Publicidade

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Vida de Cão: mulher abandonada vive em uma casa de cachorro em São José...


Um terreno baldio localizado na Rua João de Fraga Neto no bairro Guatupê em São José dos Pinhais, tem se tornado um palco de acontecimentos depois que uma mulher abandonada passou a viver em uma casinha de cachorro. Segundo informações da comunidade local a senhora vive assim a pelo menos seis anos. Nossa equipe de reportagem buscou informações com moradores próximos e constatou que a família da senhora mora a poucos metros do local onde vive em completo abandono. A senhora que atende pelo nome de Neuseli, tem aproximadamente 47 anos, em alguns momentos mostra total lucidez e conversa com as pessoas, mas que nem sempre é assim, na maioria das vezes mostra-se eufórica, outrora agressiva, e em outras com manias de perseguição e alucinações.

Segundo relatos de populares que conhecem Neuseli, ela foi casada com um homem de nome Osmar e tem três filhos que sabem da atual situação da mãe. Nossa reportagem descobriu que uma das filhas é menor e se chama Camila, os irmãos são maiores um se chama Ronaldo e o outro Diego. Informações no local dão conta que a senhora já foi internada, mas que não há uma continuidade no tratamento, sendo que quando levada pelo Samu, Assistentes Sociais etc., retorna as ruas e muitas vezes é devolvida ao mesmo local pela própria ambulância que horas antes havia a levado.
Descaso e condições subumanas

Além do descaso da família e do poder público, a situação registrada de como vive esta mulher são inferiores a de um animal, não que eles não mereçam, mas estamos falando de um ser humano. As condições são de degradação, abaixo dos limites do que pode ser considerado humano.
Família

Segundo informações a família deixou à senhora cair nessa decadência desenfreada no que tange a saúde mental, sem um atendimento profissional, sem o tratamento com remédios etc. Por se tratarem de filhos não caberia a eles tomarem a frente da situação em definitivo para melhorar a qualidade de vida da mãe?

Poder Público

No Brasil o direito à saúde mental é amparado por lei. Segundo moradores da localidade o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro e Centro de Atenção Psicossocial (Caps) conhecem a situação e já atuaram no caso, mas por alguma razão as ações não avançam para uma solução definitiva. Seria omissão do Estado ou da família? Neste caso a família possui condições para dar abrigo, e mesmo que não tivesse, e aí entra o poder público, essa senhora deveria estar abrigada em um serviço residencial terapêutico conforme manda a lei, não a mercê da própria sorte. Quando a pessoa é liberada de uma suposta internação, ela não deveria em tese retornar ao convívio do lar ao lado de seus familiares, quando que neste caso o retorno é sempre para o mesmo local de captura, ou seja, a rua. É o que diz a comunidade local.

Abuso Sexual:

Outra situação observada por populares é a exploração sexual vivida por essa senhora. É comum vê-la “nua” pelas ruas, quando não agarrada por homens meio ao mato nos diversos terrenos baldios da região. Não há nessa história alguma coisa fora dos eixos? Neste caso a Lei garante a ela ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração. Ela não deveria estar sendo tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, e alcançar sua recuperação pela inclusão na família, no trabalho e na comunidade como sugerem um parágrafo da Lei Federal n10.216/2001

Essa reportagem é objeto de várias solicitações de pessoas que se sentem mal ao passarem e ver a situação deplorável vivida por um ser humano, contudo uma figura frágil representada aqui por esta senhora. Nosso levantamento jornalístico é sério, desprovido de má-fé, voltado apenas em atender aos interesses da sociedade, como foco na informação.

Fonte:Regis Santos

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Malandro corre com espingarda e entrega esconderijo do tráfico

Ele seguiu com os policiais até a casa onde estava Tassiane Gonçalves, 19

A corrida com arma na mão revelou o esconderijo do casal de traficantes. Luiz Henrique Cruz da Silva, 23 anos, foi visto por policiais militares na quarta-feira (28), por volta das 21h, na Rua Miguel Pedro Abib, Cajuru, agindo de maneira suspeita. Ao ver a viatura ele correu, segundo os PMs, carregando uma espingarda calibre 12. Depois de ser abordado, seguiu com os policiais até a casa onde estava Tassiane Gonçalves, 19.

Na residência foram encontradas 50 pedras de crack, meio quilo de maconha, uma arma calibre 38, adaptada artesanalmente para dar rajadas, colete à prova de bala e munições de diversos calibres, inclusive 762, que é de uso restrito das forças armadas.

“A moça já esteve presa por roubo, mas o rapaz não tinha nenhuma passagem. Agora os dois vão responder por tráfico e porte de arma”, resumiu o tenente Bora, da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), do 20.º Batalhão da PM. O casal foi levado ao Ciac-Sul (Portão), onde ficou detido.

Fonte: Paraná Online

Mais de 600 corredores participam de prova no Parque SJP

Largada da prova de 6 km reuniu a maioria dos atletas

O Parque São José dos Pinhais teve a participação, ontem (28), às 20h30, de mais de 600 atletas amadores e profissionais que correram nas provas de 6 e 10 km. O evento, que inovou ao acontecer no meio da semana, é uma iniciativa do grupo Esquenta Panturrilha, que também realiza corridas de mountain bike. A corrida foi apenas no Parque São José, porém, este tipo de estrutura mostra potencial para outras competições esportivas e de lazer que podem ser integradas aos três parques vizinhos em Curitiba.

O parque são-joseense é limite geográfico com o Parque Iguaçu (Av. Marechal Floriano), o Parque da Imigração Japonesa (Av. Torres) e a área particular Bio Parque (também Av. Torres). Nestes quatro parques há potencial para provas de curta e longa duração de esportes diversificados como corrida de aventura, em que os competidores correm, andam de bicicleta e usam pequenos barcos ou caiaques. Um evento único nas quatro áreas elevaria o percurso em centenas de quilômetros e com visibilidade a milhares de espectadores. 

Um dos corredores de São José dos Pinhais que estava na terceira etapa do Esquenta Panturrilha era o advogado Fabiano Brito. “A gente participa de provas muitas vezes em outras cidades e não poderia deixar de estar em uma corrida que acontece do lado de casa”, comentou Fabiano Brito. 

Fonte: PautaSJP

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Equipe da ROCAM aborda veículo suspeito

Equipe da ROCAM aborda veículo suspeito, recupera veículo com alerta e objetos possivelmente furtados de residencias.





Fonte: Giro 190

Bandidos com metralhadora e fuzil rendem vigilante e explodem caixa eletrônico de empresa


Pelo menos quatro bandidos armados, com fuzil e metralhadora, renderam o vigilante da empresa TNT Mercúrio, no bairro Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, por volta das 4h desta quarta-feira (28). Eles entraram no local e, com dinamites, explodiram um dos caixas eletrônicos.



De acordo com o soldado Miranda, da Polícia Militar (PM), os marginais estavam em um Renault Duster e fugiram em direção ao Litoral do Paraná. “Até agora eles não foram localizados. Não foi informado por ninguém o valor levado pelos suspeitos”, afirmou à Banda B.

A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: Banda B
Foto: Giro190

Rapaz posta foto contra Guarda Municipal e pede desculpas

Logo após ofender Guarda Municipal de São José dos Pinhais, adolescente foi repreendido e pediu desculpas

Um adolescente de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, quer esquecer a manhã desta terça-feira (27). Ele postou uma foto e seu perfil no Facebook em que mostra o dedo do meio para uma viatura da Guarda Municipal da cidade. Imediatamente, ele foi identificado pela corporação e repreendido pelos internautas, precisando se desculpar na rede social. Ele disse ter vergonha da atitude que tomou.

Além do gesto obsceno, o adolescente tinha escrito na legenda da foto: ‘Fuck Police’. A postagem foi apagada para, em seguida, o menor escrever um pedido de desculpas à corporação, dizendo estar arrependido.

“Gostaria de publicamente pedir sinceras DESCULPAS a Grandiosa Corporação que é nossa querida Guarda Municipal de São José dos Pinhais, gostaria de dizer que minha atitude e de meu amigo foi impensada, e prometo nunca mais brincar com instituição nenhuma. Quero dizer também que estou profundamente arrependido e valorizo muito esses homens que defendem nossa sociedade”.

Alguns minutos depois, ele postou novamente uma mensagem:

“Quero pedir desculpas pela burrada, pelo desacato a autoridade. Prometo nunca mais fazer isso. Sinceramente arrependido. Fui moleque nessa história. To com vergonha da minha atitude”.

A fanpage Giro 190 conseguiu registrar as publicações, que foram republicadas pelo portal Banda B.

Fonte: A rede

Mãe usava filho de 12 anos para entregar drogas

Criança confirmou que era usado pela mãe para entregar as drogas.

Um adolescente de 12 anos era usado pela mãe para entregar drogas no bairro Cidade Jardim, em São José dos Pinhais. O próprio menino confirmou a informação aos guardas municipais que fizeram a prisão de Gisele de Oliveira Gomes, 31 anos, na noite deontem. Ela foi detida com 35 pedras de uma substância semelhante ao crack.

Após receber denúncias sobre o tráfico de drogas na Rua Vereador Narcisio Mendes, os guardas que trabalham no serviço reservado foram até lá, por volta das 23h30, e encontraram intensa movimentação de usuários de drogas em frente à casa de Gisele. De acordo com o guarda Jorge Lourenço, no momento da abordagem a mulher estava com uma bolsa, que jogou no portão da casa. Dentro dela foram encontrados os entorpecentes e dinheiro trocado.

Gisele morava com os três filhos: o adolescente, uma menina de oito anos e um menino de 11. Os três foram levados pelo Conselho Tutelar e a mulher foi encaminhada para a Delegacia de São José dos Pinhais. Ela não tinha antecedentes criminais.

Fonte: Paraná Online

terça-feira, 27 de maio de 2014

Busca por foragido na RMC também leva para cadeia tio e vizinho

Três homens foram presos na tarde desta segunda-feira (26) na zona rural de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O fato aconteceu por volta das 16h em Balsa Nova no momento em que policiais BOPE do 17º Batalhão da Polícia Militar foram até uma distribuidora de bebidas onde, por meio de uma denúncia anônima, receberam a informação de que um foragido da Colônia Penal Agrícola estava no local.

Chegando à distribuidora, comércio que pertence ao tio do foragido, os policiais encontraram no terreno um Siena de cor vermelha que foi roubado na semana passada no Centro de Curitiba. O tio do foragido foi identificado como Marlow José da Silva, de 28 anos, e foi preso receptação de veículo roubado. Logo depois do prender Marlow os policiais receberam a informação de que o foragido, identificado como Sergio Alexandre Pereira Nunes, de 24 anos, estaria escondido na casa do vizinho.

Eles foram até lá e encontraram Ademilson Aparecido Martins da Silva, de 28 anos, que estava de posse de um revólver calibre 38 com a numeração raspada, e 140 gramas de maconha. Nesse meio tempo, o foragido percebeu a movimentação da polícia e tentou fugir pulando o muro da residência do vizinho, mas foi alcançado e preso.

Todos foram encaminhados à delegacia de São José dos Pinhais onde permanecem à disposição da justiça.

Fonte: Banda B

Para advogados, protesto dos servidores do Judiciário é importante

Carlos Mühlstedt, presidente da regional dos advogados da OAB-PR

A paralisação dos trabalhos ontem (26) no Fórum São José dos Pinhais, pelos servidores do Poder Judiciário do Paraná, prejudicou a população que foi ao local. O movimento é encabeçado também em outras cidades pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Paraná (Sindijus). Segundo a Subseção São José dos Pinhais da Ordem dos Advogados do Brasil, da Seccional Paraná, a falta de atendimento afeta a comunidade, porém, uma das principais reivindicações dos funcionários públicos do Estado, que é o excesso de processos em diferentes varas, também é ruim para a população.

“Em março, entregamos ao corregedor geral do Tribunal de Justiça do Paraná, Lauro Fabrício de Melo, um pedido para melhorias no funcionamento das varas instaladas em São José dos Pinhais. É necessária uma ação emergencial para colocar em dia as demandas da 1ª Vara Cível e instalação da 4ª Vara Cível e da 2ª Vara da Família”, diz Carlos Vanderlei Mühlstedt, presidente da entidade. 

De acordo com o Sindijus, ontem houve um encontro pela manhã e outro de tarde com representantes do Tribunal de Justiça mas não teve acordo quanto as reivindicações de equiparação salarial de quem trabalha na Justiça de primeiro e segundo grau; aumento do quadro de funcionários via concurso público; e reforma de infraestrutura em diversos departamentos que teriam inclusive goteiras. 

\"A espera de uma proposta que atenda as reivindicações da categoria chegou ao limite. Após meses de negociação com o Tribunal de Justiça, os mais de 600 servidores do Judiciário de todo o Paraná decretaram Estado de Greve a partir de sexta (30)\", afirma o coordenador-geral do Sindijus-PR, José Roberto Pereira. A próxima reunião de negociação será quinta-feira (29) às 10h30. 

Fonte: PautaSJP

Às vésperas da Copa, Afonso Pena tem finger provisório


O Aeroporto Internacional Afonso Pena poderá ter um finger – passarela de embarque e desembarque que sai direto das aeronaves – provisório durante a Copa do Mundo. A estrutura de armação metálica, madeira e lona plástica permitirá a operação de uma das seis pontes que ligam o aeroporto às aeronaves enquanto a obra do terminal de passageiros não for concluída.

Segundo a Infraero, ainda não é possível afirmar se essa estrutura paliativa será utilizada durante a Copa. A empresa diz, porém, que ela servirá de passagem para passageiros até que a reforma do terminal esteja concluída. Quando isso ocorrer, uma ponte deverá ser integrada definitivamente ao aeroporto, nas mesmas linhas arquitetônicas hoje existentes e similares às estações-tubo de Curitiba.

Obras

A reforma do terminal de passageiros do Afonso Pena foi dividida em três etapas. A primeira delas será entregue antes da Copa do Mundo e elevará a capacidade do aeroporto dos atuais 7,9 milhões de passageiros/ano para 8,5 milhões – atendendo à demanda prevista para 2014. Mas a obra completa, orçada em R$ 239 milhões, será entregue apenas em 2016.

Ao custo de R$ 27 milhões, o pátio de aeronaves foi outra área do Afonso Pena renovada. O espaço, porém, também dependerá da conclusão do novo terminal de passageiros para ser concluído. O espaço foi ampliado de 84 mil metros quadrados para 143 mil metros quadrados, o que possibilitou acrescentar dez novas posições para aeronaves – totalizando 26. Com a conclusão do terminal, oito dessas dez novas posições serão servidas de pontes. Mas apenas duas delas deverão ser entregues até o mundial.

Nem tudo, porém, está incompleto no Afonso Pena. A pista de pouso já foi reformada com investimentos de R$ 19 milhões. São 2.215 metros recapeados, que ganharam ranhuras e nova iluminação. Em Curitiba, a Copa do Mundo começa no próximo dia 16 de junho.

Fonte: Gazeta do Povo

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Corpo de Washington é velado no PR com presença de Assis e ex-colegas

Com a presença de ex-companheiros e adversários dos tempos de jogador, o corpo de Washington, ex-atacante de Atlético-PR e Fluminense, esteve sendo velado na noite deste domingo (26), em uma capela de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Natural de Valença-BA, Washington César Santos morreu aos 54 anos na manhã deste domingo por uma esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa. O corpo dele será levado no início da tarde de segunda-feira para a Bahia para ser enterrado na cidade natal dele.

Familiares, amigos e ex-companheiros prestam última homenagem a Washington

Além de familiares e amigos, ex-jogadores também prestam uma última homenagem. É o caso de Assis, com quem Washington formou dupla inesquecível tanto no time paranaense quanto no tricolor carioca. No último, inclusive, eles ganharam o apelido de "Casal 20". Bastante emocionado, Assis não quis dar entrevista. Durante a tarde, procurado pela reportagem do GloboEsporte.com, ele já tinha dito que não conseguiria falar.

Odinaldo (ex-Palmeiras), Almeida (Atlético-MG e Corinthians) e Chiquito (com passagem por clubes como Galo, Cruzeiro São Paulo), que atuaram na época de Washington e que mantiveram contato com ele mesmo após pendurarem as chuteiras, também marcaram presença. Uma das pessoas mais próximas ao ex-atacante desde os tempos de atleta, o ex-lateral-direito Chiquito, o Francisco Vieira da Silva, relembra o último encontro, quando ele mostrou um vídeo com vários gols e momentos marcantes, o que emocionou Washington:

- Mantive contato direto com ele. Faz 15 dias que eu estive na casa dele. Estava tudo bem. Ele estava limpo, bem cuidado. Eu até mostrei um vídeo para ele com vários gols dele. Ele ficou emocionado e eu até tirei o vídeo. Fiquei uma hora e meia com ele. Foi a última vez que eu estive com ele. Várias faixas que ele conquistou, ele deu para mim. Nossas vidas eram 24 horas juntos. Tanto que eu que descobri essa doença dele. Diziam que era um problema pequeno, mas eu levei ele para fazer exames e aí que descobriram.

Além deles, o ex-atacante Tato, o Carlos Alberto Araújo Prestes, que atuou ao lado de Washington no Fluminense entre os anos de 83 a 89, também compareceu ao velório. Com lágrimas nos olhos, ele lamentou a perda e elogiou bastante o amigo:

- Eu mantive contato direto com ele. Nós jogamos seis anos juntos... Vi ele pela última vez há dois ou três meses. Ele estava bem dentro das possibilidades. Conversamos, relembramos algumas histórias. Tem muita história dele, afinal, foram seis anos. É uma pessoa maravilhosa, uma pessoa do bem mesmo. Vai fazer muita falta pela alegria, pela bondade que ele tinha.

Fonte: Globo Esporte
Foto: Fernando Freire

Pela primeira vez, SJP terá lei municipal de contrapartida ambiental

As nascentes são importantíssimas na formação das bacias hidrográficas

As bacias hidrográficas, onde as estatais captam a água que é vendida e concedida à população de menor renda, são formadas por milhares de olho de água e nascentes. Mesmo presentes em pequenas propriedades, estes recursos naturais devem ser protegidos e a densa vegetação é o que garante preservação. Para estimular os proprietários a manterem estas áreas, existem programas de PSA – Pagamento de Serviços Ambientais, que, geralmente, são recursos financeiros repassados aos donos de chácaras e fazendas. Na última semana, o vereador Alberto Setnarsky apresentou o primeiro projeto municipal de contrapartida ambiental da cidade, que foi aprovado na Câmara, porém, como esta lei vai funcionar somente depois de regulamentação da Prefeitura.

“Nós elaboramos um projeto que é mais simples do que a lei estadual e cabe ao Executivo analisar e regulamentar qual a melhor maneira de favorecer aos vários donos de terra que possuem água. Os critérios para estabelecer o valor do PSA serão quantitativos e qualitativos, baseados no tamanho do imóvel, na quantidade e qualidade das nascentes e da área comprometida com a preservação dos ecossistemas.”, diz Alberto Setnarsky, refererindo-se ao Projeto Re-nascente. 

Segundo a bióloga, Carola Thamm, consultora da Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais, o PSA é uma medida que beneficia um grupo de proprietários e que se torna crucial no abastecimento de água de toda a população e empresas. “Com a atual crise de captação de água na capital paulista, tem se falado mais sobre os afluentes de São Paulo que começam no estado vizinho de Minas Gerais. A cidade mineira de Extrema é referência na aplicação do PSA de forma que a conservação em Minas garante a água dos paulistanos, ou seja, a bacia hidrográfica não possui um limite territorial, como acontece em São José dos Pinhais e outras cidades metropolitanas que abastecem Curitiba”, aponta Carola Thamm. 

Na capital paranaense, os pagamentos ambientais estão sendo reavaliados. “Com o novo Plano Diretor de Curitiba, a forma de aplicação do PSA está sendo refeita. Quanto mais possibilidades de conservação ambiental forem formalizadas, melhor será para as cidades”, comenta Terezinha Vareschi, presidente da Associação de Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (APAVE).

Terezinha é proprietária da Estação Ambiental Airumã, chácara com mais de 20 mil metros quadrados na Rua Fredolim Wolf, em Santa Felicidade. Há um ano, ela conquistou a certificação da Prefeitura de Reserva Particular de Patrimônio Natural Municipal. “Aqui em Curitiba, a presença de nascentes e árvores como Araucária traz possibilidades de isenção fiscal, como de IPTU”, conta Terezinha Vareschi. 

Fonte: PautaSJP

sábado, 24 de maio de 2014

Saiba o que é necessário para comprovação de trabalho rural para aposentadoria.

Eugenio Pizzolatto (agricultor) - Dia 25 de maio é a data de homenagem aos trabalhadores agrícolas.  

A aposentadoria por idade rural é devida ao trabalhador da área agrícola sendo para o homem de 60 anos ou a mulher de 55 anos. Para a concessão desse benefício, além do requisito idade, é indispensável que o trabalhador comprove o efetivo labor rurícola pelo período mínimo de 180 meses (artigo 142 da Lei nº. 8.213/91), em regime de economia familiar, ou seja, sem empregados permanentes. O segurado precisa comprovar o período de trabalho na zona rural por meio de prova documental e também testemunhal, esta última indispensável, sob pena de ser negado o pedido de aposentadoria.

É importante que nos documentos, como por exemplo, certidão de casamento, nascimento ou óbito, conste a profissão de rurícola, lavrador, trabalhador rural, campesino ou boia-fria para provar esta condição especial. Portanto, qualquer documento que conste essa informação servirá como indício de prova, o que depois será confrontado com as declarações prestadas pelas testemunhas que o trabalhador obrigatoriamente deverá indicar.

Outros documentos são: título de eleitor; histórico escolar; certidão de óbito; matrícula de imóvel rural; contrato individual de trabalho ou CTPS; contrato de arrendamento, parceria ou comodato rural; comprovante de ITR; declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais ou de colônia de pescadores; comprovante de cadastro do INCRA; bloco de notas do produtor rural; notas fiscais de entrada de mercadorias; documentos fiscais relativos a entrega de produção rural à cooperativa agrícola, dentre outros.

No caso das mulheres, os documentos em nome do marido servem como meio de prova para o requerimento de aposentadoria, ainda que nos documentos desta conste a profissão como sendo doméstica ou do lar. Também pode ser usado como meio de prova a cópia do processo de aposentadoria por idade rural dos avôs e dos pais. 

Para os segurados que já exerciam a atividade rural anteriormente, a edição da Lei n. 8.213/91, isto é, antes de 24 de julho de 1991, não exige o recolhimento da contribuição previdenciária como condição à concessão do benefício. Desta forma, atingida a idade mínima o trabalhador rural deverá também certificar de que possui a carência mínima exigida por lei, isto é, o tempo mínimo de contribuição que o segurado precisará comprovar para ter direito a este benefício. 

Por exemplo, supondo que um trabalhador rural tenha atingido o requisito idade no ano de 1994, além da atividade rural em regime de economia familiar, ele também deverá comprovar no mínimo 72 meses de carência. Se no caso, o trabalhador rural atingiu o requisito idade no ano de 2011, ele já comprova uma carência mínima de 180 (cento e oitenta) meses de acordo com a tabela correspondente ao artigo 142 da Lei n.º 8.213/91 atualizada anualmente.

Assim, o trabalhador rural cumprindo todos os requisitos legais exigidos, isto é, a idade mínima, a atividade rural em regime de economia familiar e a carência mínima no ano de implementação da idade, tem direito a concessão da aposentadoria por idade rural no valor de um salário mínimo nacional, sem que haja o recolhimento da respectiva contribuição previdenciária.

Por: Aline Barreira Medeiros (Advogada – OAB/PR 64.517 Venturi Silva Advogados & Consultores. Contato aline@venturisilva.adv.br.)

Fonte: PautaSJP

Informe - PCdoB São José dos Pinhais

Clique na imagem para ampliar

Baleado no bairro Independência


Ontem por volta das 11:45hs um indivíduo foi vítima de disparos de arma de fogo nas proximidades da rua Divonzir Luciano.

O indivíduo foi alvejado por aproximadamente 5 disparos, sendo 1 na mão, 1 no braço e 3 no tórax.

Segundo informações, foi visto um veículo Palio ou Gol de cor branca, saindo do local após os disparos.

Fonte: Giro 190

Abordagem a suspeitos, arma apreendida e indivíduos encaminhados a DP


Uma viatura da Policia militar realizava patrulhamento preventivo pelas ruas do bairro São Marcos quando estavam na Rua Marlene Veiga da Rosa no Jardim Carme e avistaram dois indivíduos em uma moto de cor vermelha e sem as placas, levantando uma atitude muito suspeita.

Ao fazerem um rápido acompanhamento tático e realizarem a abordagem padrão e busca pessoal foi localizado na posse de um dos indivíduos uma arma de fogo.

Diante dos fatos os indivíduos identificados como Pedro Gabriel Gardim e Leandro Norato Silva, foram encaminhados a DP local para providências cabíveis.

Fonte: Giro 190

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Rossi lança mais um empreendimento em São José dos Pinhais


O empresário Edenilso Rossi, definitivamente adotou nossa cidade não só para morar, mas também para continuar investindo fortemente na cidade. Rossi já teve uma serie de obras no município ao longo dos últimos anos. Agora, lança o Edifício Siena. O evento ocorreu em recepção seletiva na noite de quarta - feira (21) na Abbey (Voluntários da Pátria).

Edenilso Rossi e esposa, com a vereadora Lucia Stoco 

O empreendimento leva o nome da empresa de Rossi, Sial Engenharia. Cerca de 150 pessoas e além das autoridades municipais, clientes e amigos prestigiaram a noite, numa parceria com a Ribeiro Imóveis, as unidades já estão sendo comercializadas. 

Como será


A jornalista Franciele Stoco, destacada promotora de eventos, dirigiu a recepção Projetado com arquitetura contemporânea, o Residencial Siena conta com 50 apartamentos, sendo 4 por andar, com área de lazer composta de espaço gourmet, espaço fitness e sala de jogos. Os apartamentos possuem sala e cozinha gourmet integradas, 3 dorm. com ampla suíte, sacada com churrasqueira e 2 vagas de garagem, distribuídos em aprox. 128m² de área total. Conheça o Residencial Siena: conforto na medida certa, localizado a 5 minutos do Shopping São José. 

Informações: 
Ribeiro Imóveis Fone |41| 3035-0404

Fonte: Blog do Bronca

Homem é socorrido em estado grave após ser esfaqueado no Afonso Pena


Um homem não identificado de aproximadamente 40 anos ficou gravemente ferido após ser atingido por vários golpes de faca na madrugada desta sexta-feira (23). Ele foi atingido no peito e na barriga e foi encontrado caído na Rua Tavares de Lyra esquina com Rua Marechal Hermes, no bairro Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

Socorristas do Siate e o médico prestaram socorro à vítima que foi encaminhada em estado grave ao Hospital Cajuru em Curitiba.

Fonte: Plantão 190

Preso trio que assaltou diversas agências do Banco do Brasil

Ladrões agiam com bastante truculências nos assaltos.

Policiais civis do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) prenderam, no final da tarde de quarta-feira (22), em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), um trio de ladrões de banco responsável por assaltos nas agências do Banco do Brasil, no próprio município, em 10 de março, e no bairro Pinheirinho, em Curitiba, no dia 9 de abril.

Fábio Nogueira de Souza, 30 anos, Leandro Eduardo Montagnini de Lima, 34 anos, e Breno Ricardo Arroyo, 29 anos, foram capturados num conjunto residencial próximo à fábrica de O Boticário.

“Estávamos investigando esta quadrilha há três ou quatro meses. Além dos crimes praticados aqui na região de Curitiba, eles agiram também em Londrina e Maringá, de onde já havia mandados de prisão por roubo a serem cumpridos contra eles”, contou o delegado-adjunto do Cope, Leonardo Bueno Carneiro, lembrando que no momento da prisão eles tentaram fugir mas foram contidos após os policiais terem que efetuar alguns disparos.

Ao ser preso, Souza se identificou com o nome falso de Fabiano José de Souza, mas logo sua real identidade foi descoberta. Contra ele havia um mandado de prisão por roubo expedido pela Justiça em Maringá.

Lima também era procurado por assaltos em Maringá, além de ser foragido do Rio Grande do Sul, por ter uma condenação de 17 anos de prisão, também por roubo, em Passo Fundo-RS.

Arroyo tinha em aberto dois mandados de prisão por roubo, vindos de Maringá e Jandaia do Sul. “Quando do assalto em São José dos Pinhais, nós identificamos o bando, que foi reconhecido por testemunhas. Através de um Voyage prata usado por eles, chegamos até o condomínio onde os prendemos”, contou o delegado.

Truculência

O modus operandi da quadrilha era sempre o mesmo. Eles costumavam usar de violência para render os vigilantes dos bancos antes do expediente começar, logo no início da manhã ou no final da madrugada.

“Armados, eles jogavam uma marreta no vidro e assim que conseguiam entrar, rendiam o vigilante com o uso da força e praticavam os roubos”, explicou o delegado.

Fonte: Paraná Online

Égua bicampeã paranaense de hipismo é condenada a morte e dono de haras se revolta

Uma ordem de sacrifício contra uma égua bicampeã paranaense de hipismo gerou a revolta do dono de um haras de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O animal foi condenado a morte após ser detectado com a doença mormo, uma zoonose transmitida por secreções que pode levar a morte tanto humanos, quanto os animais. Mas, de acordo com o dono do Centro Hípico Equuos, Darci Bardini, sete testes foram realizados, sendo que seis deram resultado inconclusivo e apenas um detectou a doença.

Foto: Darci Bardini

“Nós só queremos tentar salvar o bicho, eles fazem parte do nosso dia a dia. Não somos contra o sacrifício se confirmada a doença, já que ela representa vários riscos, mas queremos uma contraprova, já que a égua não apresenta nenhum sintoma”, disse.

A condenação de sacrifício foi feita pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e pelo Ministério da Agricultura. “O que me indignou é o fato de eu não poder fazer um novo exame, quero ter a prova que ela tem a doença antes de ser levada a morte. Isto é assassinato, já que ela não apresenta nenhum sintoma”, afirmou.

Em entrevista à Banda B, o diretor-presidente da Adapar, Inácio Afonso Kroetz, explicou que essa é uma atividade de rotina nesses casos para manter o Paraná livre da doença. “O que aconteceu nesse caso foi o fato da égua disputar provas e causou uma comoção muito grande. Mas a doença é crônica e foi detectada no exame de sangue do melhor laboratório do país, que é o do Ministério da Saúde em Pernambuco. Nas vezes em que o exame deu inconclusivo, utilizamos procedimentos mais baratos e esse foi o com os meios mais avançados”, explicou.

Segundo o Dr. Kroetz, o sacrifício é importante para afastar a doença do estado do Paraná, já que pode levar até humanos à morte. “Entendemos a reluta da família, mas pelo fato da reação o procedimento precisa ser realizado imediatamente”, concluiu.

O sacrifício está marcado para acontecer às 14 horas desta sexta-feira (23), mas Bardini promete realizar um protesto caso uma liminar impedindo a morte não seja expedida ainda nesta quinta.

Fonte: Banda B

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Acidente entre quatro veículos esmaga carro, mata motorista e interdita BR-376


Um grave acidente envolvendo quatro veículos deixou um motorista morto na manhã desta quinta-feira (22), na BR-376, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Duas carretas e dois carros, no sentido Curitiba, acabaram colidindo. Um das vítimas foi prensada entre os caminhões. Outro ferido, um motorista do caminhão, está sendo encaminhado ao hospital.


O acidente aconteceu por volta das 10h no quilômetro 617. O motorista que morreu na hora estava em um veículo Focus, com placas de São José dos Pinhais. O outro veículo envolvido no acidente é um Azera e o motorista não teve ferimentos. Os caminhões envolvidos no acidente têm placas de outras cidades. O motorista que carregava piscinas, com placas de Brusque, foi socorridos com ferimentos.


Não há informações sobre o que causou a colisão. Ambulâncias e socorristas estão no local fazendo o atendimento a outras vítimas. A Polícia Rodoviária Federal informou que a pista está totalmente bloqueada.


Fonte: Banda B

Taxista de Curitiba busca mulher no aeroporto e causa barraco

Taxista “clandestino” teria jogado carro contra colega de profissão.

Confusão entre taxistas na noite de anteontem no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, antecipa problemas com grandes possibilidades de ocorrer durante a Copa. Um táxi executivo de Curitiba chegou para pegar uma passageira e infringiu a lei que determina as áreas de atuação dos profissionais. Taxistas que trabalham no aeroporto tentaram impedi-lo e a Polícia Militar e a Guarda Municipal precisaram intervir. Porém, com as autoridades a situação por pouco não saiu do controle.

Segundo os taxistas do aeroporto, um colega tentou avisar o motorista de Curitiba que ele não poderia estar ali para pegar passageiro. “Ele apenas parou na frente do carro e falou que aquela corrida não poderia ser feita, em respeito à lei e aos outros profissionais, mas ele não parou e atropelou o taxista”, disse Elgin Labes Júnior, 39 anos. 

Bate-boca

O grupo parou o motorista, que chamou a Polícia Militar. “O policial disse que o motorista ia sair do aeroporto e com a passageira de qualquer forma”, disse Elgin. O policial iria levar a mulher até fora do aeroporto com uma viatura e, lá, o motorista executivo a pegaria para fazer a viagem. A informação causou revolta.

Por causa do tumulto, o policial chamou apoio e a confusão aumentou. “Os policiais chegaram gritando e dizendo que eles mandavam no aeroporto. Disseram que a Guarda Municipal não mandava no local e que teríamos que acatar a decisão de deixar o motorista executivo sair do aeroporto com a passageira”, contou o taxista. A Guarda Municipal multou o motorista. “Depois que ele foi multado, a passageira foi levada em uma viatura descaracterizada até fora do aeroporto e de lá ela entrou no carro do motorista executivo”, completou Elgin.

Segundo os taxistas, o que aconteceu na noite de terça-feira é rotina antiga. “Temos sempre o apoio dos guardas municipais, mas já perdemos as contas de quantos taxistas de Curitiba chegam todos os dias para buscar passageiros”, disse Valmir de Luca, 32 anos.

Efetivo

O módulo da PM no aeroporto tem efetivo de, em movimento normal, um policial na base e outros dois na viatura em patrulhamento. Isso varia de acordo com o movimento e necessidades do aeroporto. A GM também está presente no aeroporto com pelo menos uma viatura. Para a Copa do Mundo, o efetivo será refoçado para aumentar a fiscalização. 

Insistência dos ilegais

A Prefeitura de São José dos Pinhais confirmou a reclamação dos taxistas. Nota da assessoria de imprensa informa que, diariamente, taxistas de outras cidades, mesmo sabendo que não podem embarcar passageiros no Aeroporto Afonso Pena, insistem em fazê-lo.

A prefeitura afirmou que foi feito convênio com a Infraero para coibir esse tipo de infração. Este convênio regulamenta a atuação da Guarda Municipal, que está dia e noite presente no local, avaliando e multando os infratores. A lei que determina esta ação é o inciso VIII, artigo 231 do Código de Trânsito, que diz ser ilegal efetuar transporte remunerado, quando não for licenciado para esse fim. De acordo com a assessoria, os veículos têm que ter licença da prefeitura de São José dos Pinhais, para atuar no aeroporto. 

Postura será investigada

O capitão Eleandro, do 17.º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento no aeroporto, afirma que a PM trabalha em conjunto com a GM e que a intenção é sempre coibir a ação dos outros taxistas, mas segundo ele, o tumulto aconteceu por causa do entendimento da lei.

“Os policiais devem trabalhar, primeiro com a existência ou não da licença de táxi e, por segundo, de haver ou não remuneração, nos casos de favores para um amigo por exemplo”, explicou. Para o capitão, se o policial do módulo não multou o taxista executivo, não se convenceu que a infração teria acontecido.

O capitão afirmou que a denúncia de desrespeito à Guarda Municipal será investigada. “Respeitamos as atribuições de cada uma das forças de segurança do município”, disse. As declarações do policial, dizendo ser a PM manda no aeroporto, foi gravada pelo celular de uma das testemunhas do bate-boca. “Falta de respeito não pode ocorrer. É uma fala equivocada que não condiz com a postura do comando do batalhão”. O vídeo está disponível em www.parana-online.com .br.

Carona

Eleandro também afirmou que será verificada a informação sobre a possível “carona” dada pela PM à passageira, em uma viatura descaracterizada. “Vamos avaliar o caso, mas se o policial se manifestou dessa forma, talvez entendamos que foi para preservar a passageira e, de alguma forma, resolver a situação”.


Fonte: Paraná Online

SJP recebe um dos grandes nomes da MPB sábado (24)

Ná Ozzeti e grupo Metá-Metá são parceiros há anos.

A cantora Ná Ozzetti é um dos grandes nomes da MPB. Conhecida por interpretações, principalmente nos palcos paulistas, ela se apresenta no Teatro SESI São José dos Pinhais dia 24 de maio, às 20h, acompanhada da banda Metá-Metá. O grupo “brinca” com as influências Metal Rock e alcança uma sonoridade de muita experimentação que dá margem a referências de cantos de louvação aos orixás. Como faz parte da agenda cultural do SESI, os ingressos são subsidiados e custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

O Metá-Metá, formado por Kiko Dinucci, Thiago França e Juçara Marçal, é parceiro antigo de Ná Ozzetti, com diversas performances em conjunto. A mais recente foi nas festividades do aniversário de São Paulo, com clássicos do rock e outros estilos ao lado da banda Mulheres Negras. A cantora paulista iniciou sua carreira em 1979 como integrante do grupo Rumo e já dividiu o palco com nomes como Zélia Duncan, Mônica Salmaso e Ivan Vilela.

Teatro SESI São José dos Pinhais. Rua XV de Novembro, 1800, esquina com Av. Rui Barbosa, Centro. Informações: (41) 3398 4100. 

Fonte: PautaSJP

Mensagens de ‘compra e venda’ de droga entregam traficante em São José

Para a polícia, traficante vendia drogas há muito tempo. 

Mensagens no celular indicavam que alguns usuários ficariam sem drogas na noite desta quarta-feira (21). Marcos José Machado Lopes, 32 anos, foi preso no Jardim Itália em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e com ele, um telefone celular com muitas conversas de ‘compra e venda’. Ele vai responder por tráfico de drogas.

A abordagem policial aconteceu por volta das 23 horas próximo da residência do suspeito. Os policiais militares da Rotam do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) abordaram Lopes, que estava em atitude suspeita.

Com ele, a polícia encontrou uma pequena quantidade de maconha. No entanto, ele confessou que na casa dele, que fica na rua Curiúva, no Jardim Pedro Mouro, havia mais droga e outros materiais ilícitos. “Ele mesmo acabou contando que tinha droga em casa. E, realmente, todo o equipamento que ele tinha em casa caracterizava bem o tráfico, inclusive, mensagens explícitas de pedidos de compras. Ele parece não ser novo no tráfico, não”, disse o tenente Pallu da Polícia Militar.

Celular do suspeito com mensagens de usuários.

Lá, a polícia encontrou um celular com muitas notificações e mensagens. Eram usuários querendo saber da droga. “To aqui na rua da tua casa já”, diz a primeira. O suspeito responde que irá em 5 minutos. Outra mensagem diz: “Guarda 100 g para 9h, não deu para ir ontem”.

Além disso, to suspeito guardava cerca de 4 kg de maconha, uma balança de precisão e a quantia de R$ 104 em notas trocadas. Ele foi preso em flagrante e levado à Delegacia de São José.

Também

Por volta das 21 horas outro homem foi preso pela mesma equipe policial na Rua Francisco Alves de Lima, no bairro Costeira. O acusado foi identificado como Ricardo Acir Matias, 25 anos, que foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Com o homem foi encontrada 20 buchas cocaína e uma grande quantidade de crack.

Fonte: Banda B

Motociclista não consegue frear e morre na hora ao bater em carro parado na Avenida Rui Barbosa

Sinal de trânsito mudou há poucos dias.

Um motociclista morreu na hora na noite desta quarta-feira (21) ao bater violentamente contra um carro que estava estacionado na Avenida Rui Barbosa, no bairro Afonso Pena, em São José dos Pinhais na região metropolitana de Curitiba. Leandro Soares Bonfim, 30 anos, estava atrás de um veículo, que parou para uma conversão.

Carro estava parado e motociclista não conseguiu frear. 

O acidente aconteceu por volta das 22h30 na esquina com a rua Adir Pedroso. Segundo testemunhas uma motorista em um Fiat Palio, com placas de Curitiba, seguia no sentido Centro de São José quando deu sinal para virar à esquerda. Nesse momento, o motociclista, que vinha logo atrás, atingiu a traseira do veículo que já estava parado no sinaleiro. “Os dois estavam no mesmo sentido, é até difícil entender como aconteceu esse acidente. Teve mudança nesse sinal, mas testemunhas poderão ajudar”, disse o Soldado Kondageski do 17º Batalhão da Polícia Militar.

Moradores e comerciantes da região confirmaram que, há cerca de 20 dias, o sinal foi alterado e muitos acidentes acontecem no local por causa da mudança. Uma equipe do Serviço integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) foi acionada para socorrer a vítima, mas Bonfim já estava morto. O corpo dele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.

Fonte: Banda B

São José dos Pinhais bem representada no Miss Paraná 2014


No dia 23 de maio os holofotes do país estarão voltados a Maringá que terá a responsabilidade de eleger a representante do Paraná no tradicional Miss Brasil. O município já sediou o evento dez vezes, sendo a primeira em 1972 – concurso vencido por Maria Dolores Bordin, de Paranavaí. 

Nesta edição do Miss Paraná 2014, a cidade de São José dos Pinhais estará sendo representada pela bela jovem Carolina Meiga.

Marcaram presença na primeira etapa da sessão de fotos oficias, 40 municípios. O concurso é assinado pela Rede Bandeirantes de Comunicação e a BMW Eventos é empresa contrata para organizar o concurso no Estado. 

VOTAÇÃO MISS POPULARIDADE - CURTA A PÁGINA E A CANDIDATA


O Miss Paraná vai entregar este título a candidata que receber do público o maior número de curtidas. O encerramento será às 12h00 do dia 23 de maio. As fotos é uma forma de registrar a presença de cada uma nesta edição. Não tendo "garantia" de "vaga" na final do concurso. Somente o título que será uma recordação desse momento.

Link para curtir a representante de São José dos Pinhais, Carolina Meiga: 

Serviço:
BMW Eventos: Maringá (44) 3025 4545 



Fotos: Murilo Costa 

Produção: BMW Eventos 

Acessórios: Mini Preço

Fonte: Os Olhos do Povo com informações de Miss Paraná Oficial - blog e Facebook

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Suspeito reage a abordagem e morre em confronto com a polícia em São José dos Pinhais

Arma do suspeito, usada no confronto

Um suspeito com cerca de 25 anos morreu durante um confronto com policiais da Ronda Ostensiva de Natureza Especial (Rone) na noite desta terça-feira (20), em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Ele teria trocado tiros com policiais em uma abordagem. Policiais estão na região há semanas intensificando abordagens e prisões de traficantes, na tentativa de coibir a criminalidade.

A abordagem aconteceu na rua Divonzir Luciano no Jardim Independência, por volta das 23 horas. O homem fugiu da abordagem e teria sacado uma arma e disparado contra os policiais, que revidaram.

Ele não portava documento oficial e a identificação oficial vai depender de exames complementares. Com ele, a polícia encontrou uma pequena quantidade de crack, dinheiro em notas trocadas e um revólver calibre 32 com uma munição deflagrada.

“Aqui a criminalidade é alta. Ele não acatou a abordagem, sacou a arma e revidamos. Estamos intensificando o policiamento para combater crimes de maior intensidade”, disse o tenente Mário da Rone à Banda B.

Também

No fim do mês passado, um homem também morreu em uma troca de tiros, no mesmo local, depois de uma abordagem policial.

Fonte: Banda B