Publicidade

segunda-feira, 30 de abril de 2012


Festa 1º de Maio Solidário deve receber 60 mil nesta terça em SJP

Cerca de 60 mil pessoas são esperadas amanhã no Parque São José dos Pinhais, onde acontece a Festa do 1º de Maio Solidário a partir das 9h.

Organizada pela Força Sindical do Paraná, a 11ª edição da Festa do Trabalhador conta com um caráter social, pois haverá arrecadação de alimentos e agasalhos durante as comemorações. Os donativos poderão ser trocados por cupons que darão direito de concorrer a cinco automóveis 0 km, dez motos 125 cc, dez televisores, dez computadores e dez geladeiras, de acordo com a Força Sindical, responsável pelo sorteio.

O evento vai contar com diversos shows e entretenimento, Missa do Trabalhador que será feita pelo Padre Reginaldo Manzotti e no final show com a dupla Guilherme & Santiago.

A Festa do 1º de Maio Solidário volta a São José dos Pinhais depois de sete anos, graças à implantação de espaço com estrutura e adequado para comportar grande público como o Parque de São José dos Pinhais, inaugurado em junho de 2011.

Confira a programação da festa:

9h – Atividade Cultural – Apresentação do grupo Hydrus Cia de Dança

10h – Missa e Show “Em Deus um milagre” - Reginaldo Manzotti

12h – Show com Banda Nonna D'ale e passagem de som do Guilherme e Santiago

13h30 – Show Gospel com a Banda Hefzibá

14h30 – Abertura oficial – Autoridades municipais, estaduais e da Força Sindical

Início dos sorteios do evento

16h – Show com Guatupê e Guaratuba

Sorteios do evento

17h – Show com Luiz Guilherme e Eduardo

Sorteios do evento

18h – Show final com Guilherme e Santiago

Estacionamentos
Rua Harry Feeken s/nª - Rota do Avião
Av. Senador Salgado Filho, nº7636
Rio Ressaca
Campo de Futebol Pavoc

*** O estacionamento dentro do parque será reservado apenas para autoridades.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Rosilete receberá título de Cidadã Honorária de São José dos Pinhais

A boxeadora Rosilete dos Santos receberá na noite desta quinta-feira (3), na Câmara Municipal, o título de Cidadã Honorária de São José dos Pinhais. O reconhecimento merecido homenageia uma de suas moradoras ilustres.


Nascida em Castro, Rosilete escolheu São José dos Pinhais como sua cidade do coração. Morando há sete anos no município, a boxeadora tem marcas importantes conquistadas na própria cidade. Os títulos mundiais da WIBA (Associação Mundial e Boxe Feminino) e da WPC (Comissão Mundial de Pugilismo), ambas pela categoria supermosca, foram conquistados em lutas em São José dos Pinhais.

Considero São José dos Pinhais minha casa. Tenho um carinho imenso pela cidade e sempre fui muito bem acolhida aqui. Receber esse título de Cidadã Honorária prova o reconhecimento que tenho do meu trabalho aqui. Quando luto em São José, me sinto mais confiante”, disse Rosilete dos Santos, que possui um cartel de 31 lutas, com 26 vitórias e apenas cinco derrotas.

O reconhecimento vem ainda pelo projeto social encabeçado por Rosilete e pelo marido e ex-boxeador, Macaris do Livramento. Os dois campeões coordenam o projeto Centro de Excelência do Boxe, que atende 40 crianças carentes com aulas de boxe no contraturno escolar. O projeto tem parceria com a Federação Paranaense de Boxe e com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.

Macaris também será homenageado nesta quinta-feira com o Votos de Louvor e Reconhecimento.

Fonte: 1° Round

Festa 1º de Maio Solidário no Parque São José terá atrações o dia todo


Parque São José receberá a Festa 1º de Maio Solidário na próxima terça-feira

Já está definida a programação completa da Festa do 1º de Maio Solidário, no Parque São José dos Pinhais. Trabalhadores e suas famílias poderão comemorar o seu dia durante toda a próxima terça-feira, em evento organizado pela Força Sindical do Paraná.

São esperadas mais de 60 mil pessoas, que irão utilizar uma estrutura com brinquedos para as crianças, ações de cidadania, além de um amplo espaço de praça de alimentação, segurança, atividades culturais, sorteios de prêmios como cinco automóveis 0 km, dez motos 125 cc, dez televisores, dez computadores e dez geladeiras.

Além das atividades que acontecerão durante todo o dia, a festa também terá a tradicional Missa do Trabalhador que será feita pelo Padre Reginaldo Manzotti, shows de artistas locais, e no encerramento um grande show com a dupla Guilherme & Santiago.

Segundo a Força Sindical do Paraná, os trabalhadores estavam pedindo um local mais amplo para a festa, e o Parque São José, inaugurado em 2011, veio ao encontro dessa necessidade graças a sua infraestrutura distribuída em mais de 600 mil metros quadrados

A Força Sindical informa que o evento contará ainda com a presença de diversas autoridades estaduais.

Solidariedade:

Todos que forem ao Parque São poderão trocar 1 agasalho por três cupons ou 1 kg de alimento não-perecível por um cupom e concorrer a todos os prêmios.

Confira o mapa abaixo:

Mapa da estrutura do Parque São José para a Festa 1º de Maio Solidário

Confira a programação da festa:

9h – Atividade Cultural – Apresentação do grupo Hydrus Cia de Dança

10h – Missa e Show “Em Deus um milagre” - Reginaldo Manzotti

12h – Show com Banda Nonna D'ale e passagem de som do Guilherme e Santiago

13h30 – Show Gospel com a Banda Hefzibá

14h30 – Abertura oficial – Autoridades municipais, estaduais e da Força Sindical

Início dos sorteios do evento

16h – Show com Guatupê e Guaratuba

Sorteios do evento

17h – Show com Luiz Guilherme e Eduardo

Sorteios do evento

18h – Show final com Guilherme e Santiago

Estacionamentos
Rua Harry Feeken s/nº - Rota do Avião
Av. Senador Salgado Filho, nº7636
Rio Ressaca
Campo de Futebol Pavoc

*** O estacionamento dentro do parque será reservado apenas para autoridades.



Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Confraternização dos colegas Oficiais de Justiça

Como é de costume, toda a última sexta-feira, de cada mês ocorre na ASSOCIAÇAO DA FAMÍLIA JUDICIÁRIA, o futebol dos Oficiais de Justiça do foro regional de São José dos Pinhais.

A diretoria da Assojepar parabeniza os colegas daquele Foro, pela bela iniciativa e em especial ao colega JOEL, que nos brindou com excelente prato, "vaca-atolada", bem como os colegas Amarildo e Luiz e demais colegas daquele Foro Regional, que colocaram à disposição estas datas para a confraternização dos demais colegas de Curitiba e Região Metropolitana.

Os colegas que desejarem participar, podem entrar em contato com a ASSOJEPAR e confirmarem suas presenças para a próxima data 25 de MAIO de 2012.

Fonte: JusBrasil

Trabalho em Horta Comunitária é terapia para crianças em SJP

A Secretaria de Agricultura forneceu mudas e adubos 

A Prefeitura de São José dos Pinhais inaugurou neste domingo (29) junto com a comunidade do bairro Cidade Jardim uma horta comunitária, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas. A Secretaria Municipal de Agricultura forneceu as mudas de hortaliças, adubos e disponibilizou os técnicos para a preparação do solo.

Fundada em 1996, a entidade espírita é voltada para estudos filosóficos e trabalhos sociais em benefício à comunidade, que recebe instruções tanto no sentido espiritual como material. De acordo com Júlio César Possebom, diretor da instituição, o principal objetivo da implantação da horta é desenvolver a consciência das pessoas sobre hábitos alimentares e meio ambiente.

Secretário de Agricultura, João Teixeira ao lado das hortas comunitárias

“A horta é uma espécie de terapia, principalmente para as crianças e adolescentes de 2 e 16 anos da Casa Lar, instituição vizinha à nossa. Elas só saem para a escola e procedimentos médicos, e assim podem interagir conosco, realizar o plantio e colheita de verduras que levam para a casa e obter bem-estar”, disse Júlio. Cada canteiro é cuidado por uma das crianças e recebe plaquinhas com o nome do responsável.

“A Secretaria de Agricultura acompanha o desenvolvimento da horta e subsidia a comunidade com os serviços como a elevação dos canteiros e correção periódica do solo. Também fornecemos mudas também para que sejam levadas para casa”, explicou o secretário de Agricultura, João Teixeira.

As Hortas Comunitárias são um projeto já consolidado em São José dos Pinhais. Em novembro de 2011, a Secretaria Municipal de Agricultura inaugurou no Jardim Marambaia a horta de número 50 do município. 

Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Richa anunciará aumento salarial em evento sindical

São José dos Pinhais será o local da 11ª edição do 1º de Maio Solidário, amanhã. no Parque de São José dos Pinhais (antigo Pavoc), evento é realizado pela Força Sindical do Paraná. Cerca de 100 mil pessoas são esperadas. O governador Beto Richa confirmou presença no evento, em que deve assinar lei que reajusta em 10,32% o salário mínimo regional do Paraná. O piso salarial paranaense irá variar entre R$ 783 e R$ 904 em suas cinco faixas salariais, e é 30% maior que o mínimo nacional.

Quem for ao Parque São José poderão trocar um agasalho por três cupons ou um quilo de alimento não-perecível por um cupom para concorrer a cinco automóveis 0 km, dez motos e outros trinta prêmios. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições beneficentes, iniciativa da Força Sindical na Campanha do Agasalho 2012 em parceria com o Provopar. Os agasalhos arrecadados serão enviados posteriormente à organização da campanha.

Durante todo o dia, o público terá várias atrações a sua disposição: a tradicional Missa do Trabalhador com o Padre Reginaldo Manzotti, shows com a dupla Guilherme & Santiago e artistas locais, brinquedos para as crianças, ações de cidadania, além de um amplo espaço de praça de alimentação. "Esperamos os trabalhadores e suas famílias para celebrar conosco mais um dia do trabalhador", afirma o presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka.

Fonte: Paraná Online

Comunidade prestigia em peso formatura das Mulheres da Paz e Mediadoras de Conflito de SJP

Formatura das Mulheres da Paz e Mediadoras de Conflitos dos projetos Pronasci, desenvolvidos pelo município de SJP e Ministério da Justiça

Familiares, amigos, lideranças comunitárias, vereadores, Conselhos Comunitários de Segurança, secretários municipais, representantes do Ministério da Justiça e admiradores do trabalho que as Mulheres da Paz desenvolvem em São José dos Pinhais prestigiaram na noite de sábado (28) a solenidade de formatura e do lançamento de um livro elaborado por elas.

A Prefeitura também apresentou um guia de serviços produzido pelo município, a ser utilizado pelas mulheres como instrumento de trabalho. O guia contém uma relação dos equipamentos e serviços públicos ofertados à comunidade e suas finalidades.

A formatura aconteceu na Academia Policial do Guatupê, após o cumprimento das 240 horas de formação continuada, resultado da parceria entre o Município e o Governo Federal através do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

Durante o curso, as mulheres foram capacitadas em temas como Direitos Humanos, Lei Maria da Penha, Direito do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente, mediação de conflitos, lideranças e movimentos sociais, relações interpessoais e subjetividades, sensibilidade e novos olhares, planejamento estratégico e participativo, relações de gênero e raça, polícia e comunidade, mediação e resolução pacífica de conflitos, família saúde e sexualidade, DST/AIDS, família, saúde e drogas, além de outros temas contemporâneos. Tudo dentro do método “Paulo Freire” de Educação.

Durante a formatura, foi lançado o livro A Voz e a Vez da Paz, contendo cartas escritas pelas próprias mulheres, que agem como agentes da paz em suas comunidades, acolhendo e encaminhando jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social para que tenham oportunidade de estudar, trabalhar e se afastar das drogas.

Para essas mulheres, que têm suas próprias trajetórias e história de vida a partilhar com quem precisa de referência, o convencimento se faz pelo exemplo. Elas se dedicam a previnir, a combater a violência e para isso se aproximam das famílias e dos jovens, ouvindo os relatos, orientando sobre os serviços que o município oferece e encaminhando e acompanhando-os para outros projetos sociais que tratam especificamente sobre políticas públicas de ressocialização e valorização dos jovens, a exemplo do Programa de Proteção ao Jovem em Situação de Vulnerabilidade (Protejo) e outros ligados ao esporte e cultura.

Convidado a ser padrinho de formatura das Mulheres da Paz, o secretário municipal de Segurança Marcelo Jugend disse em seu discurso que a segurança pública vai deixar de ser um problema tão grande como é hoje quando as injustiças deixarem de ser tão grandes. “Isso ocorrerá quando os injustiçados se levantarem, como estamos vendo aqui hoje, pessoas se mobilizando e dizendo: basta! Nós não queremos mais que seja assim. É assim, lentamente, que essas pessoas vão mudando o mundo, como já estão fazendo as nossas Mulheres da Paz de São José dos Pinhais”, acentua.

Marcelo Jugend acrescenta ainda que muitas pessoas que nascem em famílias com maiores dificuldades financeiras e sociais já nascem acreditando que não são merecedoras de oportunidades. “Eu tenho dito aos participantes de nossos projetos, tanto às Mulheres da Paz, como aos jovens do Protejo: Não permitam que isso aconteça! Vocês têm o mesmo direito de ter acesso a todos os bens que existam. E através das nossas Mulheres da Paz já sentimos isso acontecendo. Pessoas resgatando a auto-estima, se sentindo mais dignas a partir da consciência criada e plantando o futuro”, pontua o secretário.

Comunidade participa em peso da cerimônia de formatura das mulheres. 520 pessoas da comunidade do Território de Paz estão envolvidas e mobilizadas

A gestora do projeto Mulheres da Paz de SJP, Cleusa Maria Lima disse que ainda não foram resolvidos todos os problemas de Segurança no município. Mas que o fato de pessoas tão dedicadas em buscar soluções como as Mulheres da Paz estarem hoje preparadas e atuantes, aponta para melhorias que já são sentidas nas comunidades. “Começamos o projeto lendo o livro 100 Mulheres que Mudaram a História do Mundo, de Gail Meyer Rolka. E hoje lançamos o livro das nossas mulheres. Acreditamos muito que em São José dos Pinhais as mulheres também irão mudar a realidade”, disse a gestora.

“Agradecemos ao prefeito Ivan e ao secretário de Segurança Marcelo Jugend, por terem abraçado com tanta garra este projeto, assim como à comunidade que nos acolheu tanto, que até mesmo quando não tínhamos com quem deixar as crianças, as pessoas nos apoiaram e cuidaram para nós, tudo no sentido de fazer com que o projeto desse certo”, lembra a Mulher da Paz Marinalva Pereira, uma das oradoras da noite festiva.

Já Lucia Flores, que representou as 43 colegas formandas, fez um discurso também de agradecimento ao prefeito Ivan e secretário Marcelo, mas principalmente, contextualizando sobre os motivos que fazem com que a atuação das Mulheres da Paz tenha se tornado fundamental nas comunidades dos Territórios de Cidadania do Pronasci.


Fotos: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Passagem de ônibus SJP-Tijucas aumenta amanhã (01)

Ônibus da empresa Campo Alto Tijucas que faz a viagem entre as cidades

Nesta terça (01), sobe em todo o Paraná o preço das passagens dos ônibus intermunicipais, como no caso da linha São José dos Pinhais-Tijucas do Sul. Atualmente, a tarifa entre as cidades é R$ 8,95. A possibilidade de aumento aprovada para as empresas, de até 6,86%, elevará a cobrança neste trecho para quase R$ 10,00, sendo máximo de R$ 9,56.

Até o funcionamento do serviço de pedágio da concessionária Litoral Sul, em São José dos Pinhais, no ano de 2009, na BR 376, o valor de ida ou volta do município vizinho custava pouco mais que a tarifa metropolitana, hoje de R$ 2,50. Com a cobrança nas cancelas o preço da passagem disparou. 

O aumento para os usuários, conforme orientação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, atinge ainda mais as viagens no interior todo o Estado, em que o reajuste é de 7,49%, em média. O DER informa como causa do reajuste principalmente os gastos com combustível e funcionários.

Curiosidade
O passageiro que se utiliza da linha entre São José dos Pinhais e Tijucas trafega por cerca de 45 km e paga quase uma nota de dez. Se um usuário de ônibus for de São José para Campo Largo, também cerca de 45 km, pela linha metropolitana, via a integração do ônibus Ligeirinho, o valor é R$ 2,60. 

Fonte: PautaSJP

Dona de casa morre atropelada na BR-376 e ninguém sabe por que caminhava pela rodovia

A mulher caminhava por uma área proibida para pedestres, bem próxima a tela que impede a travessia da rodovia. Era noite deste domingo (29), quando Luciana Maria da Silva, 34 anos, morreu atropelada por uma caminhonete no Km 621 da BR-376, pista sentido Sul, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

O motorista parou e ligou para o socorro, entretanto, Luciana morreu antes da chegada das ambulâncias. Uma equipe da PRF (Polícia Rodoviária Federal), foi até o local e levantou algumas informações a cerca do acidente.

“Ela provavelmente morreu na hora. Estava andando por uma área proibida, esta tela já existe para que o pedestre não atravesse e seja atropelado”, disse o agente federal Charles. Uma informação que chegou até a polícia foi de que Luciana teria discutido com o marido antes de caminhar na rodovia, mas nada foi confirmado.

Fonte: Banda B

Homem é morto quando voltava de bar na RMC

Juliano Machado dos Santos, 24 anos, teve o caminho para casa interrompido a tiros na noite de domingo (29) em São José dos Pinhais. Ele tentou se proteger dos assassinos, mas acabou morto.

Moradores da Rua Vitória, no bairro Ouro Fino, relataram à Polícia Militar que Juliano deixou um bar nas proximidades e caminhava para sua residência, às 21h40, quando foi abordado por alguns homens em um carro escuro. Eles atiraram contra a vítima e fugiram.

Juliano foi baleado e correu para dentro da casa da ex mulher, próximo à esquina com a Rua Brasília, para tentar se proteger, mas não resistiu aos ferimentos. Ele foi atingido por aproximadamente cinco disparos.

Familiares da vítima relataram à polícia que Juliano era usuário de drogas e já esteve preso. A Delegacia de São José dos Pinhais investiga o homicídio.

Fonte: Paraná Online

domingo, 29 de abril de 2012

Chuvas de Sábado causam acidente em São José dos Pinhais

Em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, dois casos chamaram a atenção durante a forte chuva deste sábado. Ambos aconteceram na movimentada Avenida Rui Barbosa. A primeira situação foi um acidente entre carro e motocicleta na frente do supermercado Jacomar. O motociclista teve ferimentos leves.

O segundo foi um grave acidente seguido de atropelamento, por volta das 23h, que deixou duas pessoas feridas, sem risco de morte. Elas foram encaminhadas ao Hospital São José. Detalhe no caso é que o motorista causador da colisão fugiu do local, só que não percebeu que o pára-choque do carro havia caído. A polícia procura agora um carro branco com placas ADL-9779, de Curitiba, no qual estava o motorista fujão.

Em todas as ocorrências verificadas pela reportagem, os socorristas do Siate relatavam que os motoristas abusam na chuva e os acidentes acabam aumentando consideravelmente, apesar de toda orientação dada.

Fonte: Banda B

sábado, 28 de abril de 2012

MVC revoluciona produção de componentes plásticos com o RTM-S

A MVC, líder brasileira no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente ao Grupo Artecola e à Marcopolo, está ampliando a produção de componentes plásticos pelo processo RTM-S para a indústria automobilística brasileira. A empresa recebeu a aprovação de clientes, como Volare, Randon e Iveco, para a fabricação de peças no processo de RTM-S, em substituição ao RTM Light, e vai dobrar os volumes de produção nesse novo processo.

Matriz sediada no bairro Afonso Pena, em São José dos Pinhais 

A revolucionária tecnologia RTM-S - Resin Transfer Molding - Surface, desenvolvida 100% no Brasil, patenteada e lançada no final de 2010 pela empresa, é uma combinação de materiais e processos termofixos e termoplásticos. Proporciona grandes vantagens em relação à qualidade de superfície, produtividade, eficiência e também na preservação ambiental, como a redução de peso dos veículos e a maior velocidade para mudanças de design e atualização de produtos.

Este novo conceito resulta em uma solução que alia maior resistência mecânica e acabamento superficial de alta qualidade, com foco na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente. Entre as vantagens ambientais estão a redução ou até eliminação de preparação de pintura e de gel coat, o que diminui a emissão de monômero de estireno. Como o RTM-S permite suprimir algumas etapas do processo produtivo, há menos consumo de energia elétrica e, devido à inserção de materiais termoplásticos, facilita a reciclagem.


Outra grande vantagem é que o RTM-S possibilita a fabricação de peças coloridas, quando se utilizam termoplásticos especiais desenvolvidos para esta finalidade, com acabamento final de alto desempenho e durabilidade, dispensando a pintura final, o que representa significativa redução de custos e ainda colabora para a preservação ambiental.

Os três clientes têm exemplos de peças com elevada exigência de acabamento superficial – com ou sem pintura – e resistência estrutural. Para a Volare, o produto é o capô interno do motor, cujo volume de produção anual supera 4 mil peças. Segundo Roberto Poloni, gerente de engenharia da Volare, a nova tecnologia proporcionou a elevação ainda maior do padrão de qualidade e de acabamento do capô, com ganhos de produtividade.


Para a Randon, a MVC produz a porta do baú frigorífico e, com o RTM-S o volume de produção pode dobrar de três para seis peças por dia. Isso só é possível porque o RTM-S reduz o tempo de preparação de pintura, o que aumenta a produtividade. O volume é de 1.500 peças por ano.

Já para a Iveco, a MVC produz em RTM-S o colarinho do caminhão Stralis NR, peça de grandes dimensões e de elevado padrão de acabamento e resistência mecânica. Por ano, são fornecidas 4 mil unidades.

Tecnologia inovadora fornecida para Europa, Turquia e Rússia

A tecnologia RTM-S também é exportada. No ano passado, a MVC firmou contrato inédito para transferência de tecnologia com a companhia inglesa Composite Integration UK Ltd.. O acordo prevê o direito de representação da tecnologia RTM-S, desenvolvida pela empresa brasileira, em todos os países da Europa, e também na Turquia e na Rússia, com duração de dez anos.

Esta é a primeira vez que uma empresa brasileira passa a fornecer internacionalmente a sua expertise no segmento de compósitos e representa o passo inicial para expandir os negócios da MVC no exterior, com a exportação de tecnologias inovadoras desenvolvidas no Brasil.

“Nosso objetivo é exportar conhecimento em processos para a produção de componentes em compósitos (plásticos de engenharia) para todo o mundo e firmar, até 2016, 12 contratos de transferência de tecnologia. Para cada tecnologia transferida a MVC receberá royalties por dez anos de todos os produtos vendidos com esse processo. Isso representará receitas importantes para continuarmos investindo em soluções diferenciadas e inovadoras”, explica o Gilmar Lima, diretor-geral da MVC.

Fonte e fotos: MVC - Soluções em Plásticos

Movimento nas estradas do Paraná já é intenso

Com o feriadão chegando, muita gente se prepara para pegar a estrada. No início deste sábado (28), motoristas que têm como destino ao litoral paranaense, através da BR-277, encontram tráfego intenso. No sentido Paranaguá, na cidade de São José dos Pinhais, o movimento é um dos mais altos. Segundo a concessionária Ecovia, são cerca de 937 veículos por hora. 

A Polícia Rodoviária registrou, por volta das 8h, dois acidentes na BR-376, ambos de pequenas proporcões e sem vítimas. Porém, às 10h deste sábado (28), ocorreu uma colisão entre dois automóveis e um caminhão, deixando o saldo de quatro pessoas feridas.

A chuva que cai no trecho piora ainda mais a situação, diminuindo a visibilidade e exigindo maior atenção e cuidado por parte dos condutores.

Já quem se dirige ao interior do Paraná deve tomar cuidado com obras na BR-277, tanto para quem vai a Ponta Grossa e São Luiz do Purunã. Apesar disso, a Rodo Norte considera o tráfego normal, mas pede acautela aos motoristas. Em todas as rodovias a tendência é um aumento no movimento, exigindo atenção redobrada.

Fonte: Paraná Online

Motorista atropela ciclista e tenta fugir

Por volta das 22h, na rua Voluntários da Pátria, em São José dos Pinhais. Um carro passou por cima de uma bicicleta e três pessoas ficaram feridas, sendo uma delas em estado grave. O condutor do carro tentou fugir sem prestar socorro, mas foi capturado pela população.

Os casos serão investigados pela Delegacia de Delitos de Trânsito. 

Fonte: Banda B

Sesi e Rede Globo realizam Ação Global em São José dos Pinhais e Paranaguá

O Sesi e a Rede Globo promovem no próximo sábado, dia 5 de maio, em São José dos Pinhais e em Paranaguá, mais uma edição da Ação Global, o grande mutirão da cidadania, que reúne voluntários de empresas, entidades e instituições de diferentes setores. Somados os dois eventos, serão mais de 700 voluntários.


Durante o dia, das 9h às 17h, eles irão atender a população com serviços das áreas de cidadania, educação, saúde, cultura e lazer. São esperadas cerca de 28 mil pessoas nos dois eventos e a previsão é prestar mais de 90 mil atendimentos. Tanto em Paranaguá como em São José dos Pinhais recreação e lazer para as crianças, além de programação cultural e atração artística durante todo o dia.

Em A Ação Global é um evento de âmbito nacional, que acontece em cidades de todos os estados, no mesmo dia. Realizado desde 1995, o evento já beneficiou mais de 16,8 milhões de pessoas no Brasil e prestou mais de 27,3 milhões de atendimentos. Neste ano, o tema é “Eu faço Ação Global o ano inteiro”.

Para o especialista em temas de responsabilidade social corporativa e desenvolvimento sustentável, Marcelo Linguitte, a Ação Global é um primeiro passo para o processo de desenvolvimento local. “A iniciativa contribui para despertar as pessoas sobre seus direitos e potencialidades, além de fortalecer a cultura do voluntariado nas empresas e na comunidade. Ou seja, é o esforço compartilhado e coletivo, que é o mesmo princípio do desenvolvimento local”, afirmou Linguitte, em palestra promovida pelo Sesi-PR, quarta-feira (25), para abrir as atividades da Ação Global no Estado.

Para a gerente de Responsabilidade Social do Sesi-PR, Sônia Beraldi, a Ação Global permite às indústrias praticarem dois importantes aspectos de sua atuação junto à sociedade. “Um é a prática do voluntariado entre os colaboradores. Outro é o exercício do investimento social na comunidade”, afirma ela.

Segundo a gerente de Esporte e Lazer do Sesi-PR e coordenadora da Ação Global no Paraná, Débora de Lara, os eventos de São José dos Pinhais e de Paranaguá contam com a parceria das prefeituras, indústrias, órgãos do Governo Estadual, sindicatos empresariais, instituições de ensino, instituições de diversos setores e organizações não governamentais. “São mais de 80 parceiros”, informa Débora. Em Paranaguá, um dos principais parceiros é a Capitania dos Portos.


SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 


Em São José dos Pinhais a Ação Global será na Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec), localizada na Avenida Rui Barbosa, 5881, bairro Afonso Pena.

A previsão é que 25.000 pessoas participem e que sejam prestados 75.000 atendimentos. 

Um dos destaques da Ação Global em São José dos Pinhais é o casamento coletivo, totalmente gratuito para os casais. A população terá, também, acesso a serviços de cidadania, como emissão da primeira via da carteira de identidade e da primeira e segunda via da carteira de trabalho. Além disso, será encaminhada a segunda via da carteira de identidade e do CPF. A pessoa que fizer o cadastro destes documentos na Ação Global fica isenta da taxa de inscrição. Haverá, também, orientação sobre FGTS/PIS e habitação.

Será ofertado corte de cabelo gratuito. Na área da saúde, a população vai contar com avaliação da saúde bucal, avaliação corporal, aferição de pressão, dosagem de glicemia, e orientações sobre medicina preventiva. O público poderá participar também de orientação psicopedagógica, oficinas educativas, e conhecer os cursos de curta duração ofertados pelo Senai.

Para a criançada haverá diversos serviços de recreação e lazer, além de atividades esportivas, pintura, escultura de balão e bonecos gigantes.


Confira os principais serviços: 
Cidadania

Casamento Coletivo
Emissão de Carteira de Trabalho
Emissão de RG (1ª via)
Corte de Cabelo
Orientação para cadastro único
Orientações sobre FGTS/PIS e Habitação
Orientações sobre a Lei Maria da Penha e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente


Educação

Educação para o Trânsito
Teatro de fantoches
Orientações sobre Prevenção de Acidentes Domésticos


Saúde

Acupuntura
Quick massagem
Acuidade visual
Aferição de Pressão / IMC /teste de Glicemia
Vacinação contra gripe e orientação sobre imunização
Orientação sobre DST, AIDS, Tuberculose, tabagismo, gravidez na adolescência


Cultura e Lazer

Dança, Bandas e apresentação de corais
Canil da Policia Militar
Ônibus do Lazer
Ônibus do Museu Bíblico
Exposição da Policia Militar
Brinquedos infláveis
Cama elástica
Piscina de bolinha
João Bobo
Pintura a dedo
Recreação

Fonte: Agência FIEP

Prefeitura busca atrair grandes eventos esportivos com novo ginásio

Clesio Prado diretor da Sec. Mun. de Esporte e Lazer e Rudimar Fedrigo em frente ao Ginásio Afonso Pena

O diretor geral da Secretaria Estadual de Esportes, Rudimar Fedrigo, considerou a estrutura do novo ginásio Afonso Pena uma das melhores voltados ao esporte no Paraná.

O ginásio Afonso Pena está em fase final de construção, com capacidade para 4 mil pessoas em arquibancadas com cadeiras individuais. “O Estado precisava de algo assim, o Ginásio Afonso Pena superou minhas expectativas, é uma obra excelente” afirmou o diretor, que visitou o ginásio nesta semana.

Rudimar Fedrigo afirmou ainda que está ansioso para trazer um grande evento de MMA -Mixed Martial Arts, ou em português, artes marciais mistas, uma forma de homenagear a cidade de São José dos Pinhais pela obra realizada e mais uma opção de popularizar essa modalidade de esporte, aproximando ela ainda mais da população. Rudimar é um dos pioneiros do MMA e fundador da equipe Chute Boxe.

Diretor Geral da Secretaria Estadual de Esporte Rudimar Fedrigo visita a finalização da obra do Ginásio Afonso Pena

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer está em contato com várias federações e confederações esportivas de diversas modalidades. Segundo Clesio de Marins Prado, diretor da Secretaria, a divulgação da estrutura do ginásio aumenta a possibilidade para recepcionar eventos esportivos de grande porte na cidade.

Foto Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Prazo para pagamento do IPTU com desconto de 10% vai até segunda-feira (30) em SJP

Os contribuintes de São José dos Pinhais têm até o dia 30 de abril (segunda-feira) para realizar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com a opção de desconto de 10% para pagamento à vista. O último prazo para pagamento com desconto era até dia 13 de abril, mas a Secretaria Municipal de Finanças decidiu ampliar o prazo visando facilitar os contribuintes que recebem seus salários no último dia do mês. Para aqueles que não manifestarem interesse em pagar o valor total à vista até o dia 30 de abril, o parcelamento em oito vezes será feito automaticamente.

O diretor financeiro da Secretaria Municipal de Finanças, Álvaro Zukowski, lembra que o desconto oferecido por São José dos Pinhais é um dos maiores do Estado, além de ser cobrado no final do mês de abril, não impactando os gastos de início de ano. “Em outras cidades importantes do Paraná, como Londrina, Maringá, Guarapuava, Curitiba, Cascavel e Toledo, os descontos oferecidos são iguais ou menores”, salienta.

A arrecadação do IPTU é investida em todo o município, principalmente nas áreas de saúde, educação, segurança e obras públicas. De acordo com Zukowski, a arrecadação é o que auxilia na manutenção e ampliação da infraestrutura de serviços da cidade. “A Prefeitura realizou grandes obras, como a nova Unidade de Saúde do Guatupê e novas escolas e CMEIs com essa arrecadação. É importante o contribuinte saber onde está indo seu dinheiro”, destaca.

Embora o dia 1º de maio, terça-feira, Dia do Trabalhador, seja feriado nacional, na segunda-feira (30), a Prefeitura de São José dos Pinhais funcionará normalmente.

Caso algum contribuinte não tenha recebido o carnê, a secretaria municipal de Finanças informa que os carnês podem ser retirados na própria Prefeitura, na Secretaria de Finanças, nas Regionais do Afonso Pena e Borda do Campo e através da internet, no portal da Prefeitura.

Em caso de dúvidas os telefones para contatos: (41) 3381-6907 ou 3381- 6891.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Justiça no Bairro fez em torno de três mil atendimentos em São José dos Pinhais

  
A participação do Projeto Justiça no Bairro no evento do Exército Brasileiro ocorreu no último dia 21 em São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba. Foram concluídos em torno de 3 mil atendimentos, tendo sido efetivadas as entregas de 181 feitos da prestação jurisdicional, de forma consensual, e imediata satisfação para as partes. Também foram executadas 84 petições iniciais, estas confeccionadas pela Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec), totalizando 266 processos.


Interessante destacar a participação e dedicação integral dos juízes de São Jose dos Pinhais, Ilda Eloisa Corrêa de Moricz, da Vara de Família e Infância e Danielle Nogueira Mota Comar, da 2ª Vara Cível e dos promotores Divonzir José Borges e Luciana Lepre e, ainda, do juiz Itinerante Moacir Antonio Dala Costa, da 2ª Vara de Execuções Penais de Curitiba.


A participação de voluntários e servidores do Poder Judiciário e da prefeitura municipal de São José dos Pinhais, além de alunos e professores da Famec e ainda, dos integrantes do Sistema Fecomérico-Sesc-Senac foram primordiais para o sucesso do evento.

Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

SJP envia 150 estudantes para a fase regional dos Jogos Escolares do PR

Aluno Emanuel Jesus Farias Monclaro, representa SJP, na fase regional dos Jogos Escolares, em Rio Negro

Uma delegação de mais de 150 alunos de 11 escolas irá representar São José dos Pinhais na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, na cidade de Rio Negro.

Esta é a maior delegação já enviada por SJP para esta fase da competição durante os 59 anos de Jogos Escolares no Paraná. A equipe, composta por sete escolas públicas e quatro particulares classificadas após as disputas da fase municipal, partiu nesta sexta-feira (27) para Rio Negro.

Os classificados da região Sul da qual SJP faz parte, participarão da fase macrorregional que acontecerá em junho, no município de Campo Largo. Já a fase final, de âmbito estadual, em duas etapas (classe B, do ensino fundamental) e classe A (do ensino médio), ocorre no final de agosto. O evento estadual classifica as diversas modalidades esportivas para vaga nas Olimpíadas Escolares, que serão realizadas em Poços de Caldas (MG) e Cuiabá (MT).

Nas modalidades coletivas, São José dos Pinhais tem equipes participando de voleibol, futsal, basquetebol e handebol. E nas modalidades individuais, atletismo, tênis de mesa e xadrez, nas categorias, masculino e feminino.

Emanuel Jesus Farias Monclaro, 13, do Colégio Estadual São Cristóvão, embarcou com sua equipe, campeã na fase municipal de tênis de mesa. Ele disse que os treinos têm sido permanentes e que estava esperançoso em trazer o título da fase regional para São José dos Pinhais. “Nossa equipe é forte e estamos indo para ganhar”, reforça.

Alunos de 11 escolas de SJP, viajaram para Rio Negro para representar o município, na fase regional dos Jogos Escolares

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Cláudio Padilha, explica que a prioridade da gestão do prefeito Ivan Rodrigues é adotar o esporte como política pública de desenvolvimento social e profissional. “Temos ótimos ginásios de esportes e estamos ganhando outros locais de qualidade. Uma vez que nossos escolares tenham oportunidade e locais adequados para os treinamentos, teremos sempre grandes atletas surgindo em são José dos Pinhais”, destaca Padilha, lembrando que São José dos Pinhais sediará em novembro a fase final dos Jogos da Juventude, que pela primeira vez ocorrerá na Região Metropolitana de Curitiba.

O secretário destaca que a realização dos Jogos da Juventude, em SJP só será possível pela boa estrutura esportiva da cidade, que inclui o novo ginásio Afonso Pena, atualmente em fase de conclusão.

A fase regional dos Jogos da Juventude será realizada no 2º semestre.

Fotos: Chrystian Oliva
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Representantes de hortas participam de evento em São José dos Pinhais



A interação entre produtores e profissionais foi um dos objetivos da quarta edição do evento TecHort 2012 – Novas Soluções para uma Nova Agricultura, realizada em São José do Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Cambé participou com coordenadores e representantes das hortas comunitárias do Jardim Morumbi, Jardim Santa Izabel e Jardim Boa Vista. Elaborado na forma de um dia de campo, o evento mostrou novas experiências de plantio de hortaliças com o uso de técnicas de manejo sustentável.

Também foram mostradas novas variedades de verduras e de sementes já lançadas no mercado. O manuseio dos canteiros e as técnicas de irrigação também foram tratados no TecHort 2012.


Cambé também recebeu a visita de representantes da Eletrosul, que mantém parceria com a Prefeitura na manutenção das hortas comunitárias do Jardim José Fávaro,Jardim União e Jardim Boa Vista/Jardim Andaluzia.
A comitiva técnica, formada pelo engenheiro agrônomo Gean Carlos Maffezolli, engenheiro elétrico Airton Primo Depedrine Sella e Evelize Matos, além de Denise Cristina Basílio, do setor de projetos sociais da empresa, veio de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, e foi recepcionada pelo secretário municipal de Obras, José Ruiz, e pelo coordenador municipal das hortas comunitárias, Sérgio Amaro Oliveira.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cambé

Prefeitura e FAMEC orientam sobre Imposto de Renda nesta sexta e sábado

Contribuinte Marcelo Correa Czuy, tira dúvidas com o professor e coordenador do Curso de Ciencias Contábeis da FAMEC, Edson Azanha

Professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metropolitana de Curitiba (FAMEC) orientam contribuintes que têm dúvidas sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda, que deve ser entregue até segunda-feira (30).

A orientação ocorre num estande em frente ao Museu Atílio Rocco, no calçadão da Rua XV, em São José dos Pinhais, nesta sexta-feira (27), das 09h às 17h, e sábado (28), 09h às 13h. 

De acordo com Elisabete Ravaglio, professora de Ciências Contábeis da FAMEC, o objetivo da ação é o esclarecimento ao público, que às vezes, por não compreender o processo, deixa para a última hora e até mesmo deixa de fazer a declaração. “Em muitos casos são pessoas que têm imposto a restituir. Ao não fazer a declaração elas deixam de receber essa diferença e sofrem prejuízo”, comenta a professora.

Ainda de acordo com a professora Elizabete, uma informação que muita gente tem dúvidas é sobre a inclusão da comprovação de gastos com saúde e educação. Segundo ela, o próprio fato do usuário contribuinte solicitar o comprovante dos serviços, já gera um reflexo positivo, pois assim o prestador de serviços também contribui, revertendo em benefícios públicos para todos. “São muitos os exemplos de benefícios que a população têm, com a arrecadação da contribuição pelo Estado. Um deles é a farmácia popular, em que milhares de pessoas têm acesso a medicamentos adquiridos com esses recursos. Mas também temos todo o sistema público, como segurança e educação, que têm como fonte a nossa contribuição”, exemplifica.

Manoel Amantino Fernandes, aposentado, passava pelo calçadão e aproveitou para tirar algumas dúvidas. Ele se certificou de que é isento da declaração e por isso não é obrigado a declarar, mas se preferir pode fazer.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Edson Azanha, explica que isentos de baixa renda podem fazer a declaração para comprovar essa condição, inclusive para pleitearem benefícios junto a programas do Governo Federal, que tem linhas de crédito específicas para cada faixa de renda. “A declaração é obrigatória acima de R$ 23.490, no entanto, não impede que quem ganhe menos a faça, inclusive, muitas vezes tendo algum valor a receber em restituição”, reforça.

Marcelo Correa Czuy, profissional do setor automotivo, já havia preenchido a declaração, mas estava com dúvidas sobre como declarar uma propriedade que adquiriu recentemente, por ainda estar pagando as prestações financiadas. “Tive dúvidas e insegurança, principalmente por pensar que poderia ter algum prejuízo, caso informasse algo a mais ou a menos. Mas esclareci e considero este trabalho muito útil, ainda mais sendo gratuito”, disse Marcelo.

De acordo com o professor Edson, toda a pessoa que possui CPF pode fazer a declaração, mesmo que não tenha uma renda formal. Existem campos para que os rendimentos informais também sejam declarados e aqueles que desejarem fazer, estarão fazendo uma prestação de contas que pode comprovar sua movimentação financeira, mesmo que informal, ou servir como comprovante de que a pessoa não tem renda.

Foto: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais