimo Dalgreno, com 499m no trecho Tupinambá até a Av. Rui Barbosa.

- Rua Francisco Dal`Negro com 152m de extensão, no trecho entre Ignez Zen Scherner e Silvio Dal`negro, e no trecho entre Silvio Dal´Negro a Jovino Dissenha, com extensão de 170m de execução.

- Travessa Glacomo Martinatto com 155m no trecho Sivio Dal`Negro até o final da rua.

- Rua Paulo Pasqualin, com 144m em execução de extensão no trecho Sivio Dal`Negro até o final da rua.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Prefeitura de SJP elabora proposta de incentivo ao patrimônio privado

Casa da família Guarnieri, na Rua Isabel Redentora, modelo de arquitetura polonesa em madeira que está indo ao chão

A Prefeitura de São José dos Pinhais anunciou a proposta de criação de uma lei, que será encaminhada para a Câmara, com foco na preservação do patrimônio histórico e cultural privado. O projeto abrange a isenção fiscal aos proprietários ou patrocinadores que promoverem a recuperação e a conservação de imóveis tombados por órgão federal, estadual ou municipal. O benefício pode ser concedido via IPTU e o imposto de serviços (ISS) do projeto e execução da reforma. 

A iniciativa foi encaminhada para o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) com a minuta do anteprojeto da Lei de Incentivo, para que os membros possam analisar, discutir e alterar o projeto. Com esta medida, São José dos Pinhais, que ainda não possui uma Lei Municipal de Incentivo a Cultura, passaria a ter uma legislação que fomente a preservação e retorno fiscal para amenizar a descaracterização do município.

Com o crescimento econômico da cidade, a partir do fim dos anos 70, dezenas de propriedades antigas foram derrubadas, como na Rua XV de Novembro, para darem lugar a novas construções comerciais. Na Rua Isabel A Redentora, a casa da família Guarnieri, modelo de arquitetura polonesa, está indo ao chão.

Patrocinador
A ideia cria a figura do patrocinador. Será considerado patrocinador aquele que financiar total ou parcialmente o projeto e a execução das obras em imóveis de terceiros. O incentivo fiscal, via IPTU, será concedido pelo prazo de cinco anos. “É a primeira vez na história de São José dos Pinhais que se cria uma política pública de preservação do patrimônio histórico e cultural do município. Cuidar dos prédios e monumentos que verdadeiramente contam a história do município é uma de nossas prioridades”, afirma o prefeito Ivan Rodrigues. 

O projeto prevê ainda que a concessão do benefício vai depender da aprovação do projeto de recuperação ou do estado de conservação do prédio, avaliado por Comissão Especial constituída por técnicos indicados pela Secretaria Municipal de Urbanismo. Esta mesma comissão fará vistorias periódicas para verificar o andamento das obras, na conformidade com o projeto. 

Posse pública
Em matéria anterior, havia levantado a possibilidade, como ocorre em Curitiba, de São José ter uma lei de preservação ao privado baseada em benefícios fiscais e, se for o caso, a posse da propriedade. Na opinião do arquiteto Tobias Bonk, cabe ao Poder Público também a desapropriação e a relocação. 

“Na desapropriação a Prefeitura toma posse para preservar. A casa dos Guarnieri poderia ser desmontada e transferida, o que liberaria o terreno para a família comercializá-lo.” 

Ainda segundo o arquiteto, o que sobrou dos casarões da XV pode ser preservado. “A escala baixa de um a dois pavimentos também é importante. As fachadas comerciais devem manter aspectos da memória da sociedade são-joseense”, avalia Tobias Bonk.

Fonte: PautaSJP

População se une para construir capela em São José dos Pinhais


Moradores do bairro Libanópolis estão rifando um carro pra construir a capela, no local onde funciona um posto de saúde. 


Fonte: Na tela do 190

Tráfico de drogas continua na Praça do Verbo Divino

Ao imaginar uma praça é possível lembrar de várias coisas: crianças brincando, vendedor de pipoca, pessoas fazendo atividades físicas, famílias, enfim, todos reunidos em um clima amistoso com alegria, porém, não é o que está acontecendo em São José dos Pinhais. A Praça Missionários do Verbo Divino, localizada no centro do município – ao lado da Câmara Municipal – é alvo constante do tráfico de drogas. 

Polícia comparece no local, mas problema continua sem solução.

Pode ser pela manhã, a tarde ou a noite, quem passa no local percebe a presença de jovens camuflados nos cantos da praça. As pichações são outro agravante, o visual do local não é nada animador e também afasta a população do ambiente. Popularmente, a praça está conhecida como “Praça da Erva Divina”, uma modesta forma dos são-joseenses mostrarem insatisfação com o local. 

Esta situação não é recente, ainda em 2011, alguns veículos de comunicação abordaram o tema denunciando os mesmos problemas. De fato, a polícia comparece no local, aborda os usuários, mas instantes depois eles são liberados. “O meu efetivo é para prender traficante e não usuário”, argumentou o secretário de Segurança, ainda em 2011. Como consequência, toda a estrutura (pista de skate, quadra de futsal, ciclovia, academia ao ar livre) está cada vez mais vazia. 

Fonte: GuiaSJP